Avaliação da cadeia produtiva da borracha natural em seringais nativos no município de Lábrea, estado do Amazonas / Edinaldo Lopes de Oliveira.

Por: Oliveira, Edinaldo Lopes deColaborador(es):Alfaia, Sônia Sena | Falcão, Newton Paulo de Souza | Costa, Suely SousaDetalhes da publicação: Manaus: [s.n.], 2010Notas: x, 125 f. : ilAssunto(s): Borracha -- Extrativismo vegetal -- Lábrea (AM) | Látex | Seringueira | Cadeias produtivasClassificação Decimal de Dewey: 633.8952 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA, 2010 Sumário: O objetivo deste estudo foi avaliar como se comporta a cadeia produtiva da borracha natural em seringais nativos no Município de Lábrea/AM e investigar o sistema produtivo através de descrição, técnicas de manejo e avaliação da produção de látex conforme a circunferência das plantas em diferentes períodos de tempo no ano fábrico. No presente estudo foram entrevistados 50 (cinqüenta) seringueiros, 3 (três) comerciantes (regatões), 2 (duas) Associações de seringueiros, 1 (um) técnico extensionista e 1 (um) fornecedor de insumos, que fazem parte atualmente dos elos da cadeia produtiva da borracha natural do município de Lábrea/AM, além disso, foram selecionados 3 (três) colocações para avaliação da produção. Constatou-se que a cadeia produtiva de borracha natural é incompleta, pois a parte industrial do processo de produção não se encontra instalada no município. A borracha produzida tem que ser processada e beneficiada em outro local. Entraves como ausência de documentos fundiários de posse da terra, dificuldade de aquisição dos insumos de produção, ausência de látex de boa qualidade, ausência de capacitação de técnicos e seringueiros, falta de capital de giro para as atividades, dificuldade de comercialização e escoamento da produção precisa com urgência ser superados para que possíveis potencialidades entre elas: organização das atividades sociais, interesse dos seringueiros em continuar a atividade de extração nas colocações, conhecimento da importância da extração de látex para o homem e para o ambiente, adoção de cursos de qualificação para exploração sustentável dos seringais a fim de promover uma mão-de-obra capacitada para a atividade, início da organização das comunidades, parceria para a obtenção de insumos, existência das associações de seringueiros, trabalhos em conjunto com IDAM e demais órgão do governo possam ser estabelecidas com eficácia. O levantamento das técnicas de exploração das seringueiras demonstrou que os produtores possuem um grande conhecimento empírico sobre a espécie e seu manejo. A forma de extração utilizada é adequada para a situação dos seringais, no entanto é necessário que se aperfeiçoe os métodos de beneficiamento do látex. A produtividade média dos seringais foi modesta, porém foram encontradas árvores com alta produtividade evidenciando um grande potencial genético. Os resultados encontrados para a análise da produção de látex sugerem que os seringais foram sub-explorados durante o ano fábrico de 2009.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 633.8952 O48a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 12-0240

Dissertação (mestre) - INPA, 2010

O objetivo deste estudo foi avaliar como se comporta a cadeia produtiva da borracha natural em seringais nativos no Município de Lábrea/AM e investigar o sistema produtivo através de descrição, técnicas de manejo e avaliação da produção de látex conforme a circunferência das plantas em diferentes períodos de tempo no ano fábrico. No presente estudo foram entrevistados 50 (cinqüenta) seringueiros, 3 (três) comerciantes (regatões), 2 (duas) Associações de seringueiros, 1 (um) técnico extensionista e 1 (um) fornecedor de insumos, que fazem parte atualmente dos elos da cadeia produtiva da borracha natural do município de Lábrea/AM, além disso, foram selecionados 3 (três) colocações para avaliação da produção. Constatou-se que a cadeia produtiva de borracha natural é incompleta, pois a parte industrial do processo de produção não se encontra instalada no município. A borracha produzida tem que ser processada e beneficiada em outro local. Entraves como ausência de documentos fundiários de posse da terra, dificuldade de aquisição dos insumos de produção, ausência de látex de boa qualidade, ausência de capacitação de técnicos e seringueiros, falta de capital de giro para as atividades, dificuldade de comercialização e escoamento da produção precisa com urgência ser superados para que possíveis potencialidades entre elas: organização das atividades sociais, interesse dos seringueiros em continuar a atividade de extração nas colocações, conhecimento da importância da extração de látex para o homem e para o ambiente, adoção de cursos de qualificação para exploração sustentável dos seringais a fim de promover uma mão-de-obra capacitada para a atividade, início da organização das comunidades, parceria para a obtenção de insumos, existência das associações de seringueiros, trabalhos em conjunto com IDAM e demais órgão do governo possam ser estabelecidas com eficácia. O levantamento das técnicas de exploração das seringueiras demonstrou que os produtores possuem um grande conhecimento empírico sobre a espécie e seu manejo. A forma de extração utilizada é adequada para a situação dos seringais, no entanto é necessário que se aperfeiçoe os métodos de beneficiamento do látex. A produtividade média dos seringais foi modesta, porém foram encontradas árvores com alta produtividade evidenciando um grande potencial genético. Os resultados encontrados para a análise da produção de látex sugerem que os seringais foram sub-explorados durante o ano fábrico de 2009.

Área de concentração: Ciências Biológicas, Agrárias e Humanas

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha