Aspectos anatômicos e distribuição de vasos laticíferos de algumas espécies de Manihot (Maniçobas) / Maria Sílvia de Mendonça.

Por: Mendonça, Maria Sílvia deColaborador(es):Lleras Pérez, Eduardo [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus [s.n.] 1980Notas: 187 f. : ilAssunto(s): Manihot -- AnatomiaClassificação Decimal de Dewey: 633.682 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1980 Sumário: Neste trabalho, foi feito um estudo anatômico da folha e casca de três espécies de Manihot (Euphorbiaceae) que, como Hevea, comporta espécies produtoras de látex, viáveis economicamente e que contribuíram extrativamente na produção de borracha natural. As espécies escolhidas, conhecidas como Maniçobas, foram Manihot caerulescens Pohl, Manihot glaziovii Müll. Arg. e Manihot dichotoma Ule. Nas descrições feitas da morfologia interna da folha e da casca, destacou-se a distribuição dos vasos laticíferos e procurou-se estabelecer um padrão de comparação entre as três espécies, dando-se maior ênfase à casca, de onde mais freqüentemente é retirado o látex. Verificou-se, após este estudo, grande semelhança na anatomia dessas três espécies e também grande semelhança com Hevea brasiliensis, tendo como esta o mesmo padrão de sistema de laticíferos, distribuídos da folha até a raiz. Correlações entre parâmetros de cada espécie foram consideradas, bem como comparações de medidas estruturais, entre as espécies.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 633.682 M539a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-1284
Livro Livro
Dissertação T 633.682 M539a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-1285

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1980

Neste trabalho, foi feito um estudo anatômico da folha e casca de três espécies de Manihot (Euphorbiaceae) que, como Hevea, comporta espécies produtoras de látex, viáveis economicamente e que contribuíram extrativamente na produção de borracha natural. As espécies escolhidas, conhecidas como Maniçobas, foram Manihot caerulescens Pohl, Manihot glaziovii Müll. Arg. e Manihot dichotoma Ule. Nas descrições feitas da morfologia interna da folha e da casca, destacou-se a distribuição dos vasos laticíferos e procurou-se estabelecer um padrão de comparação entre as três espécies, dando-se maior ênfase à casca, de onde mais freqüentemente é retirado o látex. Verificou-se, após este estudo, grande semelhança na anatomia dessas três espécies e também grande semelhança com Hevea brasiliensis, tendo como esta o mesmo padrão de sistema de laticíferos, distribuídos da folha até a raiz. Correlações entre parâmetros de cada espécie foram consideradas, bem como comparações de medidas estruturais, entre as espécies.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha