Biodisponibilidade de ferro do açaí (Euterpe oleracea Mart.) e de alimentos fortificados, pão e farinha de mandioca (Manihot esculenta Crantz.) : estudo em ratos / Sirlene Duarte Alves Toaiari.

Por: Toaiari, Sirlene Duarte AlvesColaborador(es):Yuyama, Lucia Kiyoko Ozaki [Orientador]Detalhes da publicação: 2002Notas: xii, 52 fAssunto(s): Alimentos -- Aditivos | Alimentos -- Teor de ferro | Anemia ferropriva | Ferro | Ferro -- Biodisponibilidade | NutriçãoClassificação Decimal de Dewey: 612.3924 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Universidade do Amazonas, 2002 Sumário: A fortificação de alimentos e a utilização de alimentos regionais constituem importantes estratégias para a prevenção e combate às carências nutricionais, entre elas a anemia ferropriva. Avaliou-se a biodisponibilidade do ferro do açaí (Euterpe oleracea Mart.) e de alimentos fortificados com ferro (farinha de mandioca e pão) pelo método de depleção e repleção de hemoglobina em ratos. No período de depleção, durante a lactação, as ratas (Rattus novergicus) receberam ração à base de caseína (AIN-1993) sem adição de ferro na mistura salina. Os filhotes recém-desmamados receberam esta mesma ração por mais sete dias. Simultaneamente, um grupo controle foi submetido ao mesmo procedimento utilizando-se ração comercial. No período de repleção, de 14 dias, os ratos machos (n = 48) foram distribuídos aleatoriamente em 6 grupos de 8 ratos cada, nos quais receberam rações experimentais (açaí, pão e farinha de mandioca fortificados com ferro) e controles (do açaí e AIN-1993). A concentração de hemoglobina foi verificada semanalmente e a biodisponibilidade de ferro das rações determinada por meio de cálculos de ferro ingerido e ferro hemoglobínico dos ratos dos diferentes grupos. Ao final do período de depleção, a concentração de hemoglobina dos ratos, de 4,7 ± 0,5 g/dL, demonstrou a efetividade do método utilizado. A maior biodisponibilidade de ferro foi constatada na farinha de mandioca fortificada, demonstrando que a fortificação da farinha de mandioca com ferro é uma estratégia viável para a região amazônica. Por sua boa biodisponibilidade, sugere-se a extensão dos estudos em pré-escolares para a validação dos resultados e recomendação. O açaí e o pão fortificado apresentaram baixa biodisponibilidade de ferro, demonstrando que o ferro presente nesses dois alimentos não foi eficaz na recuperação da concentração de hemoglobina dos ratos. Portanto, sugere-se cautela especialmente ao recomendar a utilização do açaí como fonte de ferro.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 612.3924 T627b (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 06-0012

Dissertação (mestre) - Universidade do Amazonas, 2002

A fortificação de alimentos e a utilização de alimentos regionais constituem importantes estratégias para a prevenção e combate às carências nutricionais, entre elas a anemia ferropriva. Avaliou-se a biodisponibilidade do ferro do açaí (Euterpe oleracea Mart.) e de alimentos fortificados com ferro (farinha de mandioca e pão) pelo método de depleção e repleção de hemoglobina em ratos. No período de depleção, durante a lactação, as ratas (Rattus novergicus) receberam ração à base de caseína (AIN-1993) sem adição de ferro na mistura salina. Os filhotes recém-desmamados receberam esta mesma ração por mais sete dias. Simultaneamente, um grupo controle foi submetido ao mesmo procedimento utilizando-se ração comercial. No período de repleção, de 14 dias, os ratos machos (n = 48) foram distribuídos aleatoriamente em 6 grupos de 8 ratos cada, nos quais receberam rações experimentais (açaí, pão e farinha de mandioca fortificados com ferro) e controles (do açaí e AIN-1993). A concentração de hemoglobina foi verificada semanalmente e a biodisponibilidade de ferro das rações determinada por meio de cálculos de ferro ingerido e ferro hemoglobínico dos ratos dos diferentes grupos. Ao final do período de depleção, a concentração de hemoglobina dos ratos, de 4,7 ± 0,5 g/dL, demonstrou a efetividade do método utilizado. A maior biodisponibilidade de ferro foi constatada na farinha de mandioca fortificada, demonstrando que a fortificação da farinha de mandioca com ferro é uma estratégia viável para a região amazônica. Por sua boa biodisponibilidade, sugere-se a extensão dos estudos em pré-escolares para a validação dos resultados e recomendação. O açaí e o pão fortificado apresentaram baixa biodisponibilidade de ferro, demonstrando que o ferro presente nesses dois alimentos não foi eficaz na recuperação da concentração de hemoglobina dos ratos. Portanto, sugere-se cautela especialmente ao recomendar a utilização do açaí como fonte de ferro.

Área de concentração: Ciência de Alimentos.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha