Aspectos silviculturais de componentes arbóreos de sistemas agroflorestais no norte de Rondônia / José Maria Thomaz Menzes.

Por: Menezes, José Maria ThomazColaborador(es):Aguiar, Ivor Bergemann de [Coorientador] | Valeri, Sérgio Valiengo [Orientador]Detalhes da publicação: 2003Notas: 91 f. : il. colorAssunto(s): Sistemas agroflorestais -- Rondônia | Árvores -- Crescimento | Silvicultura -- RondôniaClassificação Decimal de Dewey: 634.95 Nota de dissertação: Tese (doutorado)-- Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", 2003. Sumário: Foram efetuados os seguintes estudos: a) Sobrevivência e taxa de crescimento de nove espécies arbóreas em plantios agroflorestais em propriedades rurais no Norte de Rondônia. As espécies estudadas foram: açaí (Euterpe oleraceae), pupunha (Bactris gasipaes), bandarra (Schizolobium amazonicum), cedro-rosa (Cedrela odorata), freijó-louro (Cordia alliodora), mogno (Swietenia macrophylla), teca (Tectona grandis), ip-roxo (Tabebuia sp) e virola (Virola surinamensis). A pupunha, a bandarra, o freijó-louro, o cedro-rosa, o mogno, a teca e o ipê-roxo revelaram-se potenciais para uso agroflorestal na região de abrangência do estudo; b) Crescimento em altura, diâmetro e volume cilíndrico de bandarra, freijó-louro, ipê-roxo e teca aos 3,5 anos de idade em quatro plantios. A bandarra e a teca mostraram-se superiores nesses parâmetros em quase todos os plantios; c) Efeitos de características físico-químicas do solo e do controle das plantas daninhas no crescimento em altura da pupunha, do cedro-rosa e do freijó-louro. As variações na altura dessas espécies foram explicadas por variações nos atributos físico-químicos do solo e intensidade de controle das plantas daninhas; d) Comparação entre os atributos físico-químicos do solo de sete sistemas agroflorestais e florestas remanescentes adjacentes, na camada de 0-20 cm. Os solos dos sistemas agroflorestais apresentaram pH mais elevado e teores de cálcio e magnésio superiores aos das florestas remanescentes adjacentes.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Tese T 634.95 M543a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 04-0005

Tese (doutorado)-- Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", 2003.

Foram efetuados os seguintes estudos: a) Sobrevivência e taxa de crescimento de nove espécies arbóreas em plantios agroflorestais em propriedades rurais no Norte de Rondônia. As espécies estudadas foram: açaí (Euterpe oleraceae), pupunha (Bactris gasipaes), bandarra (Schizolobium amazonicum), cedro-rosa (Cedrela odorata), freijó-louro (Cordia alliodora), mogno (Swietenia macrophylla), teca (Tectona grandis), ip-roxo (Tabebuia sp) e virola (Virola surinamensis). A pupunha, a bandarra, o freijó-louro, o cedro-rosa, o mogno, a teca e o ipê-roxo revelaram-se potenciais para uso agroflorestal na região de abrangência do estudo; b) Crescimento em altura, diâmetro e volume cilíndrico de bandarra, freijó-louro, ipê-roxo e teca aos 3,5 anos de idade em quatro plantios. A bandarra e a teca mostraram-se superiores nesses parâmetros em quase todos os plantios; c) Efeitos de características físico-químicas do solo e do controle das plantas daninhas no crescimento em altura da pupunha, do cedro-rosa e do freijó-louro. As variações na altura dessas espécies foram explicadas por variações nos atributos físico-químicos do solo e intensidade de controle das plantas daninhas; d) Comparação entre os atributos físico-químicos do solo de sete sistemas agroflorestais e florestas remanescentes adjacentes, na camada de 0-20 cm. Os solos dos sistemas agroflorestais apresentaram pH mais elevado e teores de cálcio e magnésio superiores aos das florestas remanescentes adjacentes.

Área de concentração: Produção Vegetal.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha