Determinação qualitativa de Staphylococcus aureus em carne moída crua comercializada no município de Manaus, AM, 1988 / Karla Tereza Silva Ribeiro.

Por: Ribeiro, Karla Tereza SilvaColaborador(es):Vasconcelos, Jurandir Chaves de [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus 1991Notas: 50 fAssunto(s): Carne bovina -- Manaus (AM) -- Bacteriologia | Staphylococcus aureusClassificação Decimal de Dewey: 576.163 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1991 Sumário: A presente invetigação teve como objetivo principal verificar a presença de Staphylococcus aureus em carne bovina moída comercializada em açougues e mercados da cidade de Menaus - AM. Um total de 50 amostras de carne moída foram coletadas, procedendo-se a análise de 45. No isolamento do Staphylococcus aureus empregou-se o ágar Baird-Parker, a identificação das colônias isoladas foi realizada através da verificação de sua morfologia microscópica e de provas bioquímicas: catalase, fermentação e oxidação da glicose, da coagulase e da termonuclease. Após as análises observou-se que das 45 amostras coletadas, 14 mercados (31%) e 31 açougues (69%), em apenas seis não foi possível isolar o microorganismo. Das 31 amostras provenientes de açougues 30 (97,5%) foram positivas para o Staphylococcus aureus e das 14 provenientes dos mercados, o número de positivas foi de nove (64,3%).
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1991

A presente invetigação teve como objetivo principal verificar a presença de Staphylococcus aureus em carne bovina moída comercializada em açougues e mercados da cidade de Menaus - AM. Um total de 50 amostras de carne moída foram coletadas, procedendo-se a análise de 45. No isolamento do Staphylococcus aureus empregou-se o ágar Baird-Parker, a identificação das colônias isoladas foi realizada através da verificação de sua morfologia microscópica e de provas bioquímicas: catalase, fermentação e oxidação da glicose, da coagulase e da termonuclease. Após as análises observou-se que das 45 amostras coletadas, 14 mercados (31%) e 31 açougues (69%), em apenas seis não foi possível isolar o microorganismo. Das 31 amostras provenientes de açougues 30 (97,5%) foram positivas para o Staphylococcus aureus e das 14 provenientes dos mercados, o número de positivas foi de nove (64,3%).

Área de concentração: Tecnologia de Alimentos.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha