Comportamento de cultivares de tomateiro (Lycopersicoon esculentum Mill) nas condições do trópico-úmido / Gilberto Martins.

Por: Martins, GilbertoColaborador(es):Vasconcellos, Edmar Furquim Cabral [Orientador]Detalhes da publicação: Piracicaba [s.n.] 1983Notas: 72 fAssunto(s): Tomate -- AmazonasClassificação Decimal de Dewey: 635.642 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", USP, 1983 Sumário: Foi desenvolvido, no Instituto Adventista Agro-Industrial, em Manaus, Amazonas, Brasil, um experimento com o objetivo de estudar o comportamento de 4 cultivares de tomateiro, Kada, Ângela, Floradel e Tropic, em sistema de cultivo para as condições do Trópico-Úmido, constatando-se o(s) cultivar- (es) mais adaptado (s). Esse sistema adota o uso de casa-de-vegetação aberta lateralmente, com cobertura de filme PVC, sob a qual se fazem cultivos em caixas de madeira. A partir da semeadura, a cada 14 dias, durante todo o ciclo do tamateiro, foram colhidas plantas e determinadas a altura, área foliar, peso da matéria fresca e seca dos frutos. Executou-se, dessa forma, a análise de crescimento vegetal dos cultivares e a correlação entre os parâmetros avaliados na planta: altura, produção, peso da matéria seca (PMS), índice de área foliar (IAF), taxa de produção de matéria seca (TPMS), taxa de produção de matéria seca vegetativa (TPMSV), taxa de produção de matéria seca dos frutos (TPMSF), taxa de crescimento relativo (TCR) e taxa de assimilação líquida (TAL). Os principais resultados obtidos demonstram que a cultura do tomateiro apresentou pleno desenvolvimento nesse sistema de cultivo. As diferenças significativas entre os cultivares foram principalmente com relação aos parâmetros de crescimento que abrangem a fase reprodutiva, não evidenciando-se diferenças no aspecto vegetativo dos cultivares. Os cultivares do grupo Salada: Floradel e Tropic, foram os mais produtivos, permitindo sua recomendação, quando comparados aos do grupo Santa Cruz: 'Kada' e 'Ângela'. No estudo das correlações entre os parâmetros, a altura foi o que apresentou maior quantidade de altas correlações sendo assim um bom índice para se estimar o desenvolvimento da planta. Existem correlações positivas: a) da altura com o IAF, com a produção, com o PMS e com a TPMS; b) do PMS com a produção e com o IAF. A TAL apresentou todos os coeficientes de correlação com valores baixos, e dentre eles o mais elevado foi com a TCR. A TCR só teve altas correlações com a altura e o EAF, sendo essas correlações negativas, ou seja, a medida que a planta cresce diminui a TCR. Os cultivares mais produtivos apresentaram altas correlações positivas entre TPMSF e TPMS, mostrando ser a produtividade econômica diretamente afetada pela produtividade biológica nesses cultivares.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro Biblioteca INPA
Dissertação T 635.642 M386c (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-1246

Dissertação (mestre) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", USP, 1983

Foi desenvolvido, no Instituto Adventista Agro-Industrial, em Manaus, Amazonas, Brasil, um experimento com o objetivo de estudar o comportamento de 4 cultivares de tomateiro, Kada, Ângela, Floradel e Tropic, em sistema de cultivo para as condições do Trópico-Úmido, constatando-se o(s) cultivar- (es) mais adaptado (s). Esse sistema adota o uso de casa-de-vegetação aberta lateralmente, com cobertura de filme PVC, sob a qual se fazem cultivos em caixas de madeira. A partir da semeadura, a cada 14 dias, durante todo o ciclo do tamateiro, foram colhidas plantas e determinadas a altura, área foliar, peso da matéria fresca e seca dos frutos. Executou-se, dessa forma, a análise de crescimento vegetal dos cultivares e a correlação entre os parâmetros avaliados na planta: altura, produção, peso da matéria seca (PMS), índice de área foliar (IAF), taxa de produção de matéria seca (TPMS), taxa de produção de matéria seca vegetativa (TPMSV), taxa de produção de matéria seca dos frutos (TPMSF), taxa de crescimento relativo (TCR) e taxa de assimilação líquida (TAL). Os principais resultados obtidos demonstram que a cultura do tomateiro apresentou pleno desenvolvimento nesse sistema de cultivo. As diferenças significativas entre os cultivares foram principalmente com relação aos parâmetros de crescimento que abrangem a fase reprodutiva, não evidenciando-se diferenças no aspecto vegetativo dos cultivares. Os cultivares do grupo Salada: Floradel e Tropic, foram os mais produtivos, permitindo sua recomendação, quando comparados aos do grupo Santa Cruz: 'Kada' e 'Ângela'. No estudo das correlações entre os parâmetros, a altura foi o que apresentou maior quantidade de altas correlações sendo assim um bom índice para se estimar o desenvolvimento da planta. Existem correlações positivas: a) da altura com o IAF, com a produção, com o PMS e com a TPMS; b) do PMS com a produção e com o IAF. A TAL apresentou todos os coeficientes de correlação com valores baixos, e dentre eles o mais elevado foi com a TCR. A TCR só teve altas correlações com a altura e o EAF, sendo essas correlações negativas, ou seja, a medida que a planta cresce diminui a TCR. Os cultivares mais produtivos apresentaram altas correlações positivas entre TPMSF e TPMS, mostrando ser a produtividade econômica diretamente afetada pela produtividade biológica nesses cultivares.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha