Uso do Pilodyn para a estimativa da densidade básica e de propriedades mecânicas da madeira de eucalipto / Luciana Junqueira Ribeiro de Oliveira.

Por: Oliveira, Luciana Junqueira RibeiroColaborador(es):Lima, José Tarcísio [Orientador]Detalhes da publicação: Lavras : [s.n.], 2001Notas: 62 fAssunto(s): Madeira -- Densidade | Madeira -- Propriedades mecânicas | EucaliptoClassificação Decimal de Dewey: 674.134 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Universidade Federal de Lavras, 2001 Sumário: Foram coletados, na região de Aracruz (ES), cinco materiais genéticos de um povoamento de Eucalyptus sp., sendo 4 clones e uma variedade propagada por semente. O objetivo principal foi correlacionar a densidade básica e propriedades mecânicas da madeira com resistência à penetração do pino do Pilodyn. Neste aspecto, o material genético 3 se destacou por apresentar maiores valores de densidade básica e propriedades mecânicas. A profundidade de penetração do pino do Pilodyn foi maior no material genético 5 e menor material genético 2. Quanto às variações das propriedades dentro do tronco, foi observado que a densidade básica e a dureza Janka diminuem da base até os 5 metros de altura e aumentam na direção da medula para a casca. Já os valores de resistência à compressão paralela às fibras e o módulo de ruptura aumentam tanto no sentido longitudinal como no radial. Os materiais genéticos, de forma geral, apresentaram altas correlações das propriedades da madeira com a profundidade de penetração do Pilodyn, sendo que para a densidade básica e a dureza Janka foi maior na posição longitudinal 4 e nas posições radiais interna e intermediária. As correlações da profundidade de penetração do pino do Pilodyn com a resistência à compressão paralela às fibras foram altas, diferentemente das observadas entre o Pilodyn e o módulo de ruptura que foram altas, diferentemente das observadas entre o Pilodyn e o módulo de ruptura que foram altas apenas para os materiais genéticos 1 e 3. A relação funcional envolvendo a densidade básica média e a profundidade de penetração do Pilodyn foi significativa apenas para o material genético 2. Considerando a dureza Janka média a relação funcional foi significativa para os materiais genéticos 2 e 3. Outras relações funcionais significativas foram encontradas quando se considerou posições longitudinais ou radiais específicas. O módulo de ruptura não apresentou relação funcional significativa com a profundidade de penetração do Pilodyn. Pela análise de identidade de modelos verificou-se que para algumas características da madeira é possível utilizar apenas uma equação comum nas posições radiais e longitudinais avaliadas.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro Biblioteca INPA
Dissertação T 674.134 O48u (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 02-0293

Dissertação (mestre) - Universidade Federal de Lavras, 2001

Foram coletados, na região de Aracruz (ES), cinco materiais genéticos de um povoamento de Eucalyptus sp., sendo 4 clones e uma variedade propagada por semente. O objetivo principal foi correlacionar a densidade básica e propriedades mecânicas da madeira com resistência à penetração do pino do Pilodyn. Neste aspecto, o material genético 3 se destacou por apresentar maiores valores de densidade básica e propriedades mecânicas. A profundidade de penetração do pino do Pilodyn foi maior no material genético 5 e menor material genético 2. Quanto às variações das propriedades dentro do tronco, foi observado que a densidade básica e a dureza Janka diminuem da base até os 5 metros de altura e aumentam na direção da medula para a casca. Já os valores de resistência à compressão paralela às fibras e o módulo de ruptura aumentam tanto no sentido longitudinal como no radial. Os materiais genéticos, de forma geral, apresentaram altas correlações das propriedades da madeira com a profundidade de penetração do Pilodyn, sendo que para a densidade básica e a dureza Janka foi maior na posição longitudinal 4 e nas posições radiais interna e intermediária. As correlações da profundidade de penetração do pino do Pilodyn com a resistência à compressão paralela às fibras foram altas, diferentemente das observadas entre o Pilodyn e o módulo de ruptura que foram altas, diferentemente das observadas entre o Pilodyn e o módulo de ruptura que foram altas apenas para os materiais genéticos 1 e 3. A relação funcional envolvendo a densidade básica média e a profundidade de penetração do Pilodyn foi significativa apenas para o material genético 2. Considerando a dureza Janka média a relação funcional foi significativa para os materiais genéticos 2 e 3. Outras relações funcionais significativas foram encontradas quando se considerou posições longitudinais ou radiais específicas. O módulo de ruptura não apresentou relação funcional significativa com a profundidade de penetração do Pilodyn. Pela análise de identidade de modelos verificou-se que para algumas características da madeira é possível utilizar apenas uma equação comum nas posições radiais e longitudinais avaliadas.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha