Qualidade do carvão vegetal correlacionada com as características da madeira de Eucalyptus saligna e temperatura de carbonização / Aparecido dos Reis Coutinho.

Por: Coutinho, Aparecido dos ReisColaborador(es):Ferraz, Epaminondas S. B [Orientador]Detalhes da publicação: Piracicaba [s.n.] 1984Notas: 76 fAssunto(s): Carvão vegetal | Carbonização | Eucalyptus salignaClassificação Decimal de Dewey: 662.74 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) -- Escola Superior de Agricultura"Luiz de Queiroz", Universidade de São Paulo, 1984 Sumário: Perfis radiais de densidade da madeira de eucalyptus saligna de 9 anos foram obtidos através da técnica de atenuação da radiação gama de baixa eneergia (AMERÍCIO - 241, 60 K e V). A densidade de anéis da madeira no sentido medula-casca foram quantificadas para a população de árvores, dividida em classes de acordo com o diâmetro na altura do peito (DAP). As variações de densidade para cada classe de diâmetro foram extrapoladas com a finalidade de relacionar os valores de densidade em qualquer ponto da amostra; o que possibilitou observar uma variação da densidade de até 0,2 g. cm-³ entre árvores dominantes e dominadas. As amostras foram carbonizadas a diferentes temperaturas, e com isso foi possível estudar o comportamento de algumas propriedades físicas do carvão vegetal oriundo de madeira de diferentes classes de diâmetro. Independentemente do diâmetro da árvore, a temperatura de carbonização afeta diretamente todas as características do carvão vegetal, pois o aumento na temperatura de carbonização causa um decréscimo linear na densidade média, aumento do teor de carbono fixo, poder calorífico e diminuição do rendimento gravimétrico, sendo que todas essas propriedades se comportam na forma de um polinômio de segundo grau, cujo ajuste mais adequado é feito através de regressão parabólica quadrática. Os diâmetros das árvores influenciaram sobre o índice de friabilidade do carvão vegetal para qualquer temperatura de carbonização, e não alteram outras características como rendimento gravimétrico, teor de carbono fixo, poder calorífico e outros.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro Biblioteca INPA
Dissertação T 662.74 C871q (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-1040

Dissertação (mestre) -- Escola Superior de Agricultura"Luiz de Queiroz", Universidade de São Paulo, 1984

Perfis radiais de densidade da madeira de eucalyptus saligna de 9 anos foram obtidos através da técnica de atenuação da radiação gama de baixa eneergia (AMERÍCIO - 241, 60 K e V). A densidade de anéis da madeira no sentido medula-casca foram quantificadas para a população de árvores, dividida em classes de acordo com o diâmetro na altura do peito (DAP). As variações de densidade para cada classe de diâmetro foram extrapoladas com a finalidade de relacionar os valores de densidade em qualquer ponto da amostra; o que possibilitou observar uma variação da densidade de até 0,2 g. cm-³ entre árvores dominantes e dominadas. As amostras foram carbonizadas a diferentes temperaturas, e com isso foi possível estudar o comportamento de algumas propriedades físicas do carvão vegetal oriundo de madeira de diferentes classes de diâmetro. Independentemente do diâmetro da árvore, a temperatura de carbonização afeta diretamente todas as características do carvão vegetal, pois o aumento na temperatura de carbonização causa um decréscimo linear na densidade média, aumento do teor de carbono fixo, poder calorífico e diminuição do rendimento gravimétrico, sendo que todas essas propriedades se comportam na forma de um polinômio de segundo grau, cujo ajuste mais adequado é feito através de regressão parabólica quadrática. Os diâmetros das árvores influenciaram sobre o índice de friabilidade do carvão vegetal para qualquer temperatura de carbonização, e não alteram outras características como rendimento gravimétrico, teor de carbono fixo, poder calorífico e outros.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha