Comunidade arbórea-arbustiva de um continuum entre floresta paludosa e de encosta em Coqueiral, MG / Cinthia Tamara Vieira Rocha.

Por: Rocha, Cinthia Tamara VieiraColaborador(es):Carvalho, Douglas Antônio [Orientador]Detalhes da publicação: Lavras : [s.n.], 2003Notas: ii, 66 pAssunto(s): Composição florística | FitossociologiaClassificação Decimal de Dewey: 634.9 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Universidade Federal de Lavras, 2003 Sumário: Realizou-se um estudo das variações florísticas e estruturais da comunidade arbóreo-arbustiva em um fragmento de floresta constituído por um "continuum" de duas formações florestais: a Floresta Estacional Semidecidual Montana e a Floresta Estacional Semidecidual Ribeirinha com Influência Fluvial Permanente, situada nas margens de uma lagoa natural, em Coqueiral, Minas Gerais, com o objetivo de caracterizar a comunidade arbustivo-arbóreo e verificar possíveis correlações entre as variações em sua estrutura, diversidade e composição de espécies com variáveis ambientais. As espécies foram amostradas em coletas extensivas na área e intensivas dentro de 25 parcelas de 20 x 20 m, distribuídas em seis transeções, cinco das quais foram dispostas da margem do lago até a borda da mata, com distâncias entre parcelas e transeções de 20 m. Uma sexta transeção foi alocada nas porções mais baixas do terreno, onde ocorre um afloramento permanente do lençol freático. As distâncias entre parcelas e transeções nesse local foram menores e variáveis, objetivando aumentar e amostragem de espécies típicas desse ambiente denominado de mata paludosa ou de brejo. As variáveis ambientais foram obtidas pelo levantamento topográfico e análises químicas e granulométricas dos solos. Na análise dos dados, foram utilizada duas técnicas de análise multivariada: Análise componentes principais (PCA) e a análise de correspondência canônica (CCA), para conjuntos de variáveis. A lista florística apresentou 243 espécies, sendo 162 encontradas dentro das unidades amostrais. A comunidade apresentou índice de Shannon (H' de 3,49 nats/indivíduo), o qual está correlacionado com a alta dominância ecológica (J'= 0,77). Já a mata paludosa apresentou o maior índice de Shannon registrado na Região Sudeste para essa tipologia (H'= 3,49) e uma equalidade de Pielou (J'= 0,77), que indica também alta dominância ecológica. A CCA foi uma importante ferramenta que permitiu demonstrar que a distribuição das espécies foi significativamente correlacionada com as variáveis ambientais fornecidas, com influência mais forte das variáveis 'margem', 'cota' e 'drenagem'.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 634.9 R672c (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 03-0971

Dissertação (mestre) - Universidade Federal de Lavras, 2003

Realizou-se um estudo das variações florísticas e estruturais da comunidade arbóreo-arbustiva em um fragmento de floresta constituído por um "continuum" de duas formações florestais: a Floresta Estacional Semidecidual Montana e a Floresta Estacional Semidecidual Ribeirinha com Influência Fluvial Permanente, situada nas margens de uma lagoa natural, em Coqueiral, Minas Gerais, com o objetivo de caracterizar a comunidade arbustivo-arbóreo e verificar possíveis correlações entre as variações em sua estrutura, diversidade e composição de espécies com variáveis ambientais. As espécies foram amostradas em coletas extensivas na área e intensivas dentro de 25 parcelas de 20 x 20 m, distribuídas em seis transeções, cinco das quais foram dispostas da margem do lago até a borda da mata, com distâncias entre parcelas e transeções de 20 m. Uma sexta transeção foi alocada nas porções mais baixas do terreno, onde ocorre um afloramento permanente do lençol freático. As distâncias entre parcelas e transeções nesse local foram menores e variáveis, objetivando aumentar e amostragem de espécies típicas desse ambiente denominado de mata paludosa ou de brejo. As variáveis ambientais foram obtidas pelo levantamento topográfico e análises químicas e granulométricas dos solos. Na análise dos dados, foram utilizada duas técnicas de análise multivariada: Análise componentes principais (PCA) e a análise de correspondência canônica (CCA), para conjuntos de variáveis. A lista florística apresentou 243 espécies, sendo 162 encontradas dentro das unidades amostrais. A comunidade apresentou índice de Shannon (H' de 3,49 nats/indivíduo), o qual está correlacionado com a alta dominância ecológica (J'= 0,77). Já a mata paludosa apresentou o maior índice de Shannon registrado na Região Sudeste para essa tipologia (H'= 3,49) e uma equalidade de Pielou (J'= 0,77), que indica também alta dominância ecológica. A CCA foi uma importante ferramenta que permitiu demonstrar que a distribuição das espécies foi significativamente correlacionada com as variáveis ambientais fornecidas, com influência mais forte das variáveis 'margem', 'cota' e 'drenagem'.

Área de concentração: Manejo Ambiental.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha