Previsão de ganho genético nas propriedades da madeira de Eucalyptus avaliadas em amostragens destrutivas e não destrutivas / Adelson Nascimento Oliveira.

Por: Oliveira, Adelson NascimentoColaborador(es):Rosado, Sebastião Carlos da Silva [Orientador]Detalhes da publicação: Lavras [s.n.] 2005Notas: ii, 78 fAssunto(s): Eucalipto -- Melhoramento genético | Madeira -- PropriedadesClassificação Decimal de Dewey: 634.97342 Nota de dissertação: Tese (doutor) - Universidade Federal de Lavras, 2005 Sumário: A avaliação das propriedades da madeira é realizada comumente por meio de amostragem destrutiva, o que demanda capital, tempo e mão-de-obra especializada. Além disto esse processo dificulta a avaliação de grandes quantidades de materiais genéticos, o que restringe a seleção e impede a obtenção de ganhos genéticos mais expressivos na qualidade da madeira. Assim, a procura por métodos de avaliações das propriedades da madeira de forma não destrutiva devem ser intensificadas. O objetivo deste estudo foi analisar a eficiência de três métodos de avaliação não destrutiva das propriedades da madeira, estimando os ganhos genéticos diretos e indiretos através de medições em árvores vivas. Para tanto foram utilizados 20 clones de Eucalyptus híbridos com 10 anos de idade, cultivados no município de Paracatu, região noroeste do Estado de Minas Gerais. O experimento foi montado em delineamento inteiramente casualizado com três repetições, sendo que cada ramete de um clone foi considerado como uma parcela amostra!. As medições não destrutivas foram avaliadas por meio do extensômetro (Growth Strain Gauge - do CIRAD­Forêt), do resistográfo (Resisto¹graph IML-500) e o aparelho de onda de tensão (Stress Wave Timer - Metriguard). Os resultados obtidos foram confrontados com os resultados obtidos dos métodos usuais de amostragem da madeira. Os resultados permitiram observar que as propriedades da madeira podem ser estimadas de maneira confiável através da avaliação não destrutiva da madeira.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Tese T 634.97342 O48p (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 06-0224

Tese (doutor) - Universidade Federal de Lavras, 2005

A avaliação das propriedades da madeira é realizada comumente por meio de amostragem destrutiva, o que demanda capital, tempo e mão-de-obra especializada. Além disto esse processo dificulta a avaliação de grandes quantidades de materiais genéticos, o que restringe a seleção e impede a obtenção de ganhos genéticos mais expressivos na qualidade da madeira. Assim, a procura por métodos de avaliações das propriedades da madeira de forma não destrutiva devem ser intensificadas. O objetivo deste estudo foi analisar a eficiência de três métodos de avaliação não destrutiva das propriedades da madeira, estimando os ganhos genéticos diretos e indiretos através de medições em árvores vivas. Para tanto foram utilizados 20 clones de Eucalyptus híbridos com 10 anos de idade, cultivados no município de Paracatu, região noroeste do Estado de Minas Gerais. O experimento foi montado em delineamento inteiramente casualizado com três repetições, sendo que cada ramete de um clone foi considerado como uma parcela amostra!. As medições não destrutivas foram avaliadas por meio do extensômetro (Growth Strain Gauge - do CIRAD­Forêt), do resistográfo (Resisto¹graph IML-500) e o aparelho de onda de tensão (Stress Wave Timer - Metriguard). Os resultados obtidos foram confrontados com os resultados obtidos dos métodos usuais de amostragem da madeira. Os resultados permitiram observar que as propriedades da madeira podem ser estimadas de maneira confiável através da avaliação não destrutiva da madeira.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha