Análise estrutural de uma floresta natural na reserva de pesquisa ecológica do INPA em Ouro Preto do Oeste, Rondonia / Edelcilio Marques Barbosa.

Por: Barbosa, Edelcilio MarquesColaborador(es):Absy, Maria Lúcia [Orientadora]Detalhes da publicação: Manaus : [s.n.], 1988Notas: 170 f. : ilAssunto(s): Distribuição diamétrica (Estatística) | Estrutura de floresta -- Ouro Preto do Oeste (RO)Classificação Decimal de Dewey: 634.9 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1988 Sumário: A estrutura da vegetação é analisada em 3 hectares de floresta natural na Reserva de Pesquisa Ecológica de Ouro Preto do Oeste - Rondônia. A importância do trabalho está relacionada aos futuros planejamentos de programas de manejo para as florestas semelhantes na região. Todas as árvores com DAP acima de 10 cm foram medidas. No estudo da regeneração natural foram medidas as plantas jovens com DAP maior ou igual a 5 cm e DAP menor que 5 cm. A floresta apresentou 1062 árvores, distribuídas em 175 diferentes espécies, 49 famílias e 130 gêneros botânicos. As famílias mais importantes foram: Leguminosae (27), Moraceae (20), Euphorbiaceae (10), Sapotaceae (10), Palmae (7), Meliaceae (6) e Lecythicaceae com 5 espécies. Entre as espécies mais importantes 51% são de alto valor comercial na região. Através da curva espécie-área, 10 subparcelas de 1000 m² foram utilizadas para a descrição da composição florística nos 3 hectares. O quociente de mistura (GM) de Jentsch foi 1:6,07, aproximadamente 6 indivíduos por espécies, indicando uma alta heterogeneidade florística. A espécie mais importante nesta floresta foi o "Babaçu" Orbignya speciosa (Mart.) Barb. Rodr. sob todos os índices calculados. Na regeneração natural foram encontrados 1544 indivíduos, pertencentes a 44 gêneros, 49 espécies e 28 famílias botânicas. A família Pteridaceae foi a mais importante no estudo e as espécies mais importantes foram: Adiantopsis sp., família Pteridaceae, seguida por Rinorea guianensis Aubl., família Violaceae. A função Weibull foi a que apresentou o melhor ajuste dos dados observados em relação aos modelos hipotetizados, no tocante à distribuição diamétrica.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 634.9 B238a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 2014-6732
Livro Livro
Dissertação T 634.9 B238a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-1521

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1988

A estrutura da vegetação é analisada em 3 hectares de floresta natural na Reserva de Pesquisa Ecológica de Ouro Preto do Oeste - Rondônia. A importância do trabalho está relacionada aos futuros planejamentos de programas de manejo para as florestas semelhantes na região. Todas as árvores com DAP acima de 10 cm foram medidas. No estudo da regeneração natural foram medidas as plantas jovens com DAP maior ou igual a 5 cm e DAP menor que 5 cm. A floresta apresentou 1062 árvores, distribuídas em 175 diferentes espécies, 49 famílias e 130 gêneros botânicos. As famílias mais importantes foram: Leguminosae (27), Moraceae (20), Euphorbiaceae (10), Sapotaceae (10), Palmae (7), Meliaceae (6) e Lecythicaceae com 5 espécies. Entre as espécies mais importantes 51% são de alto valor comercial na região. Através da curva espécie-área, 10 subparcelas de 1000 m² foram utilizadas para a descrição da composição florística nos 3 hectares. O quociente de mistura (GM) de Jentsch foi 1:6,07, aproximadamente 6 indivíduos por espécies, indicando uma alta heterogeneidade florística. A espécie mais importante nesta floresta foi o "Babaçu" Orbignya speciosa (Mart.) Barb. Rodr. sob todos os índices calculados. Na regeneração natural foram encontrados 1544 indivíduos, pertencentes a 44 gêneros, 49 espécies e 28 famílias botânicas. A família Pteridaceae foi a mais importante no estudo e as espécies mais importantes foram: Adiantopsis sp., família Pteridaceae, seguida por Rinorea guianensis Aubl., família Violaceae. A função Weibull foi a que apresentou o melhor ajuste dos dados observados em relação aos modelos hipotetizados, no tocante à distribuição diamétrica.

Área de concentração: Manejo Florestal.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha