Uso de microrganismos eficazes e de adubação orgânica e mineral no crescimento de mudas de sucupira amarela (Enterolobium schomburgkii Benth) e de sumaúma (Ceiba petranda (L..) Gaertn), em condições de viveiro no Amazonas / Mary Jane Brandão de Almeida.

Por: Almeida, Mary Jane Brandão deColaborador(es):Oliveira, Luiz Antonio deDetalhes da publicação: 2000Notas: 101 fAssunto(s): Árvores -- Mudas | Enterolobium schomburgkii -- Mudas | Ceiba petandra -- Mudas | Ecofisiologia vegetalClassificação Decimal de Dewey: 634.95 Nota de dissertação: Dissertação (mestrado)--INPA/UFAM, Manaus, 2000. Sumário: A política de desenvolvimento da Amazônia tem acelerado o processo de degradação da cobertura florestal de terra firme e os impactos ambientais têm sido superiores à geração de conhecimentos. A produção de mudas de espécies florestais é de fundamental importância para o enriquecimento florestal nas áreas exploradas. Foram realizados dois experimentos de viveiro com o objetivo de avaliar o uso dos microrganismos eficazes (E.M.), aliado a diferentes tipos de adubos químicos e orgânicos, no desenvolvimento de mudas de sucupira amarela (Enterolobium Schomburgkii Benth.) e sumaúma (Ceiba pentandra (L.) Gaertn). Os principais resultados obtidos foram: as mudas cultivadas no latossolo da floresta mostraram um desenvolvimento superior às mudas cultivadas em solo degradado. O tratamento capim + E.M. no solo da floresta foi letal para as mudas de sucupira amarela. Os tratamentos NPK e NPK + E.M. proporcionaram os maiores valores médios de crescimento das plantas nos dois tipos de solo e na maioria das variáveis avaliadas. O efeito positivo foi proveniente da adubação com NPK, uma vez que os latossolos utilizados apresentaram baixa fertilidade. Em condições de viveiro, o E.M. proporcionou modificações positivas na composição química do solo de floresta. No entanto, essas modificações pouco contribuíram para um melhor desenvolvimento das plantas.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 634.95 A447u (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 04-0109
Livro Livro
Dissertação T 634.95 A447u (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 04-0110

Dissertação (mestrado)--INPA/UFAM, Manaus, 2000.

A política de desenvolvimento da Amazônia tem acelerado o processo de degradação da cobertura florestal de terra firme e os impactos ambientais têm sido superiores à geração de conhecimentos. A produção de mudas de espécies florestais é de fundamental importância para o enriquecimento florestal nas áreas exploradas. Foram realizados dois experimentos de viveiro com o objetivo de avaliar o uso dos microrganismos eficazes (E.M.), aliado a diferentes tipos de adubos químicos e orgânicos, no desenvolvimento de mudas de sucupira amarela (Enterolobium Schomburgkii Benth.) e sumaúma (Ceiba pentandra (L.) Gaertn). Os principais resultados obtidos foram: as mudas cultivadas no latossolo da floresta mostraram um desenvolvimento superior às mudas cultivadas em solo degradado. O tratamento capim + E.M. no solo da floresta foi letal para as mudas de sucupira amarela. Os tratamentos NPK e NPK + E.M. proporcionaram os maiores valores médios de crescimento das plantas nos dois tipos de solo e na maioria das variáveis avaliadas. O efeito positivo foi proveniente da adubação com NPK, uma vez que os latossolos utilizados apresentaram baixa fertilidade. Em condições de viveiro, o E.M. proporcionou modificações positivas na composição química do solo de floresta. No entanto, essas modificações pouco contribuíram para um melhor desenvolvimento das plantas.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha