Caracterização do banco de sementes de três estádios de uma sucessão vegetal na zona da mata de Minas Gerais / Newton Leal Filho.

Por: Leal Filho, NewtonColaborador(es):Reis, Maria das Graças Ferreira [Orientador]Detalhes da publicação: 1992Notas: 116 f. : ilAssunto(s): Bancos de sementes -- Mata, Zona da (MG)Classificação Decimal de Dewey: 634.9562 Nota de dissertação: Dissertação (mestrado)- Universidade Federal de Viçosa, 1992. Sumário: Foi estudado, do ponto de vista quantitativo e qualitativo, o banco de sementes de um pasto abandonado, de uma capoeira e de uma floresta secundária madura, que constituem três fases de desenvolvimento ou estádios serais característicos da regeneração natural da Floresta Atlântica. Além disso, estudou-se a importância da manta orgânica presente no piso da floresta e do nível de sombreamento sobre a germinação das sementes de árvores, arbustos e ervas, cipós e gramíneas nos três estádios serais. O estoque de sementes no solo das gramíneas, cipós, arbustos e ervas foi analisado quantitativamente, enquanto o de árvores foi analisado do ponto de vista qualitativo e quantitativo. O trabalho objetivou fornecer informações básicas para uma maior compreensão do processo da regeneração natural, que pode ser útil no desenvolvimento de sistemas de manejo sustentável aplicáveis a essas formações secundárias. Os dados referentes ao banco de sementes foram obtidos no período de 161 dias, por meio de identificação e contagens quinzenais das plântulas germinadas de amostras de solo superficial coletadas em cada um dos estádios serais. As amostras de solo foram coletadas com e sem a manta orgânica e, no viveiro, colocadas para germinar sob 0 e 70e sombreamento. Os resultados obtidos permitiram concluir que: a) o número total de sementes, bem como o número de sementes de gramíneas presentes no solo, decresceu do pasto para a floresta secundária madura; b) o número de sementes de arbustos e ervas decresceu no sentido capoeira, floresta secundária e pasto; c) o número de sementes de cipós foi maior no pasto, porém a variabilidade dos dados e o pequeno número de sementes germinadas não permitiram conclusões seguras sobre sua ocorrência nos demais estádios; d) o banco de sementes das ;espécies arbóreas foi maior e mais rico floristicamente na floresta secundária madura e muito semelhante na capoeira e no pasto; e) o banco de sementes dos três estádios serais constituiu-se basicamente de sementes de espécies arbóreas pioneiras e secundárias tardias, não tendo sido observadas sementes das espécies representativas da floresta priméria; f) a germinação das diferentes formas de vida vegetal (árvores, arbustos, gramíneas e cipós) foi influenciada pelo nível de sombreamento e g) a manta orgânica apresenta importância diferenciada para o banco de sementes presentes em cada estádio seral.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)

Dissertação (mestrado)- Universidade Federal de Viçosa, 1992.

Foi estudado, do ponto de vista quantitativo e qualitativo, o banco de sementes de um pasto abandonado, de uma capoeira e de uma floresta secundária madura, que constituem três fases de desenvolvimento ou estádios serais característicos da regeneração natural da Floresta Atlântica. Além disso, estudou-se a importância da manta orgânica presente no piso da floresta e do nível de sombreamento sobre a germinação das sementes de árvores, arbustos e ervas, cipós e gramíneas nos três estádios serais. O estoque de sementes no solo das gramíneas, cipós, arbustos e ervas foi analisado quantitativamente, enquanto o de árvores foi analisado do ponto de vista qualitativo e quantitativo. O trabalho objetivou fornecer informações básicas para uma maior compreensão do processo da regeneração natural, que pode ser útil no desenvolvimento de sistemas de manejo sustentável aplicáveis a essas formações secundárias. Os dados referentes ao banco de sementes foram obtidos no período de 161 dias, por meio de identificação e contagens quinzenais das plântulas germinadas de amostras de solo superficial coletadas em cada um dos estádios serais. As amostras de solo foram coletadas com e sem a manta orgânica e, no viveiro, colocadas para germinar sob 0 e 70e sombreamento. Os resultados obtidos permitiram concluir que: a) o número total de sementes, bem como o número de sementes de gramíneas presentes no solo, decresceu do pasto para a floresta secundária madura; b) o número de sementes de arbustos e ervas decresceu no sentido capoeira, floresta secundária e pasto; c) o número de sementes de cipós foi maior no pasto, porém a variabilidade dos dados e o pequeno número de sementes germinadas não permitiram conclusões seguras sobre sua ocorrência nos demais estádios; d) o banco de sementes das ;espécies arbóreas foi maior e mais rico floristicamente na floresta secundária madura e muito semelhante na capoeira e no pasto; e) o banco de sementes dos três estádios serais constituiu-se basicamente de sementes de espécies arbóreas pioneiras e secundárias tardias, não tendo sido observadas sementes das espécies representativas da floresta priméria; f) a germinação das diferentes formas de vida vegetal (árvores, arbustos, gramíneas e cipós) foi influenciada pelo nível de sombreamento e g) a manta orgânica apresenta importância diferenciada para o banco de sementes presentes em cada estádio seral.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha