A demanda por celulose e papel e estudo comparativo de pastas celulósicas de folhosas da Amazônia com Eucalyptus alba Reinw ex Blume e Gmelina arborea Roxb / Antônio de Azevedo Corrêa.

Por: Corrêa, Antônio de AzevedoDetalhes da publicação: Curitiba : [s.n.], 1979Notas: 153 fAssunto(s): Madeira -- Amazônia | Papel -- Indústria | Polpa de madeiraClassificação Decimal de Dewey: 676 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Universidade Federal do Paraná, 1979 Sumário: Duas linhas mestras foram seguidas na elaboração do presente trabalho. A primeira, econômica onde foi analisado o perfil da demanda internacional por pasta, papel e cartão até o ano 2000, baseado na tendência histórica e no conceito de ano crítico. Nesta fase, foi também avaliado de forma superficial a estrutura da indústria de celulose e papel no Brasil, sendo abordado aspectos da produção, consumo, importação e exportação com projeções para o futuro. A segunda, tecnológica que tratou de avaliar as qualidades das pastas das madeiras da Amazônia (região de Canumã-rio Madeira), isoladamente e em mistura para a produção de celulose e papel, comparando-se com as pastas do Eucalyptus alba Reinw ex Blume e Gmelina arborea Roxb, tratadas em idênticas condições, visando definir um modelo de constituição de mistura, fundamentado nas densidades das espécies. Foi iniciada com um estudo retrospectivo de utilização da floresta tropical para a produção de celulose e papel; mencionando-se a teoria do aproveitamento e os projetos em regiões tropicais. Fez-se em seguida a descrição da área florestal, relatou-se as espécies selecionadas e as de comparação. Situou-se o material e método e dentro do escopo metodológico, realizou-se os estudos individuais das espécies e das misturas constituidas, através de ensaios de laboratório; onde foram considerados: picagem de madeira, classificação dos cavacos, composição química, características micrométricas das fibras, cozimento, alvejamentos e características mecânicas dos papéis. Concluindo-se que as madeiras da floresta do rio Canumã, em mistura podem fornecer pastas que malgrado a heterogeneidade das espécies, mantém a constância das características, podendo ser utilizadas em forma de mistura representativa ou específica com densidade até 700 kg/m³.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro Biblioteca INPA
Dissertação T 676 C824d (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-1433

Dissertação (mestre) - Universidade Federal do Paraná, 1979

Duas linhas mestras foram seguidas na elaboração do presente trabalho. A primeira, econômica onde foi analisado o perfil da demanda internacional por pasta, papel e cartão até o ano 2000, baseado na tendência histórica e no conceito de ano crítico. Nesta fase, foi também avaliado de forma superficial a estrutura da indústria de celulose e papel no Brasil, sendo abordado aspectos da produção, consumo, importação e exportação com projeções para o futuro. A segunda, tecnológica que tratou de avaliar as qualidades das pastas das madeiras da Amazônia (região de Canumã-rio Madeira), isoladamente e em mistura para a produção de celulose e papel, comparando-se com as pastas do Eucalyptus alba Reinw ex Blume e Gmelina arborea Roxb, tratadas em idênticas condições, visando definir um modelo de constituição de mistura, fundamentado nas densidades das espécies. Foi iniciada com um estudo retrospectivo de utilização da floresta tropical para a produção de celulose e papel; mencionando-se a teoria do aproveitamento e os projetos em regiões tropicais. Fez-se em seguida a descrição da área florestal, relatou-se as espécies selecionadas e as de comparação. Situou-se o material e método e dentro do escopo metodológico, realizou-se os estudos individuais das espécies e das misturas constituidas, através de ensaios de laboratório; onde foram considerados: picagem de madeira, classificação dos cavacos, composição química, características micrométricas das fibras, cozimento, alvejamentos e características mecânicas dos papéis. Concluindo-se que as madeiras da floresta do rio Canumã, em mistura podem fornecer pastas que malgrado a heterogeneidade das espécies, mantém a constância das características, podendo ser utilizadas em forma de mistura representativa ou específica com densidade até 700 kg/m³.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha