Estudos tecnológicos da polpação kraft de Didymopanax morototoni (Aubl.) Dcne & Planch (Morototó) e Cedrelinga catenaeformis Sucke (Cedrorana) / Francisco Juvenal Lima Frazão.

Por: Frazão, Francisco Juvenal LimaColaborador(es):Gomide, José Lívio [Orientador]Detalhes da publicação: Viçosa : [s.n.], 1983Notas: 102 f. : ilAssunto(s): Cedrorana | Celulose sulfato | Morototó | Polpação por sulfatoClassificação Decimal de Dewey: 634.97 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Universidade Federal de Viçosa, 1983 Sumário: Foram estudadas duas espécies tropicais da região amazônica, o morototó, Didymopanax morototoni (Aubl.) Dcne & Planch, e a cedrorana, Cedrelinga catenaeformis Ducke, com o objetivo de avaliar suas potencialidades para a produção de celulose pelo processo Kraft. O eucalyptus grandis, espécie largamente utilizada no Brasil na produção de celulose, foi também analisado, para efeito de comparação. Estudo de deslignificação, com o emprego de diferentes álcalis ativos, demonstraram, por meio de equações matemáticas obtidas através de análise de regressão, maior exigência de álcali das madeiras amazônicas para a obtenção de um mesmo nível de deslignificação. Maior resistência à tração e maior resistência ao rasgo foram apresentadas pelo morototó e pelo E. grandis, respectivamente. As três espécies apresentaram valores similares de resistência ao arrebentamento e ao alongamento. Esses resultados demostram que as madeiras de cedrorana e de morototó são de boa qualidade para a produção de celulose kraft.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 634.97 F848e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-1053

Dissertação (mestre) - Universidade Federal de Viçosa, 1983

Foram estudadas duas espécies tropicais da região amazônica, o morototó, Didymopanax morototoni (Aubl.) Dcne & Planch, e a cedrorana, Cedrelinga catenaeformis Ducke, com o objetivo de avaliar suas potencialidades para a produção de celulose pelo processo Kraft. O eucalyptus grandis, espécie largamente utilizada no Brasil na produção de celulose, foi também analisado, para efeito de comparação. Estudo de deslignificação, com o emprego de diferentes álcalis ativos, demonstraram, por meio de equações matemáticas obtidas através de análise de regressão, maior exigência de álcali das madeiras amazônicas para a obtenção de um mesmo nível de deslignificação. Maior resistência à tração e maior resistência ao rasgo foram apresentadas pelo morototó e pelo E. grandis, respectivamente. As três espécies apresentaram valores similares de resistência ao arrebentamento e ao alongamento. Esses resultados demostram que as madeiras de cedrorana e de morototó são de boa qualidade para a produção de celulose kraft.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha