Uso do fino de carvão vegetal e da adubação potássica na peodução de berinjela (solanum melongena L.) em latossolo amarelo antrópico da Amazônia Central / José da Cunha Medeiros Júnior.

Por: Medeiros Júnior, José da CunhaColaborador(es):Falcão, Newton Paulo de S [Orientador] | Alfaia, Sônia Sena [Coorientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 2007Notas: x, 71 f. ilAssunto(s): Solanum melongena | Berinjela -- Produçao | Solos -- Fertilidade | Solos -- Manejo | Carvao vegetal -- AdubosClassificação Decimal de Dewey: 635.646 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2007 Sumário: Na Amazônia, a maioria dos solos de terra firme apresenta boas características físicas e baixa fertilidade química natural. Nessas áreas, destaca-se a ocorrência de manchas de solos com horizonte superficial de cor escura, denominada Terra Preta, com elevados níveis de fertilidade, sendo por isso, utilizados para a exploração agrícola de forma ampla e intensa. Apesar disso, observa-se que estes solos apresentam uma redução de sua fertilidade natural após anos de intensa utilização agrícola, que afeta, principalmente, a disponibilidade de potássio. Dessa forma, torna-se necessário buscar alternativas de manejo da fertilidade desses solos. Nesse sentido, dado a alta disponibilidade de resíduos de carvão na região, foi conduzido este trabalho envolvendo doses de carvão e de potássio com o objetivo de avaliar os efeitos da adição do fino de carvão vegetal (resíduo) e de cloreto de potássio sobre a disponibilidade de nutrientes no solo, estado nutricional e na produtividade de berinjela (Solanum melongena L.). O experimento foi conduzido em Latossolo Amarelo com A Antrópico localizado no km 30 da Rodovia AM - 070, no Ramal da Serra Baixa, Município de Iranduba - AM, com coordenadas geográficas 03º 30' S e 60º 20' W. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao caso, em esquema fatorial 5x3, com quatro repetiçSes, onde o primeiro fator testado foi o potássio aplicado como KCl nas doses de 0, 125,250, 375, 500 kg ha-1 e o segundo fator o carvão nas quantidades de 0, 5, 10 ton ha-1. Antes e depois do ensaio foram coletadas amostras de solos das camadas de 0 -20 cm e 20 - 40 cm de profundidade para análise da fertilidade. Na época da floração foram coletadas amostras de folhas para determinação da concentração de nutrientes. A cultivar de berinjela utilizada foi a Ciça. De forma isolada, as doses de KCl aumentaram o pH e os teores de K+, Mg++ e o Mn do solo, e também afetaram positivamente os teores foliares de Ca, Mg e K, porém reduzindo os de Zn e de Mn. Enquanto isso, o carvão afetou negativamente os teores de Mg++ no solo e de Ca e Mg nas folhas. Houve interação entre os fatores de adubação em relação às variáveis concentração foliar de Mg, K e P e produtividade que, por sua vez teve resposta à adubação potássica de tendência quadrática crescente até a dose de 301 kg ha-1 de KCl. Os melhores lucros foram obtidos com 375 kg ha-1 de KCl (Relação Benefício/Custo = 5,79) e com a combinação de 250 kg de KCl ha-1 e 10 ton de carvão ha-1 (Relação Benefício/Custo = 5,69).
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro Biblioteca INPA
Dissertação T 635.646 M488u (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 08-0557

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2007

Na Amazônia, a maioria dos solos de terra firme apresenta boas características físicas e baixa fertilidade química natural. Nessas áreas, destaca-se a ocorrência de manchas de solos com horizonte superficial de cor escura, denominada Terra Preta, com elevados níveis de fertilidade, sendo por isso, utilizados para a exploração agrícola de forma ampla e intensa. Apesar disso, observa-se que estes solos apresentam uma redução de sua fertilidade natural após anos de intensa utilização agrícola, que afeta, principalmente, a disponibilidade de potássio. Dessa forma, torna-se necessário buscar alternativas de manejo da fertilidade desses solos. Nesse sentido, dado a alta disponibilidade de resíduos de carvão na região, foi conduzido este trabalho envolvendo doses de carvão e de potássio com o objetivo de avaliar os efeitos da adição do fino de carvão vegetal (resíduo) e de cloreto de potássio sobre a disponibilidade de nutrientes no solo, estado nutricional e na produtividade de berinjela (Solanum melongena L.). O experimento foi conduzido em Latossolo Amarelo com A Antrópico localizado no km 30 da Rodovia AM - 070, no Ramal da Serra Baixa, Município de Iranduba - AM, com coordenadas geográficas 03º 30' S e 60º 20' W. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao caso, em esquema fatorial 5x3, com quatro repetiçSes, onde o primeiro fator testado foi o potássio aplicado como KCl nas doses de 0, 125,250, 375, 500 kg ha-1 e o segundo fator o carvão nas quantidades de 0, 5, 10 ton ha-1. Antes e depois do ensaio foram coletadas amostras de solos das camadas de 0 -20 cm e 20 - 40 cm de profundidade para análise da fertilidade. Na época da floração foram coletadas amostras de folhas para determinação da concentração de nutrientes. A cultivar de berinjela utilizada foi a Ciça. De forma isolada, as doses de KCl aumentaram o pH e os teores de K+, Mg++ e o Mn do solo, e também afetaram positivamente os teores foliares de Ca, Mg e K, porém reduzindo os de Zn e de Mn. Enquanto isso, o carvão afetou negativamente os teores de Mg++ no solo e de Ca e Mg nas folhas. Houve interação entre os fatores de adubação em relação às variáveis concentração foliar de Mg, K e P e produtividade que, por sua vez teve resposta à adubação potássica de tendência quadrática crescente até a dose de 301 kg ha-1 de KCl. Os melhores lucros foram obtidos com 375 kg ha-1 de KCl (Relação Benefício/Custo = 5,79) e com a combinação de 250 kg de KCl ha-1 e 10 ton de carvão ha-1 (Relação Benefício/Custo = 5,69).

Área de concentração: Agricultura no Trópico Tmido.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha