Farinha de folha de Leucena (Leucaena leucocephala Lam. de wit) como fonte de proteína para juvenis de tambaqui (Colossoma macropomum Cuvier, 1818) / Geraldo Pereira Junior.

Por: Pereira Junior, GeraldoColaborador(es): Pereira Filho, Manoel | Roubach, RodrigoDetalhes da publicação: Manaus : [s.n.], 2006Notas: xi, 44, [1] f. : il. colorAssunto(s): Colossoma macropomum | Leucaena leucocephala | Pscicultura | Proteina vegetal | Nutrição -- PeixesClassificação Decimal de Dewey: 639.31 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2006 Sumário: O tambaqui (Colossoma macropomum) é um peixe onívoro, natural da bacia amazônica, que possui elevado valor comercial. Características de rusticidade e desempenho produtivo destacam esta espécie para criação em cativeiro. Contudo, em criações comerciais de peixes, os custos com alimentação podem corresponder de 50 a 70% dos custos totais de produção, sendo a proteína o nutriente mais caro da dieta. A farinha de peixe vem sendo tradicionalmente utilizada como fonte de proteína em rações para peixes, mas o elevado custo deste produto tem incentivado o estudo de fontes alternativas de proteína. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da substituição parcial da proteína da farinha de peixe (FP) pela proteína da farinha de folha de leucena (FFL) em dietas para juvenis de tambaqui. Um total de 240 juvenis foram distribuídos em 12 caixas plásticas (350 L), em um delineamento experimental inteiramente casualizado com quatro tratamentos (0%, 7%, 14%, 21% de substituição da proteína da farinha de peixe pela proteína da farinha de folha de leucaena leucocephala) e três repetições. Foram determinadas a composição corporal, taxa de eficiência protéica, conversão alimentar, ganho de peso, viabilidade econômica e parâmetros físico-químicos da água. Para as variáveis estudadas, não houve diferença significativa (p0,05) entre os tratamentos, indicando que é possível substituir até 21% da proteína da FP pela da FFL em rações para juvenis de tambaqui.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro Biblioteca INPA
Dissertação T 639.31 P436f (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 08-0726

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2006

O tambaqui (Colossoma macropomum) é um peixe onívoro, natural da bacia amazônica, que possui elevado valor comercial. Características de rusticidade e desempenho produtivo destacam esta espécie para criação em cativeiro. Contudo, em criações comerciais de peixes, os custos com alimentação podem corresponder de 50 a 70% dos custos totais de produção, sendo a proteína o nutriente mais caro da dieta. A farinha de peixe vem sendo tradicionalmente utilizada como fonte de proteína em rações para peixes, mas o elevado custo deste produto tem incentivado o estudo de fontes alternativas de proteína. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da substituição parcial da proteína da farinha de peixe (FP) pela proteína da farinha de folha de leucena (FFL) em dietas para juvenis de tambaqui. Um total de 240 juvenis foram distribuídos em 12 caixas plásticas (350 L), em um delineamento experimental inteiramente casualizado com quatro tratamentos (0%, 7%, 14%, 21% de substituição da proteína da farinha de peixe pela proteína da farinha de folha de leucaena leucocephala) e três repetições. Foram determinadas a composição corporal, taxa de eficiência protéica, conversão alimentar, ganho de peso, viabilidade econômica e parâmetros físico-químicos da água. Para as variáveis estudadas, não houve diferença significativa (p0,05) entre os tratamentos, indicando que é possível substituir até 21% da proteína da FP pela da FFL em rações para juvenis de tambaqui.

Área de concentração : Agricultura no Trópico Úmido

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha