Alimentação do tambaqui jovem (Colossoma macropomum Cuvier, 1818) e sua relação com a comunidade zooplanctônica do lago Grande-Manaquiri, Solimões-AM / Mírian Leal Carvalho.

Por: Carvalho, Mírian LealColaborador(es):Tundisi, Okaya M [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus : [s.n.], 1981Notas: 90 f. : ilAssunto(s): Tambaqui (Peixe) | Colossoma macropomum Cuvier | Zooplanctônica | Rio SolimõesClassificação Decimal de Dewey: T 639.275 Nota de dissertação: Tese (doutor) - INPA/UFAM, 1981 Sumário: A alimentação do tambaqui (Colossoma macropomum, Cuvier, 1818) em sua fase jovem e suas relações com a comunidade zooplanctônica do lago Grande foram investigadas mensalmente no período de abril de 1979 à março de 1980. Observou-se uma alimentação constituída basicamente por três tipos de alimentos de ocorrência sazonal ou sejam, zooplâncton, frutos e sementes do igapó e arroz bravo. Zooplâncton foi o item mais freqüente e dominou no conteúdo estomacal durante a vazante/seca. Frutos e sementes (incluindo o arroz bravo) dominaram durante a enchente e a cheia. Coletas de zooplâncton no ambiente foram realizadas a fim de se conhecer a estrutura da comunidade zooplanctônica e comparar o zooplâncton do lago com aquele consumido pelo peixe, verificando-se que o tambaqui consome Cladocera preferencialmente e escolhe as maiores espécies disponíveis, principalmente Daphnia gessneri. Discute-se a possibilidade de que o tambaqui procure visualmente concentrações de zooplâncton onde consiga uma maior quantidade de organismos de uma única vez e também que, a dominância de uma espécie no conteúdo estomacal é possível em virtude da ocorrência de concentrações monoespecíficas no ambiente.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Tese T 639.275 C331a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-1500
Livro Livro
Tese T 639.275 C331a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 01-0018
Livro Livro
Tese T 639.275 C331a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 01-0173

Tese (doutor) - INPA/UFAM, 1981

A alimentação do tambaqui (Colossoma macropomum, Cuvier, 1818) em sua fase jovem e suas relações com a comunidade zooplanctônica do lago Grande foram investigadas mensalmente no período de abril de 1979 à março de 1980. Observou-se uma alimentação constituída basicamente por três tipos de alimentos de ocorrência sazonal ou sejam, zooplâncton, frutos e sementes do igapó e arroz bravo. Zooplâncton foi o item mais freqüente e dominou no conteúdo estomacal durante a vazante/seca. Frutos e sementes (incluindo o arroz bravo) dominaram durante a enchente e a cheia. Coletas de zooplâncton no ambiente foram realizadas a fim de se conhecer a estrutura da comunidade zooplanctônica e comparar o zooplâncton do lago com aquele consumido pelo peixe, verificando-se que o tambaqui consome Cladocera preferencialmente e escolhe as maiores espécies disponíveis, principalmente Daphnia gessneri. Discute-se a possibilidade de que o tambaqui procure visualmente concentrações de zooplâncton onde consiga uma maior quantidade de organismos de uma única vez e também que, a dominância de uma espécie no conteúdo estomacal é possível em virtude da ocorrência de concentrações monoespecíficas no ambiente.

Área de concentração: Biologia de Água Doce e Pesca Interior.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha