Produção e análise de bebida fermentada a partir de casca e talo de abacaxi, (Ananas comosus) L. Merr. Aluá / Alfonso Shapiana Vásquez.

Por: Vásquez, Alfonso ShapianaColaborador(es):Chaar, José Merched [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1994Notas: 73 f. : ilAssunto(s): Abacaxi | Bebidas fermentadas -- AnáliseClassificação Decimal de Dewey: 664.8 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1994 Sumário: O abacaxi é um fruto de grande aceitação popular tanto "in natura" como industrializado devido, principalmente ao seu sabor. Neste trabalho, foram utilizados abacaxis (Ananas comosus) L. Merr. da variedade Pérola, que sobressai em produção nesta parte do país. As amostras foram coletadas nos principais postos de comercialização da cidade de Manaus, abastecidos por diferentes municípios produtores de abacaxi do Estado do Amazonas. A matéria-prima foi classificada, quanto ao tamanho, peso e componentes percentuais do fruto (casca, talo e polpa). Esses componentes foram analisados em separado quanto a umidade, fração nitrogenada, extrato etéreo, fibra total, cinza e carboidratos (por diferença). Na preparação do mosto foram utilizados apenas a casca e talo de abacaxi, que após trituração e diluição apropriadas, foram submetidos a fermentação. O tempo de fermentação foi de quatro dias e o fermento (pé-de-cuba), foi preparado a partir de isolamento de leveduras da própria casca do abacaxi. Durante a fabricação controlaram-se sólidos solúveis (°Brix), pH e acidez titulável expressa em porcentagem de ácido cítrico. O controle de qualidade foi feito 10, 20 e 30 dias após o produto ter sido engarrafado. Foram registradas variações na concentração de sólidos solúveis, pH e acidez titulável. A análise sensorial foi feita com trinta dias de prateleira. Os atributos cor, aparência, "flavor" e preferência, foram avaliados utilizando-se painel com dez provadores e escalas hedônicas não estruturadas. Concluiu-se que cascas e talos de abacaxi podem ser utilizados na fabricação de bebida fermentada (aluá).
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro Biblioteca INPA
Dissertação T 664.8 V335p (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-1475
Livro Livro Biblioteca INPA
Dissertação T 664.8 V335p (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 95-0068

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1994

O abacaxi é um fruto de grande aceitação popular tanto "in natura" como industrializado devido, principalmente ao seu sabor. Neste trabalho, foram utilizados abacaxis (Ananas comosus) L. Merr. da variedade Pérola, que sobressai em produção nesta parte do país. As amostras foram coletadas nos principais postos de comercialização da cidade de Manaus, abastecidos por diferentes municípios produtores de abacaxi do Estado do Amazonas. A matéria-prima foi classificada, quanto ao tamanho, peso e componentes percentuais do fruto (casca, talo e polpa). Esses componentes foram analisados em separado quanto a umidade, fração nitrogenada, extrato etéreo, fibra total, cinza e carboidratos (por diferença). Na preparação do mosto foram utilizados apenas a casca e talo de abacaxi, que após trituração e diluição apropriadas, foram submetidos a fermentação. O tempo de fermentação foi de quatro dias e o fermento (pé-de-cuba), foi preparado a partir de isolamento de leveduras da própria casca do abacaxi. Durante a fabricação controlaram-se sólidos solúveis (°Brix), pH e acidez titulável expressa em porcentagem de ácido cítrico. O controle de qualidade foi feito 10, 20 e 30 dias após o produto ter sido engarrafado. Foram registradas variações na concentração de sólidos solúveis, pH e acidez titulável. A análise sensorial foi feita com trinta dias de prateleira. Os atributos cor, aparência, "flavor" e preferência, foram avaliados utilizando-se painel com dez provadores e escalas hedônicas não estruturadas. Concluiu-se que cascas e talos de abacaxi podem ser utilizados na fabricação de bebida fermentada (aluá).

Área de concentração: Tecnologia de Alimentos.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha