Rendimentos do desdobro de toras e qualidade das peças produzidas com uma serraria portátil numa comunidade rural na Amazônia / Cícero Irisvam Furtado de Souza.

Por: Souza, Cícero Irisvam Furtado deColaborador(es): Vieira, Gil [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus : [s.n.], 2007Notas: IX, 80 f. : il. colorAssunto(s): Madeira -- Qualidade | Manejo florestal -- Amazonas | Madeira -- Exploraçao -- Amazonas | Máquinas florestaisClassificação Decimal de Dewey: 674.22 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2007 Sumário: Neste trabalho avaliou-se o rendimento e a qualidade do desdobro de cinco espécies de madeiras tropicais usando uma serraria portátil. As toras eram provenientes do assentamento rural Cristo Rei do Uatumã, localizado no município de Presidente Figueiredo, Amazonas, Brasil (2º 02' 54.79'' S e 60º 01' 39.63'' O). Utilizou-se 10 toras por espécie para coleta das informaçSes sobre os parâmetros de estudo definidos neste trabalho. O rendimento médio das espécies variou entre 38,53 % a 50,81%. O diâmetro máximo tem influência direta sobre o rendimento. A densidade básica, mesmo considerada individualmente, não tem influência sobre o rendimento. Entre as espécies estudadas, as toras de Lecythis paraensis Hube (castanha-sapucaia), Qualea homosepala Ducke (mandioqueira) foram as que apresentaram o maior rendimento. Criou-se um parâmetro para avaliar a qualidade da madeira, a qualidade natural e a precisão das dimensSes da madeira, o que determina a qualidade da peça de madeira. A espécie Qualea homosepala Ducke (mandioqueira) apresentou quase 80% de peças de madeira de primeira qualidade. Com a exceção do cardeiro (Scleronema micranthum Ducke), todas as outras espécies apresentaram rendimento dentro do que é historicamente citado (45% a 55%) para as espécies da Amazônia e o bom percentual de madeira de primeira qualidade, o que permite aumentar os benefícios da exploração.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro Biblioteca INPA
Dissertação T 674.22 S729r (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 08-0459

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2007

Neste trabalho avaliou-se o rendimento e a qualidade do desdobro de cinco espécies de madeiras tropicais usando uma serraria portátil. As toras eram provenientes do assentamento rural Cristo Rei do Uatumã, localizado no município de Presidente Figueiredo, Amazonas, Brasil (2º 02' 54.79'' S e 60º 01' 39.63'' O). Utilizou-se 10 toras por espécie para coleta das informaçSes sobre os parâmetros de estudo definidos neste trabalho. O rendimento médio das espécies variou entre 38,53 % a 50,81%. O diâmetro máximo tem influência direta sobre o rendimento. A densidade básica, mesmo considerada individualmente, não tem influência sobre o rendimento. Entre as espécies estudadas, as toras de Lecythis paraensis Hube (castanha-sapucaia), Qualea homosepala Ducke (mandioqueira) foram as que apresentaram o maior rendimento. Criou-se um parâmetro para avaliar a qualidade da madeira, a qualidade natural e a precisão das dimensSes da madeira, o que determina a qualidade da peça de madeira. A espécie Qualea homosepala Ducke (mandioqueira) apresentou quase 80% de peças de madeira de primeira qualidade. Com a exceção do cardeiro (Scleronema micranthum Ducke), todas as outras espécies apresentaram rendimento dentro do que é historicamente citado (45% a 55%) para as espécies da Amazônia e o bom percentual de madeira de primeira qualidade, o que permite aumentar os benefícios da exploração.

ãrea de concentração : Ciências de Florestas Tropicais

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha