O desempenho gerencial no processo de certificação florestal em uma empresa madeireira no estado do Amazonas : estudo de caso / Jaiandra da Silva Guimarães.

Por: Guimarães, Jaiandra da SilvaColaborador(es):Silva, Neliton Marques da [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus : [s.n.], 2005Notas: 64 fAssunto(s): Produtos florestais -- Certificação -- Amazonas | Manejo florestal -- AmazonasClassificação Decimal de Dewey: 634.9209811 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Universidade do Amazonas, 2005 Sumário: O objetivo deste trabalho consistiu em analisar a atuação gerencial da empresa Gethal Amazonas S. A, uma organização florestal, para averiguar seu desempenho quanto ao cumprimento das condicionantes para o sistema de Certificação Florestal. A pesquisa apresenta caráter exploratório, com avaliação dos dados de maneira realista e sistemática, e caráter fenomenológico, relacionado à intuição intelectual, estando presente à consciência do participante do processo, sendo assim, o método qualitativo foi considerado o mais adequado nessa abordagem. As técnicas utilizadas foram: pesquisa documental e entrevistas com aplicação de questionários. A Gethal vive um momento de adaptações, encontrando assim, grandes dificuldades para realização das condições impostas. O processo requer todo um planejamento financeiro e pessoal, tendo em vista demandar altos custos, necessitar da atuação ativa dos agentes envolvidos e envolver estudos complexos exigindo profissionais específicos e parcerias. O desempenho gerencial tem contribuído para o uso mais sustentável dos recursos naturais, madeireiros e não madeireiros, no entanto, como a empresa já executa o processo de certificação há 05 (cinco) anos observa-se que as disfunções encontradas pela certificadora já deveriam ter alcançado um nível de minimização mais significativo de forma a permitirem modificações concretas. A dificuldade em responder efetivamente às condicionantes impostas reside: na necessidade de um empenho mais intenso no sentido de envolver satisfatoriamente todo o público em questão com o processo da empresa, na carência de estratégias que mensure o entendimento do mesmo sobre o que é e qual a importância da Certificação, na ausência de um diagnóstico sócio participativo que saía da esfera da superficialidade e nas influências do faturamento da empresa, como flutuação do dólar, barreiras impostas por órgãos ambientais e o próprio mercado europeu que exige a marca CE (Comércio Europeu). A empresa precisa buscar maior efetividade gerencial a fim de responder satisfatoriamente às condicionantes para o bom manejo florestal.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 634.9209811 G963d (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 06-0252

Dissertação (mestre) - Universidade do Amazonas, 2005

O objetivo deste trabalho consistiu em analisar a atuação gerencial da empresa Gethal Amazonas S. A, uma organização florestal, para averiguar seu desempenho quanto ao cumprimento das condicionantes para o sistema de Certificação Florestal. A pesquisa apresenta caráter exploratório, com avaliação dos dados de maneira realista e sistemática, e caráter fenomenológico, relacionado à intuição intelectual, estando presente à consciência do participante do processo, sendo assim, o método qualitativo foi considerado o mais adequado nessa abordagem. As técnicas utilizadas foram: pesquisa documental e entrevistas com aplicação de questionários. A Gethal vive um momento de adaptações, encontrando assim, grandes dificuldades para realização das condições impostas. O processo requer todo um planejamento financeiro e pessoal, tendo em vista demandar altos custos, necessitar da atuação ativa dos agentes envolvidos e envolver estudos complexos exigindo profissionais específicos e parcerias. O desempenho gerencial tem contribuído para o uso mais sustentável dos recursos naturais, madeireiros e não madeireiros, no entanto, como a empresa já executa o processo de certificação há 05 (cinco) anos observa-se que as disfunções encontradas pela certificadora já deveriam ter alcançado um nível de minimização mais significativo de forma a permitirem modificações concretas. A dificuldade em responder efetivamente às condicionantes impostas reside: na necessidade de um empenho mais intenso no sentido de envolver satisfatoriamente todo o público em questão com o processo da empresa, na carência de estratégias que mensure o entendimento do mesmo sobre o que é e qual a importância da Certificação, na ausência de um diagnóstico sócio participativo que saía da esfera da superficialidade e nas influências do faturamento da empresa, como flutuação do dólar, barreiras impostas por órgãos ambientais e o próprio mercado europeu que exige a marca CE (Comércio Europeu). A empresa precisa buscar maior efetividade gerencial a fim de responder satisfatoriamente às condicionantes para o bom manejo florestal.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha