Expressão gênica diferencial em Symphysodon aequifasciatus (Pellegrin,1904) exposto ao benzol[a]pireno e ao fenantreno / Renato de Souza Pinto Lemgruber.

Por: Lemgruber, Renato de Souza PintoColaborador(es):Val, Adalberto Luis [Orientador] | Marshall, Nislanha Ana dos Anjos [Coorientadora]Detalhes da publicação: Manaus : [s.n.], 2012Notas: xix, 98 f. : il. (algumas color.)Assunto(s): Acará-disco (peixe) | Poluição por petróleo -- Amazônia | BioinformáticaClassificação Decimal de Dewey: 597.50415 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2012 Sumário: A bacia amazônica está localizada na parte central e leste da América do Sul, sendo uma das regiões com maior biodiversidade do planeta. A região possui mais de 3000 espécies de peixes já descritas e, apesar de sua enorme importância, a ictiofauna amazônica tem sido ameaçada por uma série de distúrbios ambientais de caráter antrópico, como a sobrepesca, a construção de represas para geração de energia elétrica e a poluição das águas por diversas fontes de contaminantes, dentre elas o petróleo e seus derivados, como os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs). O petróleo extraído na Província Petrolífera de Urucu ou Base de operações Geólogo Pedro de Moura (BOGPM) é transportado por meio de dutos e balsas até a refinaria Isaac Sabbá (Reman) em Manaus. O ambiente aquático é um dos principais destino de poluentes, como os HPAs, e os peixes são organismos que desempenham um importante papel ecológico na teia trófica aquática, e por isso são considerados modelos para estudos ambientais. O presente trabalho tem como objetivo identificar, por meio de comparação de bibliotecas de cDNA a partir da plataforma SOLiD, genes diferencialmente expressos em exemplares de Symphysodon aequifasciatus, expostos à combinação de dois HPAs, benzo[a]pireno (0.5 ug/L) e fenantreno (50ug/L), presentes no petróleo. Para isso, dois grupos, controle e tratamento, contendo seis peixes cada, foram expostos ao HPAs por 48h. O RNA foi extraído do fígado pelo método Trizol e realizado um pool das amostras. Em seguida, foi realizada a construção das bibliotecas de acordo com o protocolo do SOLiDTM SAGETM, para sequenciamento na plataforma SOLiD v. 3 Plus. Os resultados foram analisados por bioinformática. Foram sequenciadas 32.311.242 tags no controle e 62.967.623 tags no tratamento, gerando 1.140.779 tags únicas diferentes entre si. Deste total, foram identificados 24.200 genes. Dentre os genes selecionados estão os genes cyp, gst e ahr, relacionados ao metabolismo de xenobióticos. Os resultados indicam que mesmo uma exposição aguda, de 48h, provoca alterações metabólicas em resposta aos xenobióticos ambientais. Além disso, a plataforma SOLiD se mostrou uma ferramenta poderosa no sequenciamento em larga escala.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 597.50415 L553e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 12-0613

Dissertação (mestre) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2012

A bacia amazônica está localizada na parte central e leste da América do Sul, sendo uma das regiões com maior biodiversidade do planeta. A região possui mais de 3000 espécies de peixes já descritas e, apesar de sua enorme importância, a ictiofauna amazônica tem sido ameaçada por uma série de distúrbios ambientais de caráter antrópico, como a sobrepesca, a construção de represas para geração de energia elétrica e a poluição das águas por diversas fontes de contaminantes, dentre elas o petróleo e seus derivados, como os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs). O petróleo extraído na Província Petrolífera de Urucu ou Base de operações Geólogo Pedro de Moura (BOGPM) é transportado por meio de dutos e balsas até a refinaria Isaac Sabbá (Reman) em Manaus. O ambiente aquático é um dos principais destino de poluentes, como os HPAs, e os peixes são organismos que desempenham um importante papel ecológico na teia trófica aquática, e por isso são considerados modelos para estudos ambientais. O presente trabalho tem como objetivo identificar, por meio de comparação de bibliotecas de cDNA a partir da plataforma SOLiD, genes diferencialmente expressos em exemplares de Symphysodon aequifasciatus, expostos à combinação de dois HPAs, benzo[a]pireno (0.5 ug/L) e fenantreno (50ug/L), presentes no petróleo. Para isso, dois grupos, controle e tratamento, contendo seis peixes cada, foram expostos ao HPAs por 48h. O RNA foi extraído do fígado pelo método Trizol e realizado um pool das amostras. Em seguida, foi realizada a construção das bibliotecas de acordo com o protocolo do SOLiDTM SAGETM, para sequenciamento na plataforma SOLiD v. 3 Plus. Os resultados foram analisados por bioinformática. Foram sequenciadas 32.311.242 tags no controle e 62.967.623 tags no tratamento, gerando 1.140.779 tags únicas diferentes entre si. Deste total, foram identificados 24.200 genes. Dentre os genes selecionados estão os genes cyp, gst e ahr, relacionados ao metabolismo de xenobióticos. Os resultados indicam que mesmo uma exposição aguda, de 48h, provoca alterações metabólicas em resposta aos xenobióticos ambientais. Além disso, a plataforma SOLiD se mostrou uma ferramenta poderosa no sequenciamento em larga escala.

Área de concentração : Genética, Conservação e Biologia Evolutiva

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha