Rendimento de cultivares de alface do grupo Americana, em diferentes épocas e sistemas de cultivo, na condição edafoclimática do município de Presidente Figueiredo, AM / Ariel Dotto Blind.

Por: Blind, Ariel DottoColaborador(es):Silva Filho, Danilo Fernandes da [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus : [s.n.], 2012Notas: 64 f. : il. colorAssunto(s): Alface -- Cultivo | Desempenho produtivo | Cobertura de solo | Presidente Figueiredo (AM)Classificação Decimal de Dewey: 635.5258 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA, 2012 Sumário: A alface (Lactuca sativa L.) é a hortaliça folhosa mais comercializada e consumida in natura do Brasil. A alface tipo americana, também conhecida popularmente como alfacerepolhuda, destaca-se dentre as outras variedades pela sua textura crocante, excelente palatabilidade, maior vida pós-colheita e resistência à desidratação provocada pelo calor. Este trabalho teve por objetivo caracterizar, avaliar e selecionar cultivares de alface do grupo americana em função de seu desempenho produtivo. Dois experimentos foram conduzidos em solo do tipo Latossolo Amarelo Distrófico em uma área rural do município Presidente Figueiredo - AM, nos períodos de 08/04 a 15/06 e de 08/09 a 10/11 de 2011, correspondentes as épocas de ocorrências das estações chuvosa e seca na Amazônia Central. No período chuvoso o experimento foi conduzido com 20 cultivares em canteiros comuns e canteiros protegidos com filme plástico dupla face (preto/prata). No período da estação seca, foram usadas 19 cultivares, conduzidas em canteiros comuns e canteiros com cobertura de serragem de madeira (SM). Em ambos os experimentos foram adotados esquemas fatoriais e teste de comparação de médias de Scott-Knott. Os resultados sobre os caracteres qualitativos e quantitativos avaliados nas diferentes épocas de plantio permitiram distinguir cultivares com bom desempenho produtivo associado aos padrões de qualidade e estabilidade morfológica. Na estação chuvosa, as plantas cultivadas em canteiros cobertos por filme plástico dupla face foram melhores em sanidade, altura, numero de folhas, diâmetro da cabeça e rendimento de matéria fresca comercial que aquelas cultivadas em canteiros sem o uso do mulching. Na estação seca, o cultivo das plantas em canteiros com uso de SM como cobertura dos canteiros, mostrou-se mais eficiente significativamente em relação àquelas cultivadas em canteiros convencionais, nas características de sanidade, massa fresca comercial, numero de folhas e comprimento do caule. Entretanto, nos dois sistemas de cultivo empregados para produção de alface do grupo americana em diferentes épocas do ano, as cultivares Gloriosa, Havassu, Healtmaster, Kaiser e Lucy Bronw, foram as que melhor se adaptaram às condições edafoclimáticas do município de Presidente Figueiredo e são indicadas para o cultivo aos agricultores da região.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro Biblioteca INPA
Dissertação T 635.5258 B648r (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 13-0028

Dissertação (mestre) - INPA, 2012

A alface (Lactuca sativa L.) é a hortaliça folhosa mais comercializada e consumida in natura do Brasil. A alface tipo americana, também conhecida popularmente como alfacerepolhuda, destaca-se dentre as outras variedades pela sua textura crocante, excelente palatabilidade, maior vida pós-colheita e resistência à desidratação provocada pelo calor. Este trabalho teve por objetivo caracterizar, avaliar e selecionar cultivares de alface do grupo americana em função de seu desempenho produtivo. Dois experimentos foram conduzidos em solo do tipo Latossolo Amarelo Distrófico em uma área rural do município Presidente Figueiredo - AM, nos períodos de 08/04 a 15/06 e de 08/09 a 10/11 de 2011, correspondentes as épocas de ocorrências das estações chuvosa e seca na Amazônia Central. No período chuvoso o experimento foi conduzido com 20 cultivares em canteiros comuns e canteiros protegidos com filme plástico dupla face (preto/prata). No período da estação seca, foram usadas 19 cultivares, conduzidas em canteiros comuns e canteiros com cobertura de serragem de madeira (SM). Em ambos os experimentos foram adotados esquemas fatoriais e teste de comparação de médias de Scott-Knott. Os resultados sobre os caracteres qualitativos e quantitativos avaliados nas diferentes épocas de plantio permitiram distinguir cultivares com bom desempenho produtivo associado aos padrões de qualidade e estabilidade morfológica. Na estação chuvosa, as plantas cultivadas em canteiros cobertos por filme plástico dupla face foram melhores em sanidade, altura, numero de folhas, diâmetro da cabeça e rendimento de matéria fresca comercial que aquelas cultivadas em canteiros sem o uso do mulching. Na estação seca, o cultivo das plantas em canteiros com uso de SM como cobertura dos canteiros, mostrou-se mais eficiente significativamente em relação àquelas cultivadas em canteiros convencionais, nas características de sanidade, massa fresca comercial, numero de folhas e comprimento do caule. Entretanto, nos dois sistemas de cultivo empregados para produção de alface do grupo americana em diferentes épocas do ano, as cultivares Gloriosa, Havassu, Healtmaster, Kaiser e Lucy Bronw, foram as que melhor se adaptaram às condições edafoclimáticas do município de Presidente Figueiredo e são indicadas para o cultivo aos agricultores da região.

Área de concentração : Ciências Biológicas, Agrárias e Humanas

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha