A discutível necessidade de oscilação do nível d'água para o desencadeamento do comportamento reprodutivo da tartaruga da Amazônia / Maria das Graças Hossaine de Souza Lima.

Por: Lima, Maria das Graças Hossaine de SouzaDetalhes da publicação: Manaus, 1995Notas: 21 f. : ilAssunto(s): Tartaruga -- Comportamento -- AmazôniaSumário: A tartaruga aquática da Amazônia (Podocnemis expansa) é uma espécie de grande interesse ecológico e elevado valor comercial. Para restabelecer sua importância sócio-econômica para a região amazônica é preciso além da preservação regulamentada por lei, estimular a pesquisa que ainda é o melhor meio para desenvolver e conservar espécies ameaçadas de extinção. Os sistemas de criação em confinamento visando a utilização sócio-econômica desses animais é uma das alternativas para evitar a captura e comércio clandestinos que anualmente ameaçam a preservação. A literatura pertinente a espécie ainda é escassa em técnicas de manejo em cativeiro, o que dificulta a optimização da produtividade, não atrai investimento para projetos de criação e ainda traz controvérsias em relação a reprodução, no que se refere a necessidade da sincronia entre o regime de vazante e enchente do rio e o comportamento de nidificação. O presente trabalho tem como primeiro objetivo discutir a ambiguidade de informações, uma vez que a tartaruga aquática da Amazônia já se reproduz em cativeiro, usando praias artificiais para a sua desova, portanto, sem a sazonal oscilação do nível d'água, sabe-se que para o criador a reprodução representa um aspecto importante da criação em confinamento da preciosa tartaruga aquática da Amazônia.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)

Trabalho de conclusão de curso.

A tartaruga aquática da Amazônia (Podocnemis expansa) é uma espécie de grande interesse ecológico e elevado valor comercial. Para restabelecer sua importância sócio-econômica para a região amazônica é preciso além da preservação regulamentada por lei, estimular a pesquisa que ainda é o melhor meio para desenvolver e conservar espécies ameaçadas de extinção. Os sistemas de criação em confinamento visando a utilização sócio-econômica desses animais é uma das alternativas para evitar a captura e comércio clandestinos que anualmente ameaçam a preservação. A literatura pertinente a espécie ainda é escassa em técnicas de manejo em cativeiro, o que dificulta a optimização da produtividade, não atrai investimento para projetos de criação e ainda traz controvérsias em relação a reprodução, no que se refere a necessidade da sincronia entre o regime de vazante e enchente do rio e o comportamento de nidificação. O presente trabalho tem como primeiro objetivo discutir a ambiguidade de informações, uma vez que a tartaruga aquática da Amazônia já se reproduz em cativeiro, usando praias artificiais para a sua desova, portanto, sem a sazonal oscilação do nível d'água, sabe-se que para o criador a reprodução representa um aspecto importante da criação em confinamento da preciosa tartaruga aquática da Amazônia.

Orientador: <Lopes, Lizete Loenert>; Co-orientador: <Almeida e Val, Vera Maria F. de>.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Powered by Koha