As condições sanitárias e o manejo na incubação, larvicultura e alevinagem do tambaqui Colossoma macropomum (Cuvier, 1818) (Osteichthyes: Serrasalmidae) no Estado do Amazonas / Marcos Paulo Machado Thomé.

Por: Thomé, Marcos Paulo MachadoColaborador(es):Malta, José Celso de Oliveira [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus : [s.n.], 2000Notas: x, 83 f. : ilAssunto(s): Tambaqui -- Criação de animais | Peixes -- ParasitasClassificação Decimal de Dewey: 639.375 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2000 Sumário: Foi comparado o manejo sanitário e a fauna parasitária nas fases de ovo, larva e alevino do Colossoma macropomum, em duas estações de piscicultura no Estado do Amazonas. Os reprodutores utilizados na produção de alevinos na estação "A" foram capturados na natureza, já na estação "B" os reprodutores utilizados originaram-se de reproduções artificiais realizadas na mesma. No período de incubação a água utilizada na estação "A", era deficiente em oxigênio dissolvido, contribuindo para uma mortalidade média de 67% dos ovos. Em ambas estações foram encontrados protozoários e fungos decompositores em ovos gorados e larvas mortas, devido ao acúmulo de matéria orgânica em decomposição proveniente dos restos de ovos eclodidos. A partir de 40 dias após a eclosão, encontrou-se três espécies de monogenóides nas estações A e B e uma quarta espécie somente na estação "B". A intensidade média destes parasitas foi significativamente diferente entre as estações, com maiores prevalências para a estação "A".
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro Biblioteca INPA
Dissertação T 639.375 T465c (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 04-0127
Livro Livro Biblioteca INPA
Dissertação T 639.375 T465c (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 04-0128

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2000

Foi comparado o manejo sanitário e a fauna parasitária nas fases de ovo, larva e alevino do Colossoma macropomum, em duas estações de piscicultura no Estado do Amazonas. Os reprodutores utilizados na produção de alevinos na estação "A" foram capturados na natureza, já na estação "B" os reprodutores utilizados originaram-se de reproduções artificiais realizadas na mesma. No período de incubação a água utilizada na estação "A", era deficiente em oxigênio dissolvido, contribuindo para uma mortalidade média de 67% dos ovos. Em ambas estações foram encontrados protozoários e fungos decompositores em ovos gorados e larvas mortas, devido ao acúmulo de matéria orgânica em decomposição proveniente dos restos de ovos eclodidos. A partir de 40 dias após a eclosão, encontrou-se três espécies de monogenóides nas estações A e B e uma quarta espécie somente na estação "B". A intensidade média destes parasitas foi significativamente diferente entre as estações, com maiores prevalências para a estação "A".

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha