Condicionamento de sementes florestais visando a recuperação de áreas degradadas pela exploração petrolífera na Amazônia brasileira / Geângelo Petene Calvi.

Por: Calvi, Geângelo PeteneColaborador(es):Vieira, Gil | Ferraz, Isolde Dorothea KDetalhes da publicação: Manaus : [s.n.], 2008Notas: x, 95 f. : il. (algumas color.)Assunto(s): ãreas degradadas -- Recuperação -- Coari (AM) | Germinação -- Técnica de nucleação | Semeadura direta | Parkia multijuga | Jacaranda copaiaClassificação Decimal de Dewey: 634.956 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2008 Sumário: Esta dissertação é dividida em duas etapas. Na primeira etapa, três áreas degradadas pela exploração petrolífera na Base Operacional Geólogo Pedro de Moura (BOGPM), município de Coari, AM, foram selecionadas para avaliar a revegetação após a instalação de (a) poleiros artificiais, (b) transposição do top-soil e (c) enleiramento de galhos mortos. Os resultados preliminares indicam um significante aumento na densidade de plântulas após a transposição do top-soil, enquanto as demais técnicas não apresentaram alteração quando comparadas com o controle nos primeiros quatro meses após a instalação do experimento. Com o objetivo de acelerar a recuperação destas áreas utilizando também a semeadura direta, a segunda parte desta dissertação foi dedicada ao aprimoramento da técnica de condicionamento de sementes de duas espécies arbóreas de floresta de terra-firme da Amazônia. Sementes de Parkia multijuga Benth foram embebidas a diferentes níveis de hidratação em câmara fria (15 ºC) antes de serem secadas a 25 ± 1 ºC e 64 ± 2 % UR utilizando o hidrocondicionamento pela submersão em água aerada e o matricondicionamento entre panos úmidos. Somente sementes submetidas ao matricondicionamento apresentaram incrementos significativos na taxa e na velocidade do processo germinativo, porém, devido à imprecisão na inferência do teor de água nas sementes após períodos pré-estabelecidos de embebição e dificuldades no manuseio das sementes utilizando panos úmidos, fez-se necessário o aprimoramento da técnica. Na seqüência foi realizado o matricondicionamento em sacos plásticos contendo vermiculita úmida (1 g de vermiculita para 2,5 g de água) a 15 ºC utilizando sementes de P. multijuga e Jacaranda copaia (Aubl.) D. Don. Esta técnica aumentou significativamente a germinação tanto em porcentagem quanto em velocidade de sementes de baixa qualidade de ambas as espécies. Embebição por 4 horas aumentou o desempenho germinativo de J. copaia de 24 % (Tempo Médio de Germinação - TMG 30,0 d) para 48 % (TMG 28,4 d); e embebição por 2 dias de sementes de P. multijuga aumentou o desempenho de 63 % (TMG 23,2 d) para 82 % (TMG 20,7 d). Apesar da necessidade de testar outros lotes de sementes para a criação de um protocolo para a técnica, o matricondicionamento de sementes apresentou benefícios sobre o desempenho das sementes das duas espécies florestais testadas.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 634.956 C168c (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 09-0429

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2008

Esta dissertação é dividida em duas etapas. Na primeira etapa, três áreas degradadas pela exploração petrolífera na Base Operacional Geólogo Pedro de Moura (BOGPM), município de Coari, AM, foram selecionadas para avaliar a revegetação após a instalação de (a) poleiros artificiais, (b) transposição do top-soil e (c) enleiramento de galhos mortos. Os resultados preliminares indicam um significante aumento na densidade de plântulas após a transposição do top-soil, enquanto as demais técnicas não apresentaram alteração quando comparadas com o controle nos primeiros quatro meses após a instalação do experimento. Com o objetivo de acelerar a recuperação destas áreas utilizando também a semeadura direta, a segunda parte desta dissertação foi dedicada ao aprimoramento da técnica de condicionamento de sementes de duas espécies arbóreas de floresta de terra-firme da Amazônia. Sementes de Parkia multijuga Benth foram embebidas a diferentes níveis de hidratação em câmara fria (15 ºC) antes de serem secadas a 25 ± 1 ºC e 64 ± 2 % UR utilizando o hidrocondicionamento pela submersão em água aerada e o matricondicionamento entre panos úmidos. Somente sementes submetidas ao matricondicionamento apresentaram incrementos significativos na taxa e na velocidade do processo germinativo, porém, devido à imprecisão na inferência do teor de água nas sementes após períodos pré-estabelecidos de embebição e dificuldades no manuseio das sementes utilizando panos úmidos, fez-se necessário o aprimoramento da técnica. Na seqüência foi realizado o matricondicionamento em sacos plásticos contendo vermiculita úmida (1 g de vermiculita para 2,5 g de água) a 15 ºC utilizando sementes de P. multijuga e Jacaranda copaia (Aubl.) D. Don. Esta técnica aumentou significativamente a germinação tanto em porcentagem quanto em velocidade de sementes de baixa qualidade de ambas as espécies. Embebição por 4 horas aumentou o desempenho germinativo de J. copaia de 24 % (Tempo Médio de Germinação - TMG 30,0 d) para 48 % (TMG 28,4 d); e embebição por 2 dias de sementes de P. multijuga aumentou o desempenho de 63 % (TMG 23,2 d) para 82 % (TMG 20,7 d). Apesar da necessidade de testar outros lotes de sementes para a criação de um protocolo para a técnica, o matricondicionamento de sementes apresentou benefícios sobre o desempenho das sementes das duas espécies florestais testadas.

ãrea de concentração: Silvicultura Tropical.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha