Função ecológica de espécies arbóreas (Vismia guianensis (Aubl.) Choisy, Inga edulis Mart. e Inga sp.) na sucessão vegetal em áreas degradadas pela exploração petrolífera, na região de Urucu (AM) / Lianna da Castro Molinaro.

Por: Molinaro, Lianna de CastroColaborador(es):Vieira, Gil [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus : [s.n.], 2005Notas: 80 f. : ilAssunto(s): Ecologia florestal -- Coari (AM) | Regeneração natural | Sucessão vegetalClassificação Decimal de Dewey: 634.956 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2005 Sumário: Foi estudada a regeneração natural em clareiras artificiais, durante um período de 11 meses, sob indivíduos plantados de Inga edulis, Inga sp. e Vismia guianensis na Província Petrolífera de Ucuru, município de Coari-Amazonas, Brasil (04°53'8 e 65°11'W). A distribuição das espécies de plântulas foi correlacionada em relação aos fatores ambientais analisados (propriedades físico-químicas do solo e irradiância) procedendo-se à análise de correspondência canônica destendenciosa (DCCA). Ao todo foram amostrados 85 indivíduos (40 de Inga edulis e Inga sp. e 45 de Vismia guianensis), distribuídos em nove clareiras, de três anos, quatro e dez anos, cada uma com três repetições. As famílias mais representativas (número de gêneros) foram: Leg. Mimosoideae (11 gêneros), Melastomatacea e Myrtaceae (cinco gêneros), Leg. Caesalpinioideae e Apocynaceae (quatro gêneros). A riqueza florística sob os indivíduos de Inga edulis, Inga sp. e Vismia guianensis foi maior nas clareiras mais antigas, diminuindo em direção às clareiras mais jovens e durante a época menos chuvosa do ano. Ao redor dos indivíduos de Inga sp. houve um número maior de espécies de plântulas com alta densidade e uma maior riqueza florística, sendo que as clareiras de 4 anos foram as que apresentaram o maior adensamento. O número de espécies de plântulas que sobreviveram até o final do experimento foi maior sob os indivíduos de Inga sp. e aumentou de acordo com a idade das clareiras. A regeneração natural nas clareiras mais antigas apresentou uma maior riqueza florística, menor densidade, e uma menor taxa de recrutamento, bem como na regeneração natural ao redor dos indivíduos de Inga sp. há uma maior coexistência das plântulas estabelecidas em relação aos recursos disponíveis. Para a regeneração sob as árvores de Inga edulis e Inga sp. o teste de Monte Carlo não foi significativo, impossibilitando a segregação das espécies colonizadoras ao longo das características edafo-climáticas. Na colonização sob as árvores de Vismia guianensis formaram-se quatro grandes grupos de espécies correlacionados aos eixos abióticos, indicando a coexistência das plântulas pelo compartilhamento de nichos. Os fatores limitantes de maior importância para o desenvolvimento das plântulas foram a alta irradiância e o déficit hídrico. Os indivíduos de Inga edulis e Inga sp. proporcionaram melhores condições (aumento da matéria orgânica do solo, maiores sombreamento e teor de nitrogênio) para regeneração natural sob suas árvores.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 634.956 M722f (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 05-0353
Livro Livro
Dissertação T 634.956 M722f (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 05-0354

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2005

Foi estudada a regeneração natural em clareiras artificiais, durante um período de 11 meses, sob indivíduos plantados de Inga edulis, Inga sp. e Vismia guianensis na Província Petrolífera de Ucuru, município de Coari-Amazonas, Brasil (04°53'8 e 65°11'W). A distribuição das espécies de plântulas foi correlacionada em relação aos fatores ambientais analisados (propriedades físico-químicas do solo e irradiância) procedendo-se à análise de correspondência canônica destendenciosa (DCCA). Ao todo foram amostrados 85 indivíduos (40 de Inga edulis e Inga sp. e 45 de Vismia guianensis), distribuídos em nove clareiras, de três anos, quatro e dez anos, cada uma com três repetições. As famílias mais representativas (número de gêneros) foram: Leg. Mimosoideae (11 gêneros), Melastomatacea e Myrtaceae (cinco gêneros), Leg. Caesalpinioideae e Apocynaceae (quatro gêneros). A riqueza florística sob os indivíduos de Inga edulis, Inga sp. e Vismia guianensis foi maior nas clareiras mais antigas, diminuindo em direção às clareiras mais jovens e durante a época menos chuvosa do ano. Ao redor dos indivíduos de Inga sp. houve um número maior de espécies de plântulas com alta densidade e uma maior riqueza florística, sendo que as clareiras de 4 anos foram as que apresentaram o maior adensamento. O número de espécies de plântulas que sobreviveram até o final do experimento foi maior sob os indivíduos de Inga sp. e aumentou de acordo com a idade das clareiras. A regeneração natural nas clareiras mais antigas apresentou uma maior riqueza florística, menor densidade, e uma menor taxa de recrutamento, bem como na regeneração natural ao redor dos indivíduos de Inga sp. há uma maior coexistência das plântulas estabelecidas em relação aos recursos disponíveis. Para a regeneração sob as árvores de Inga edulis e Inga sp. o teste de Monte Carlo não foi significativo, impossibilitando a segregação das espécies colonizadoras ao longo das características edafo-climáticas. Na colonização sob as árvores de Vismia guianensis formaram-se quatro grandes grupos de espécies correlacionados aos eixos abióticos, indicando a coexistência das plântulas pelo compartilhamento de nichos. Os fatores limitantes de maior importância para o desenvolvimento das plântulas foram a alta irradiância e o déficit hídrico. Os indivíduos de Inga edulis e Inga sp. proporcionaram melhores condições (aumento da matéria orgânica do solo, maiores sombreamento e teor de nitrogênio) para regeneração natural sob suas árvores.

Área de concetração: Ciências de Florestas Tropicais.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha