Conservação da natureza e educação em comunidade ribeirinha tradicional / (Registro n. 3490)

000 -LEADER
fixed length control field 03455nam a2200229 a 4500
001 - CONTROL NUMBER
control field 0001203
003 - INDENTIFICADOR DO NÚMERO DE CONTROLE
Campo de controle BR-MnINPA
005 - DATA E HORA DA ÚLTIMA INTERVENÇÃO
Campo de controle 20190416134318.0
008 - CAMPOS FIXOS DE DADOS - INFORMAÇÕES GERAIS
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082 ## - DEWEY DECIMAL CLASSIFICATION NUMBER
CDD 372.357
Edição CDD 19
090 ## - NÚMERO DE CHAMADA
Classificação T 372.357
Cutter G915c
100 ## - ENTRADA PRINCIPAL - NOME PESSOAL
Nome pessoal Guarim, Vera Lúcia M. S.
245 ## - TÍTULO PRINCIPAL
Título principal Conservação da natureza e educação em comunidade ribeirinha tradicional /
Indicação de responsabilidade Vera Lúcia M. S. Guarim.
260 ## - IMPRENTA
Data de publicação, distribuição, etc. 1995.
Lugar de publicação, distribuição, etc. Cuiabá,
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA
Extensão 96 f. :
Outros detalhes físicos il.
502 ## - NOTA DE DISSERTAÇÃO OU TESE
Nota de dissertação ou tese Dissertação
Tipo de grau (mestrado)-
Nome da Instituição onde se graduou Universidade Federal de Mato Grosso,
Ano em que se graduou 1995.
520 ## - NOTA DE RESUMO
Nota de resumo A integração educação-comunidade-natureza reflete-se nas relações sociais e ambientais em comunidades ribeirinhas tradicionais. O presente estudo foi realizado na comunidade de Barranco Alto, no município de Santo Antônio de Leverger, Estado de Mato Grosso. Está localizada às margens do rio Cuiabá e tem entre as suas atividades econômicas, a pesca e a fabricação de rapadura, a partir de cana-de-açúcar. Buscando conhecer a comunidade em relação a conservação da natureza, detendo-se no recurso vegetal, desenvolvemos o trabalho na Escola Municipal de Barranco Alto, entendendo que as crianças são os melhores indicadores. Através de contato com as crianças, foram desenvolvidos na Escola os seguintes temas: Meio Ambiente, Nosso Alimento, Árvore Amiga e Rio Cuiabá. Estes temas foram programados com uma justificativa, objetivo, recurso didático, atividades e observações. Paralelamente, foram feitas observações na comunidade sobre a conservação da natureza, de forma não sistematizada, assim como são considerados dados que caracterizam a comunidade. As atividades desenvolvidas resultaram em figuras com expressão criativa dos alunos, transmitindo a visão ambiental com seus signos. É inegável a importância das plantas para os moradores da comunidade, como componentes da natureza, alimento, medicinal e potencial econômico. Quanto ao funcionamento da Escola com a responsabilidade do ensino formal, apresentamos os depoimentos das Professoras responsáveis pelo ensino das primeira, segunda, terceira e quarta séries. São considerações de profundas e amplas relevâncias para o ensino no meio rural. Aborda-se, entre outros aspectos, o sistema organizacional, o conteúdo programático, o rendimento escolar, a instrumentalização e o trabalho com o meio ambiente. As abordagens permitem inferir que a Escola Municipal de Barranco Alto ainda é o único meio de acesso a leitura, escrita e fazer conta. A comunidade de Barranco Alto mantém, de forma resistente, sua condição precípua de ribeirinha. Para as crianças da Escola, há uma nítida distinção entre a educação formal e popular. A conservação da natureza é essencial na manutenção de sua cultura. O ensino formal realiza-se exclusivamente em sala de aula, desconhecendo ou ignorando o imenso potencial que a região oferece. Os Professores restringem-se exclusivamente aos conteúdos dos livros didáticos, reforçando a existência de dois universos: o da Escola e o da Comunidade. Conclui-se que a conservação da natureza em Barranco Alto mantém-se pela forma como vem sendo conduzida pela comunidade, assegurando um desenvolvimento social, cultural e ambiental.
650 ## - ASSUNTO - TERMO TÓPICO
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Comunidades ribeirinhas
Subdivisão geográfica Mato Grosso.
650 ## - ASSUNTO - TERMO TÓPICO
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Educação ambiental
Subdivisão geográfica Mato Grosso.
700 1# - ENTRADA SECUNDÁRIA - NOME PESSOAL
Nome pessoal Freire, Ermelinda M. De Lamonica.
Termo relacionador Orientadora
942 ## - ENTRADA ADICIONAL (KOHA)
Tipo de material Dissertação
Source of classification or shelving scheme
Exemplares
Item perdido Não pode ser emprestado Origem Número de chamada Tombo Tipo de material
    Biblioteca INPA T 372.357 G915c 00-0519 Livro
    Biblioteca INPA T 372.357 G915c 00-0536 Livro

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