Crescimento, conversão da energia solar e nodulação da soja (Glycine max (L.)Merrill) sob quatro níveis de radiação solar, em Viçosa, Minas Gerais / Elena Melges.

Por: Melges, ElenaColaborador(es):Lopes, Nei Fernandes [Orientador]Detalhes da publicação: Viçosa: [s.n.], 1983Notas: xiii78 f.: ilAssunto(s): Soja | Radiação solarClassificação Decimal de Dewey: T 633.34 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Universidade Federal de Viçosa, 1983 Sumário: No presente experimento, realizado em condições de campo, foi estudada a influência de diversos níveis de radiação solar no crescimento, conversão da energia solar e nodulação da soja (Glycine max (L.) Merrill), bem como suas implicações na produtividade da cultura. As telas usadas para regular o nível de radiação alteraram a qualidade da luz incidente sobre as plantas. No entanto, a temperatura e a umidade relativa do ar não foram modificadas, embora a temperatura da copa das plantas tenha decrescido com o sombreamento. A redução da radiação solar aumentou a altura das plantas e reduziu o número de folhas, nódulos e vagens por planta. A redução da radiação solar alterou a partição de assimilados entre os diversos órgãos, mas não modificou a ordem seqüencial dos drenos metabólicos preferenciais. A matéria seca dos nódulos, raízes, caules, folhas e planta inteira decresceu com o aumento do sombreamento. No entanto, a matéria seca das vagens e das sementes não diferiu nos níveis de 100 e 70% da radiação solar. As taxas máximas de produção de matéria seca total decresceram à medida que se reduziu a radiação solar, sendo as diferenças devidas a menores taxas assimilatórias líquidas e menores índices de área foliar nas plantas sombreadas. A taxa assimilatória líquida e a taxa de crescimento relativo declinaram tanto com a ontogenia como com a redução da radiação solar. A razão de área foliar aumentou com sombreamento, em razão principalmente das variações na área foliar específica, uma vez que a razão de peso foliar não apresentou alteração sensível. A taxa assimilatória líquida e a taxa de crescimento relativo declinaram tanto com a ontogenia como com a redução da radiação solar. A razão de área foliar aumentou com sombreamento, em razão principalmente das variações na área foliar específica, uma vez que a razão de peso foliar não apresentou alteração sensível. A eficiência de conversão da energia solar em matéria seca aumentou com a redução dos níveis de radiação e decresceu com a ontogenia das plantas.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 633.34 M521c (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-1026

Dissertação (mestre) - Universidade Federal de Viçosa, 1983

No presente experimento, realizado em condições de campo, foi estudada a influência de diversos níveis de radiação solar no crescimento, conversão da energia solar e nodulação da soja (Glycine max (L.) Merrill), bem como suas implicações na produtividade da cultura. As telas usadas para regular o nível de radiação alteraram a qualidade da luz incidente sobre as plantas. No entanto, a temperatura e a umidade relativa do ar não foram modificadas, embora a temperatura da copa das plantas tenha decrescido com o sombreamento. A redução da radiação solar aumentou a altura das plantas e reduziu o número de folhas, nódulos e vagens por planta. A redução da radiação solar alterou a partição de assimilados entre os diversos órgãos, mas não modificou a ordem seqüencial dos drenos metabólicos preferenciais. A matéria seca dos nódulos, raízes, caules, folhas e planta inteira decresceu com o aumento do sombreamento. No entanto, a matéria seca das vagens e das sementes não diferiu nos níveis de 100 e 70% da radiação solar. As taxas máximas de produção de matéria seca total decresceram à medida que se reduziu a radiação solar, sendo as diferenças devidas a menores taxas assimilatórias líquidas e menores índices de área foliar nas plantas sombreadas. A taxa assimilatória líquida e a taxa de crescimento relativo declinaram tanto com a ontogenia como com a redução da radiação solar. A razão de área foliar aumentou com sombreamento, em razão principalmente das variações na área foliar específica, uma vez que a razão de peso foliar não apresentou alteração sensível. A taxa assimilatória líquida e a taxa de crescimento relativo declinaram tanto com a ontogenia como com a redução da radiação solar. A razão de área foliar aumentou com sombreamento, em razão principalmente das variações na área foliar específica, uma vez que a razão de peso foliar não apresentou alteração sensível. A eficiência de conversão da energia solar em matéria seca aumentou com a redução dos níveis de radiação e decresceu com a ontogenia das plantas.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha