Elaboração e uso de ensilado biológico de pescado na alimentação de alevinos de tambaqui, Colossoma macropomum (Cuvier, 1818) / Antonio Romildo Ximenes Carneiro.

Por: Ximenes Carneiro, Antonio RomildoColaborador(es):Lessi, Edson [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus : [s.n.], 1991Notas: 81 f. : il. colorAssunto(s): Tambaqui -- Alimentação e raçõesClassificação Decimal de Dewey: 639.275 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1991 Sumário: A hidrólise enzimática que teve como produto final o ensilado biológico, foi promovida através da mistura de peixe triturado (alevinos de tilápia, Tilapia rendalli) com um fermento biológico a base de vegetais regionais. No ensilado obtido foram realizadas as determinações da acidez, pH, composição química, energia bruta e características organolépticas. Para cada tratamento foram feitas 12 repetições, em tanques redondos de concreto com uma médiia de 50 peixes por tanque (média de peso 3,04 ± 0,39g e 4,15 ± 0,16 cm de comprimento padrão). A duração do experimenento foi de 97 dias, sendo todos os peixes amostrados a cada 15 dias e alimentados duas vezes ao dia a base de 7% da biomassa total de cada tanque. Observou-se que os peixes que receberam o tratamento T 1, apresentaram ganho médio de peso de 0,5 g/dia, conversão alimentar aparente (CAA) de 1,8 e taxa de eficiência protéica (TEP) de 1,70 enquanto que os animais que receberam o tratamento T2 produziram o mesmo ganho médio de peso (0,5 g/dia), CAA de 2,01 e TEP de 1,58. As análises estatísticas dos dados mostraram que não houve diferença significativa (P 0,05) entre os tratamentos, para os parâmetros peso e comprimento. Os valores obtidos para CAA, TEP e composição corporal dos peixes, apontam o tratamento T 1 como o mais eficiente. Este estudo sugere a viabilidade do ensilado biológico de pescado como uma base protéica alternativa e como um substituto potencial da farinha de peixe e da farinha de carne e osso nas rações para alevinos de tambaqui. .
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro Biblioteca INPA
Dissertação T 639.275 X6e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-1487
Livro Livro Biblioteca INPA
Dissertação T 639.275 X6e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 01-0118

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1991

A hidrólise enzimática que teve como produto final o ensilado biológico, foi promovida através da mistura de peixe triturado (alevinos de tilápia, Tilapia rendalli) com um fermento biológico a base de vegetais regionais. No ensilado obtido foram realizadas as determinações da acidez, pH, composição química, energia bruta e características organolépticas. Para cada tratamento foram feitas 12 repetições, em tanques redondos de concreto com uma médiia de 50 peixes por tanque (média de peso 3,04 ± 0,39g e 4,15 ± 0,16 cm de comprimento padrão). A duração do experimenento foi de 97 dias, sendo todos os peixes amostrados a cada 15 dias e alimentados duas vezes ao dia a base de 7% da biomassa total de cada tanque. Observou-se que os peixes que receberam o tratamento T 1, apresentaram ganho médio de peso de 0,5 g/dia, conversão alimentar aparente (CAA) de 1,8 e taxa de eficiência protéica (TEP) de 1,70 enquanto que os animais que receberam o tratamento T2 produziram o mesmo ganho médio de peso (0,5 g/dia), CAA de 2,01 e TEP de 1,58. As análises estatísticas dos dados mostraram que não houve diferença significativa (P 0,05) entre os tratamentos, para os parâmetros peso e comprimento. Os valores obtidos para CAA, TEP e composição corporal dos peixes, apontam o tratamento T 1 como o mais eficiente. Este estudo sugere a viabilidade do ensilado biológico de pescado como uma base protéica alternativa e como um substituto potencial da farinha de peixe e da farinha de carne e osso nas rações para alevinos de tambaqui. .

Área de concentração: Tecnologia de Alimentos.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha