Germinaçao de sementes e conservaçao de plântulas de pupunha (Bactris gasipaes Kunth) / Anita Rocio Jarama Vilcarromero.

Por: Jarama Vilcarromero, Anita RocioColaborador(es):Ferreira, Sidney Alberto do NascimentoDetalhes da publicação: Manaus: [s.n.], 2009Notas: ix, 40 f. : ilAssunto(s): Bactris gasipaes | Sementes recalcitrantes | Armazenamento de plântulas | PupunhaClassificação Decimal de Dewey: 634.9745 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertaçao (mestrado)--INPA/UFAM, Manaus, 2009. Sumário: Este trabalho teve por objetivo avaliar a germinaçao de sementes e a conservaçao de plântulas de pupunha (Bactris gasipaes Kunth), sob diferentes condiçoes. O estudo foi desenvolvido em três ensaios independentes: a) Germinaçao em funçao do tipo e da condiçao do substrato - delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5 (substratos: serragem de madeira; vermiculita expandida; casca de arroz; Plantmax; e fibra de coco triturada) X 4 (proporçoes de água: 50%, 60%, 70% e 80%, em relaçao à massa do substrato seco) x 2 (temperaturas: 26ºC; e 20ºC), com quatro repetiçoes; b) Germinaçao em funçao do pré-tratamento com acetileno - delineamento experimental inteiramente ao acaso em esquema fatorial 4 (concentraçoes de acetileno: 10, 20, 30 e 40 g/m3 de CaC2) X 3 (períodos de incubaçao: 6, 12 e 24 horas), mais um tratamento adicional (testemunha, sem pré-tratamento), com quatro repetiçoes ; c) Conservaçao de plântulas em funçao do substrato e da temperatura - delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3 (estádios de plântula: botao germinativo; lígula; e primeira bainha) x 3 (substratos: serragem de madeira; vermiculita expandida; fibra de coco triturada) x 3 (temperaturas: 26ºC, 20ºC e 15ºC), com quatro repetiçoes. As sementes de pupunha tiveram melhor desempenho germinativo em sacos plásticos fechados, quando foi utilizada a vermiculita com substrato, esta contendo ao redor de 58,9% de grau de umidade, sob condiçao ambiente (26ºC). A utilizaçao do carbureto de cálcio (acetileno) nao proporcionou resultados satisfatórios quanto à aceleraçao da germinaçao de sementes de pupunha, chegando a promover certo grau de anomalias nas plântulas obtidas. As plântulas de pupunha conservaram-se melhor quando no estádio de ''primeira bainha'', nos substratos vermiculita e serragem de madeira, cada um com grau de umidade de 40%, sob a temperatura de 15ºC.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 634.9745 J37g (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 10-0176

Dissertaçao (mestrado)--INPA/UFAM, Manaus, 2009.

Este trabalho teve por objetivo avaliar a germinaçao de sementes e a conservaçao de plântulas de pupunha (Bactris gasipaes Kunth), sob diferentes condiçoes. O estudo foi desenvolvido em três ensaios independentes: a) Germinaçao em funçao do tipo e da condiçao do substrato - delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5 (substratos: serragem de madeira; vermiculita expandida; casca de arroz; Plantmax; e fibra de coco triturada) X 4 (proporçoes de água: 50%, 60%, 70% e 80%, em relaçao à massa do substrato seco) x 2 (temperaturas: 26ºC; e 20ºC), com quatro repetiçoes; b) Germinaçao em funçao do pré-tratamento com acetileno - delineamento experimental inteiramente ao acaso em esquema fatorial 4 (concentraçoes de acetileno: 10, 20, 30 e 40 g/m3 de CaC2) X 3 (períodos de incubaçao: 6, 12 e 24 horas), mais um tratamento adicional (testemunha, sem pré-tratamento), com quatro repetiçoes ; c) Conservaçao de plântulas em funçao do substrato e da temperatura - delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3 (estádios de plântula: botao germinativo; lígula; e primeira bainha) x 3 (substratos: serragem de madeira; vermiculita expandida; fibra de coco triturada) x 3 (temperaturas: 26ºC, 20ºC e 15ºC), com quatro repetiçoes. As sementes de pupunha tiveram melhor desempenho germinativo em sacos plásticos fechados, quando foi utilizada a vermiculita com substrato, esta contendo ao redor de 58,9% de grau de umidade, sob condiçao ambiente (26ºC). A utilizaçao do carbureto de cálcio (acetileno) nao proporcionou resultados satisfatórios quanto à aceleraçao da germinaçao de sementes de pupunha, chegando a promover certo grau de anomalias nas plântulas obtidas. As plântulas de pupunha conservaram-se melhor quando no estádio de ''primeira bainha'', nos substratos vermiculita e serragem de madeira, cada um com grau de umidade de 40%, sob a temperatura de 15ºC.

Area de concentraçao: Biodiversidade Vegetal da Amazônia, Reproduçao e Crescimento de Vegetais.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha