Zoneamento da faixa tampão do Reservatório da UHE-Camargos e avaliação de sua regeneração natural / Gentil Antonio Sousa Júnior.

Por: Sousa Júnior, Gentil AntonioColaborador(es):Botelho, Soraya Alvarenga [Orientador] | Carvalho, Luis Marcelo Tavares de [Coorientador]Detalhes da publicação: Lavras : [s.n.], 2005Notas: 103 f. : ilAssunto(s): Faixa tampão | Regeneração natural | Zoneamento ambiental -- Usina Hidrelétrica de Camargos, Reservatório daClassificação Decimal de Dewey: 634.956 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Universidade Federal de Lavras, 2005 Sumário: Os objetivos deste estudo foram caracterizar e realizar um zoneamento ambiental da faixa tampão do reser;vatório da UHE de Camargos - MG, como base para definição dás estratégias de recuperação de sua vegetação nativa. Para isso, foram realizados: a) caracterização ambiental da faixa tampão; e b) caracterização e análise da vegetação natural da faixa tampão em função de variáveis ambientais. Foram utilizadas cartas planialtimétricas digitalizadas, imagens de satélite e levantamento de campo, os quais foram manipulados em um SIG por meio do programa Arcview 8.3. O banco de dados foi composto por mapas temáticos de declividade,. tipo de solos e cobertura do solo. Do cruzamento dos planos de informações foram determinados 12 estratos (3 solos, 2 declividades e 2 coberturas). Em cada um dos estratos foram lançados 4 unidades amostrais (quando possível) de 5x100 metros, sub divididas em 5 unidades de registro de 5x5 metros; nestas foram inventariados todos os indivíduos com altura superior a 0,05 metro até um DAP de 15 cm. Para comparação do perfil florístico da regeneração natural dos 12 extratos foi realizado uma analise de agrupamento (Cluster). Cerca de 71% da faixa tampão apresenta relevo plano a ondulado. Os tipos de solo predominantes na faixa tampão são os cambissolos, litossolos e Latossolos. Na faixa tampão foi observado a ocorrência de seis classes de cobertura do solo: vegetação arbórea (matas remanescentes), Campo, Cerrado/capoeira (capoeira, campo cerrado e cerrado), pastagem plantada e agricultura. Cerca de 55% da faixa tampão tem interferência antrópica direta sendo ocupada por pastagem, agricultura e áreas de Campo (utilizadas como pastagem para o gado).
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 634.956 S725z (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 05-0490

Dissertação (mestre) - Universidade Federal de Lavras, 2005

Os objetivos deste estudo foram caracterizar e realizar um zoneamento ambiental da faixa tampão do reser;vatório da UHE de Camargos - MG, como base para definição dás estratégias de recuperação de sua vegetação nativa. Para isso, foram realizados: a) caracterização ambiental da faixa tampão; e b) caracterização e análise da vegetação natural da faixa tampão em função de variáveis ambientais. Foram utilizadas cartas planialtimétricas digitalizadas, imagens de satélite e levantamento de campo, os quais foram manipulados em um SIG por meio do programa Arcview 8.3. O banco de dados foi composto por mapas temáticos de declividade,. tipo de solos e cobertura do solo. Do cruzamento dos planos de informações foram determinados 12 estratos (3 solos, 2 declividades e 2 coberturas). Em cada um dos estratos foram lançados 4 unidades amostrais (quando possível) de 5x100 metros, sub divididas em 5 unidades de registro de 5x5 metros; nestas foram inventariados todos os indivíduos com altura superior a 0,05 metro até um DAP de 15 cm. Para comparação do perfil florístico da regeneração natural dos 12 extratos foi realizado uma analise de agrupamento (Cluster). Cerca de 71% da faixa tampão apresenta relevo plano a ondulado. Os tipos de solo predominantes na faixa tampão são os cambissolos, litossolos e Latossolos. Na faixa tampão foi observado a ocorrência de seis classes de cobertura do solo: vegetação arbórea (matas remanescentes), Campo, Cerrado/capoeira (capoeira, campo cerrado e cerrado), pastagem plantada e agricultura. Cerca de 55% da faixa tampão tem interferência antrópica direta sendo ocupada por pastagem, agricultura e áreas de Campo (utilizadas como pastagem para o gado).

Área de concentração: Manejo Ambiental.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha