Expressão gênica diferencial em Symphysodon aequifasciatus (Pellegrin,1904) exposto ao benzol[a]pireno e ao fenantreno /

Lemgruber, Renato de Souza Pinto

Expressão gênica diferencial em Symphysodon aequifasciatus (Pellegrin,1904) exposto ao benzol[a]pireno e ao fenantreno / Renato de Souza Pinto Lemgruber. - Manaus : [s.n.], 2012. - xix, 98 f. : il. (algumas color.)

Dissertação

A bacia amazônica está localizada na parte central e leste da América do Sul, sendo uma das regiões com maior biodiversidade do planeta. A região possui mais de 3000 espécies de peixes já descritas e, apesar de sua enorme importância, a ictiofauna amazônica tem sido ameaçada por uma série de distúrbios ambientais de caráter antrópico, como a sobrepesca, a construção de represas para geração de energia elétrica e a poluição das águas por diversas fontes de contaminantes, dentre elas o petróleo e seus derivados, como os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs). O petróleo extraído na Província Petrolífera de Urucu ou Base de operações Geólogo Pedro de Moura (BOGPM) é transportado por meio de dutos e balsas até a refinaria Isaac Sabbá (Reman) em Manaus. O ambiente aquático é um dos principais destino de poluentes, como os HPAs, e os peixes são organismos que desempenham um importante papel ecológico na teia trófica aquática, e por isso são considerados modelos para estudos ambientais. O presente trabalho tem como objetivo identificar, por meio de comparação de bibliotecas de cDNA a partir da plataforma SOLiD, genes diferencialmente expressos em exemplares de Symphysodon aequifasciatus, expostos à combinação de dois HPAs, benzo[a]pireno (0.5 ug/L) e fenantreno (50ug/L), presentes no petróleo. Para isso, dois grupos, controle e tratamento, contendo seis peixes cada, foram expostos ao HPAs por 48h. O RNA foi extraído do fígado pelo método Trizol e realizado um pool das amostras. Em seguida, foi realizada a construção das bibliotecas de acordo com o protocolo do SOLiDTM SAGETM, para sequenciamento na plataforma SOLiD v. 3 Plus. Os resultados foram analisados por bioinformática. Foram sequenciadas 32.311.242 tags no controle e 62.967.623 tags no tratamento, gerando 1.140.779 tags únicas diferentes entre si. Deste total, foram identificados 24.200 genes. Dentre os genes selecionados estão os genes cyp, gst e ahr, relacionados ao metabolismo de xenobióticos. Os resultados indicam que mesmo uma exposição aguda, de 48h, provoca alterações metabólicas em resposta aos xenobióticos ambientais. Além disso, a plataforma SOLiD se mostrou uma ferramenta poderosa no sequenciamento em larga escala.


Acará-disco (peixe).
Poluição por petróleo--Amazônia.
Bioinformática.

597.50415

T 597.50415 / L553e

Powered by Koha