Projeto Sustentabilidade e Proteção Ambiental no Alto Rio Negro : experiência piloto de manejo agroflorestal e de recursos pesqueiros em comunidades indígenas do rio Tiquié : relatório de atividades do segundo trimestre de 2000 / Pieter-Jan van der Veld.

Por: Van der Veld, Pieter-JanDetalhes da publicação: São Paulo : Instituto Socioambiental, 2000Notas: 11 pAssunto(s): Projeto Sustentabilidade e Proteção Ambiental no Alto Rio Negro -- Relatórios | Projetos de desenvolvimento econômico -- AmazôniaSumário: O Projeto Sustentabilidade e Proteção Ambiental no Alto Rio Negro tem uma experiência piloto indígena com peixes nativos de água preta no Alto Tiquié. No começo deste ano iniciou-se a primeira produção de larvas e alevinos. O período que trata este relatório, segundo trimestre do ano, teve poucas atividades diretamente ligadas à piscicultura. A época da reprodução de peixes acabou no começo do segundo trimestre. Já aconteceu uma última reprodução de aracu (Leporinus friderici) de 9000 pós-larvas. A ênfase do trabalho foi no setor de manejo agroflorestal. Neste setor teve a plantação de mudas dos viveiros do projeto em sistemas agroflorestais (SAFs) e semanas depois um levantamento destes SAFs. Existem dois tipos de sistemas agroflorestais no Projeto. Os SAFs ictioforrageiros, conjuntos de plantas com potencial para alimentar os peixes do Projeto e os pomares escolares, conjuntos de plantas frutíferas para ajudar na merenda escolar. Uma outra atividade foi a reintrodução do milho no Alto Tiquié. O milho era cultivado nesta região, mas por razões sócio-econômicas desapareceu da área.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)

O Projeto Sustentabilidade e Proteção Ambiental no Alto Rio Negro tem uma experiência piloto indígena com peixes nativos de água preta no Alto Tiquié. No começo deste ano iniciou-se a primeira produção de larvas e alevinos. O período que trata este relatório, segundo trimestre do ano, teve poucas atividades diretamente ligadas à piscicultura. A época da reprodução de peixes acabou no começo do segundo trimestre. Já aconteceu uma última reprodução de aracu (Leporinus friderici) de 9000 pós-larvas. A ênfase do trabalho foi no setor de manejo agroflorestal. Neste setor teve a plantação de mudas dos viveiros do projeto em sistemas agroflorestais (SAFs) e semanas depois um levantamento destes SAFs. Existem dois tipos de sistemas agroflorestais no Projeto. Os SAFs ictioforrageiros, conjuntos de plantas com potencial para alimentar os peixes do Projeto e os pomares escolares, conjuntos de plantas frutíferas para ajudar na merenda escolar. Uma outra atividade foi a reintrodução do milho no Alto Tiquié. O milho era cultivado nesta região, mas por razões sócio-econômicas desapareceu da área.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Powered by Koha