Conservação da natureza e educação em comunidade ribeirinha tradicional / Vera Lúcia M. S. Guarim.

Por: Guarim, Vera Lúcia M. SColaborador(es):Freire, Ermelinda M. De Lamonica [Orientadora]Detalhes da publicação: Cuiabá, 1995Notas: 96 f. : ilAssunto(s): Comunidades ribeirinhas -- Mato Grosso | Educação ambiental -- Mato GrossoClassificação Decimal de Dewey: 372.357 Nota de dissertação: Dissertação (mestrado)- Universidade Federal de Mato Grosso, 1995. Sumário: A integração educação-comunidade-natureza reflete-se nas relações sociais e ambientais em comunidades ribeirinhas tradicionais. O presente estudo foi realizado na comunidade de Barranco Alto, no município de Santo Antônio de Leverger, Estado de Mato Grosso. Está localizada às margens do rio Cuiabá e tem entre as suas atividades econômicas, a pesca e a fabricação de rapadura, a partir de cana-de-açúcar. Buscando conhecer a comunidade em relação a conservação da natureza, detendo-se no recurso vegetal, desenvolvemos o trabalho na Escola Municipal de Barranco Alto, entendendo que as crianças são os melhores indicadores. Através de contato com as crianças, foram desenvolvidos na Escola os seguintes temas: Meio Ambiente, Nosso Alimento, Árvore Amiga e Rio Cuiabá. Estes temas foram programados com uma justificativa, objetivo, recurso didático, atividades e observações. Paralelamente, foram feitas observações na comunidade sobre a conservação da natureza, de forma não sistematizada, assim como são considerados dados que caracterizam a comunidade. As atividades desenvolvidas resultaram em figuras com expressão criativa dos alunos, transmitindo a visão ambiental com seus signos. É inegável a importância das plantas para os moradores da comunidade, como componentes da natureza, alimento, medicinal e potencial econômico. Quanto ao funcionamento da Escola com a responsabilidade do ensino formal, apresentamos os depoimentos das Professoras responsáveis pelo ensino das primeira, segunda, terceira e quarta séries. São considerações de profundas e amplas relevâncias para o ensino no meio rural. Aborda-se, entre outros aspectos, o sistema organizacional, o conteúdo programático, o rendimento escolar, a instrumentalização e o trabalho com o meio ambiente. As abordagens permitem inferir que a Escola Municipal de Barranco Alto ainda é o único meio de acesso a leitura, escrita e fazer conta. A comunidade de Barranco Alto mantém, de forma resistente, sua condição precípua de ribeirinha. Para as crianças da Escola, há uma nítida distinção entre a educação formal e popular. A conservação da natureza é essencial na manutenção de sua cultura. O ensino formal realiza-se exclusivamente em sala de aula, desconhecendo ou ignorando o imenso potencial que a região oferece. Os Professores restringem-se exclusivamente aos conteúdos dos livros didáticos, reforçando a existência de dois universos: o da Escola e o da Comunidade. Conclui-se que a conservação da natureza em Barranco Alto mantém-se pela forma como vem sendo conduzida pela comunidade, assegurando um desenvolvimento social, cultural e ambiental.
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Dissertação (mestrado)- Universidade Federal de Mato Grosso, 1995.

A integração educação-comunidade-natureza reflete-se nas relações sociais e ambientais em comunidades ribeirinhas tradicionais. O presente estudo foi realizado na comunidade de Barranco Alto, no município de Santo Antônio de Leverger, Estado de Mato Grosso. Está localizada às margens do rio Cuiabá e tem entre as suas atividades econômicas, a pesca e a fabricação de rapadura, a partir de cana-de-açúcar. Buscando conhecer a comunidade em relação a conservação da natureza, detendo-se no recurso vegetal, desenvolvemos o trabalho na Escola Municipal de Barranco Alto, entendendo que as crianças são os melhores indicadores. Através de contato com as crianças, foram desenvolvidos na Escola os seguintes temas: Meio Ambiente, Nosso Alimento, Árvore Amiga e Rio Cuiabá. Estes temas foram programados com uma justificativa, objetivo, recurso didático, atividades e observações. Paralelamente, foram feitas observações na comunidade sobre a conservação da natureza, de forma não sistematizada, assim como são considerados dados que caracterizam a comunidade. As atividades desenvolvidas resultaram em figuras com expressão criativa dos alunos, transmitindo a visão ambiental com seus signos. É inegável a importância das plantas para os moradores da comunidade, como componentes da natureza, alimento, medicinal e potencial econômico. Quanto ao funcionamento da Escola com a responsabilidade do ensino formal, apresentamos os depoimentos das Professoras responsáveis pelo ensino das primeira, segunda, terceira e quarta séries. São considerações de profundas e amplas relevâncias para o ensino no meio rural. Aborda-se, entre outros aspectos, o sistema organizacional, o conteúdo programático, o rendimento escolar, a instrumentalização e o trabalho com o meio ambiente. As abordagens permitem inferir que a Escola Municipal de Barranco Alto ainda é o único meio de acesso a leitura, escrita e fazer conta. A comunidade de Barranco Alto mantém, de forma resistente, sua condição precípua de ribeirinha. Para as crianças da Escola, há uma nítida distinção entre a educação formal e popular. A conservação da natureza é essencial na manutenção de sua cultura. O ensino formal realiza-se exclusivamente em sala de aula, desconhecendo ou ignorando o imenso potencial que a região oferece. Os Professores restringem-se exclusivamente aos conteúdos dos livros didáticos, reforçando a existência de dois universos: o da Escola e o da Comunidade. Conclui-se que a conservação da natureza em Barranco Alto mantém-se pela forma como vem sendo conduzida pela comunidade, assegurando um desenvolvimento social, cultural e ambiental.

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