Acumulação de matéria seca e absorção de nutrientes pelo cafeeiro (Coffea arabica L.) cv. Catuai em solução nutritiva com diferentes doses de zinco e pH / Elba Lucy de Freitas Donald Moysés.

Por: Moysés, Elba Lucy de Freitas DonaldColaborador(es):Sarruge, José Renato [Orientador]Detalhes da publicação: Piracicaba [s.n.] 1988Notas: 147 f. : ilAssunto(s): Café -- Efeito do zincoClassificação Decimal de Dewey: 633.73 Nota de dissertação: Tese (doutor) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Universidade de São Paulo, 1988 Sumário: Com o propósito de observar o efeito de doses crescentes de zinco em três valores de pH, sobre o desenvolvimento de plantas de café (Coffea arabica L.) cultivar Catuai, conduziu-se um experimento usando-se solução nutritiva de HOAGLAND & ARNON, 1950, modificado por SARRUGE, 1975. As doses de zinco foram 0,05; 0,10 e 0,20 ppm, na forma de sulfato de zinco, os valores de pH foram: 4,5; 5,5 e 6,5. As plantas foram coletadas e separadas em folhas de 3º e 4º pares, folhas total, ramos e caule. Determinou-se a matéria seca, e as concentrações de nutrientes nas partes das plantas, em função das doses de zinco e do pH. Conclui-se: - As maiores variações na absorção em função dos tratamentos e do pH ocorreram nos 3º e 4º pares de folhas indicando serem estas partes as mais sensíveis às diferenças nutricionais. - O pH da solução nutritiva interferiu na absorção total de zinco.- O teor de zinco nos 3º e 4º pares de folhas é diretamente proporcional à concentração do zinco na solução nutritiva. - A concentração de P nos 3º e 4º pares de folhas do cafeeiro é função quadrática crescente da aplicação de Zn no substrato, com valores máximos estimados de 0,205% de P e 0,14 ppm de Zn. - A quantidade de fósforo extraída pelo cafeeiro, diminui nos 3º e 4º pares de folhas quando a concentração de zinco aumento na solução nutritiva, a partir de 0,13 ppm em pH 6,5. - O aumento da concentração do ZnSO na solução nutritiva aumenta os teores de Ca e Fe nos ramos e da quantidade de S na planta toda. - O aumento da concentração de zinco na solução nutritiva reduz o teor de K nos ramos. - A absorção de boro é ascendente até 0,13 ppm de zinco na solução, decrescendo daí em diante.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Tese T 633.73 M938a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-1167
Livro Livro
Tese T 633.73 M938a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 01-0427

Tese (doutor) - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Universidade de São Paulo, 1988

Com o propósito de observar o efeito de doses crescentes de zinco em três valores de pH, sobre o desenvolvimento de plantas de café (Coffea arabica L.) cultivar Catuai, conduziu-se um experimento usando-se solução nutritiva de HOAGLAND & ARNON, 1950, modificado por SARRUGE, 1975. As doses de zinco foram 0,05; 0,10 e 0,20 ppm, na forma de sulfato de zinco, os valores de pH foram: 4,5; 5,5 e 6,5. As plantas foram coletadas e separadas em folhas de 3º e 4º pares, folhas total, ramos e caule. Determinou-se a matéria seca, e as concentrações de nutrientes nas partes das plantas, em função das doses de zinco e do pH. Conclui-se: - As maiores variações na absorção em função dos tratamentos e do pH ocorreram nos 3º e 4º pares de folhas indicando serem estas partes as mais sensíveis às diferenças nutricionais. - O pH da solução nutritiva interferiu na absorção total de zinco.- O teor de zinco nos 3º e 4º pares de folhas é diretamente proporcional à concentração do zinco na solução nutritiva. - A concentração de P nos 3º e 4º pares de folhas do cafeeiro é função quadrática crescente da aplicação de Zn no substrato, com valores máximos estimados de 0,205% de P e 0,14 ppm de Zn. - A quantidade de fósforo extraída pelo cafeeiro, diminui nos 3º e 4º pares de folhas quando a concentração de zinco aumento na solução nutritiva, a partir de 0,13 ppm em pH 6,5. - O aumento da concentração do ZnSO na solução nutritiva aumenta os teores de Ca e Fe nos ramos e da quantidade de S na planta toda. - O aumento da concentração de zinco na solução nutritiva reduz o teor de K nos ramos. - A absorção de boro é ascendente até 0,13 ppm de zinco na solução, decrescendo daí em diante.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha