Efeito do tratamento térmico e da defecação simples do caldo de cana sobre a concentração de N, P e a fermentação alcoólica / Ila Maria de Aguiar Oliveira.

Por: Oliveira, Ila Maria de AguiarColaborador(es):Horii, Jorge [Orientador]Detalhes da publicação: Piracicaba : [s.n.], 1986Notas: 156 fAssunto(s): Bebidas fermentadas | Cana-de-açúcar -- Derivados | Cana-de-açúcar -- Efeito da temperaturaClassificação Decimal de Dewey: 664 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Universidade de São Paulo, 1986 Sumário: Caldos de cana-de-açúcar foram submetidos a aquecimento a 100°C por 5 e 60 minutos e à defecação simples, também pelos mesmos períodos, e analisados, após tratamento centrifugação, quanto aos teores de nitrogênio total, amoniacal, protéico, não protéico, fosfato inorgânico montagem microbiana. Esses caldos foram a seguir submetidos à fermentação alcoólica por cerca de 24 horas, mediante a inoculação de uma suspensão acidulada a pH 2,5, contendo 25 g/lOO ml de fermento prensado Fleischmann. Com a análise do vinho resultante, calcularam-se as eficiências de fermentação e de conversão. A remoção de nitrogênio total do caldotratado e centrifugado, em ambos os tratamentos, foram de 20,78 a 26,14%. O nitrogênio amoniacal praticamente não é removido pelo aquecimento e o nível de redução, na defecação simples, é muito pequeno a pH 6,0. Ocorreu acréscimo de nitrogênio na fração não protéica do caldo submetido somente a aquecimento, embora permanecesse estável nos cal dos tratados por defecação simples. Houve redução de fosfato inorgânico da ordem de 3,0 a 30,0%, respectivamente, para os tratamentos. O aquecimento reduziu drasticamente a população microbiana, em cerca de 99,9%. As variações na composição do caldo resultante dos tratamentos não influíram, todavia, nas eficiências fermentativa e de conversão, demonstrando que, aos níveis ensaiados, não ocorre prejuízo à qualidade do mosto que possa se refletir na eficiência do processo. .
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro Biblioteca INPA
Dissertação T 664 O48e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 86-0889

Dissertação (mestre) - Universidade de São Paulo, 1986

Caldos de cana-de-açúcar foram submetidos a aquecimento a 100°C por 5 e 60 minutos e à defecação simples, também pelos mesmos períodos, e analisados, após tratamento centrifugação, quanto aos teores de nitrogênio total, amoniacal, protéico, não protéico, fosfato inorgânico montagem microbiana. Esses caldos foram a seguir submetidos à fermentação alcoólica por cerca de 24 horas, mediante a inoculação de uma suspensão acidulada a pH 2,5, contendo 25 g/lOO ml de fermento prensado Fleischmann. Com a análise do vinho resultante, calcularam-se as eficiências de fermentação e de conversão. A remoção de nitrogênio total do caldotratado e centrifugado, em ambos os tratamentos, foram de 20,78 a 26,14%. O nitrogênio amoniacal praticamente não é removido pelo aquecimento e o nível de redução, na defecação simples, é muito pequeno a pH 6,0. Ocorreu acréscimo de nitrogênio na fração não protéica do caldo submetido somente a aquecimento, embora permanecesse estável nos cal dos tratados por defecação simples. Houve redução de fosfato inorgânico da ordem de 3,0 a 30,0%, respectivamente, para os tratamentos. O aquecimento reduziu drasticamente a população microbiana, em cerca de 99,9%. As variações na composição do caldo resultante dos tratamentos não influíram, todavia, nas eficiências fermentativa e de conversão, demonstrando que, aos níveis ensaiados, não ocorre prejuízo à qualidade do mosto que possa se refletir na eficiência do processo. .

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha