Demanda hídrica do caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp, cult. V-69) em área do trópico úmido brasileiro / Sara Maria Siqueira da Igreja.

Por: Igreja, Sara Maria Siqueira daColaborador(es):Angelocci, Luiz Roberto [Orientador]Detalhes da publicação: Piracicaba [s.n.] 1987Notas: 131 f. : ilAssunto(s): Feijão caupi -- Consumo hídricoClassificação Decimal de Dewey: 635.65 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Universidade de São Paulo, 1987 Sumário: No presente trabalho determinou-se experimentalmente o consumo de água de uma cultura do caupi (Vigna unguiculata (L) Walp), sem restrição hídrica no solo, em duas épocas de plantio (maio - julho e setembro - novembro/1985) em Belém/PA 1º28'S, longitude 47º55'W e altitude 12,8 m acima do nível do mar). Para cada época foi medida a evapotranspiração máxima (ETm) através de evapotranpirômetros tipo Thornthwaite. Foram estimadas, para cada época, a evopotranspiração de referência pelos métodos de Penman, de Thornthwaite, do tanque classe A, de Hargreaves, de Linacre, de Benavidez & Lopez, da radiação solar, de Turc e de Makking. Na segunda época foi também medida a evopotranspiração de referência (ETo) pelo uso de evapotranspirômetros cobertos com grama. Na comparação entre métodos de estimativa de ETo com os valores medidos desse parâmetro, na segunda época de plantio, verificou-se que os métodos de Makking e de Linacre forneceram valores estatisticamente diferentes dos medidos, enquanto o da radiação solar esteve no limite da significância estatística; os três forneceram sub-estimativas de ETo em relação aos valores medidos. Os outros métodos forneceram valores de ETo estatisticamente não diferentes dos medidos, mas o de Thornthwaite e o de Benavides & Lopez foram os que deram valores mais próximos aos de ETo medidos sendo que os de Penman e de Turc tenderam a fornecer sub-estimativas, enquanto o do tanque classe " e o de Haargreaves tenderam a forncer super-estimativas. A evapotranspiração máxima do caupi foi de 206,76 e 276,76 mm no ciclo, para a primeira e segunda épocas de plantio, respectivamente, com valores médios de 3,69 e 4,33 mm/dia. O maior consumo na segunda época pode ter sido de corrente de maiores valores de radiação global e de um número maior de plantas nos evapotranspirômetros nessa época. Os valores de coeficiente de cultura (Kc-relação ETm/ETo) variaram ao longo do ciclo da Caupi, partindo de valores em torno de 0,5-0,6 nos estádios iniciais até valores máximos nos estádios de emissão de botões florais, abertura das flores e formação das vagens, diminuindo posteriormente.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro Biblioteca INPA
Dissertação T 635.65 I24d (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-0776

Dissertação (mestre) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Universidade de São Paulo, 1987

No presente trabalho determinou-se experimentalmente o consumo de água de uma cultura do caupi (Vigna unguiculata (L) Walp), sem restrição hídrica no solo, em duas épocas de plantio (maio - julho e setembro - novembro/1985) em Belém/PA 1º28'S, longitude 47º55'W e altitude 12,8 m acima do nível do mar). Para cada época foi medida a evapotranspiração máxima (ETm) através de evapotranpirômetros tipo Thornthwaite. Foram estimadas, para cada época, a evopotranspiração de referência pelos métodos de Penman, de Thornthwaite, do tanque classe A, de Hargreaves, de Linacre, de Benavidez & Lopez, da radiação solar, de Turc e de Makking. Na segunda época foi também medida a evopotranspiração de referência (ETo) pelo uso de evapotranspirômetros cobertos com grama. Na comparação entre métodos de estimativa de ETo com os valores medidos desse parâmetro, na segunda época de plantio, verificou-se que os métodos de Makking e de Linacre forneceram valores estatisticamente diferentes dos medidos, enquanto o da radiação solar esteve no limite da significância estatística; os três forneceram sub-estimativas de ETo em relação aos valores medidos. Os outros métodos forneceram valores de ETo estatisticamente não diferentes dos medidos, mas o de Thornthwaite e o de Benavides & Lopez foram os que deram valores mais próximos aos de ETo medidos sendo que os de Penman e de Turc tenderam a fornecer sub-estimativas, enquanto o do tanque classe " e o de Haargreaves tenderam a forncer super-estimativas. A evapotranspiração máxima do caupi foi de 206,76 e 276,76 mm no ciclo, para a primeira e segunda épocas de plantio, respectivamente, com valores médios de 3,69 e 4,33 mm/dia. O maior consumo na segunda época pode ter sido de corrente de maiores valores de radiação global e de um número maior de plantas nos evapotranspirômetros nessa época. Os valores de coeficiente de cultura (Kc-relação ETm/ETo) variaram ao longo do ciclo da Caupi, partindo de valores em torno de 0,5-0,6 nos estádios iniciais até valores máximos nos estádios de emissão de botões florais, abertura das flores e formação das vagens, diminuindo posteriormente.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha