Estudo da interação de zinco e vitamina A em ratos recebendo uma dieta regional de Manaus-AM : efeito da suplementação com pupunha (Bactris gasipaes H.B.K.), vitamina A e zinco / Lúcia Kiyoko Ozaki Yuyama.

Por: Yuyama, Lúcia Kiyoko OzakiColaborador(es):Cozzolino, Silvia M. Franciscato [Orientadora]Detalhes da publicação: São Paulo : [s.n.], 1993Notas: 112 f.: ilAssunto(s): Rato | Vitamina A | zinco | PupunhaClassificação Decimal de Dewey: T 641.1 Nota de dissertação: Tese (doutor) - Universidade de São Paulo, 1993 Sumário: Estudou-se a interação de zinco e vitamina a em ratos recebendo uma dieta regional de Manaus, suplementada com pupunha (Bactris gasipaes h.B.K.), vitamina A, zinco e zinco e vitamina A. Determinou-se a composição química da dieta e avaliou-se a adequação de acordo com a RDA (1989). Observou-se inadequação de calorias, de cálcio e de vitamina A, e niveis limítrofes de zinco e ferro. O ensaio biológico para estudo da interação se baseou na depilação de zinco e vitamina A durante a fase de lactação, recuperação dos filhotes durante 7 dias após o desmame com a dieta regional de Manaus sem suplementação e período de repleção onde se realizaram as suplementações com zinco e vitamina A isoladamente e em conjunto. Concluiu-se que ocorreu interação destes nutrientes a nível de mobilização de vitamina A hepática. Na dieta estudada existe necessidade da suplementação com zinco, para a manutenção normal da concentração de vitamina A no plasma, embora a quantidade presente, avaliada pelos parâmetros de medida da biodisponibilidade de zinco como crescimento, concentração nos órgãos e de enzima zinco dependente tenha sido utilizada adequadamente pelos animais.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)

Tese (doutor) - Universidade de São Paulo, 1993

Estudou-se a interação de zinco e vitamina a em ratos recebendo uma dieta regional de Manaus, suplementada com pupunha (Bactris gasipaes h.B.K.), vitamina A, zinco e zinco e vitamina A. Determinou-se a composição química da dieta e avaliou-se a adequação de acordo com a RDA (1989). Observou-se inadequação de calorias, de cálcio e de vitamina A, e niveis limítrofes de zinco e ferro. O ensaio biológico para estudo da interação se baseou na depilação de zinco e vitamina A durante a fase de lactação, recuperação dos filhotes durante 7 dias após o desmame com a dieta regional de Manaus sem suplementação e período de repleção onde se realizaram as suplementações com zinco e vitamina A isoladamente e em conjunto. Concluiu-se que ocorreu interação destes nutrientes a nível de mobilização de vitamina A hepática. Na dieta estudada existe necessidade da suplementação com zinco, para a manutenção normal da concentração de vitamina A no plasma, embora a quantidade presente, avaliada pelos parâmetros de medida da biodisponibilidade de zinco como crescimento, concentração nos órgãos e de enzima zinco dependente tenha sido utilizada adequadamente pelos animais.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha