Determinação do ponto ótimo para extração de palmito de pupunheira, análise nutricional e rendimento em função dos períodos pluviométricos na Amazônia Central / Delci da Costa Brito Freire.

Por: Freire, Delci da Costa BritoColaborador(es):Yuyama, Kaoru [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus: [s.n.], 2011Notas: 67 fAssunto(s): Bactris gasipaes | Agricultura -- Precipitação pluviométrica | Valor nutricional -- Produção | Pupunheira -- CultivoClassificação Decimal de Dewey: 634.6 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2011 Sumário: A espécie Bactris gasipaes Kunth, conhecida como pupunheira no Brasil, faz parte da grande biodiversidade encontrada na Amazônia e em outros países da América Latina. Esta espécie se destaca dentre as demais palmeiras para produção de palmito, por apresentar certas características, tais como: rusticidade, precocidade, perfilhamento, alta produtividade por hectare, ausência de espinhos (bainha e estipe), adaptabilidade e não escurecimento do palmito. O agronegócio com palmito dessa palmeira vem se expandindo rapidamente em várias regiões do Brasil, que é um dos maiores produtores e consumidores de palmito do mundo. Porém, poucas pessoas destacam a importância para o corte seletivo, produção e abastecimento contínuo de palmito para todos os períodos do ano. Os objetivos deste trabalho foram: determinar o melhor ponto de corte da pupunheira com base em caracteres vegetativos da planta; saber a influência da precipitação na produtividade de palmito; e verificar a qualidade nutricional e mineral do palmito em diferentes épocas de chuva na região. Os dados coletados no período de agosto de 2009 a maio de 2010 foram avaliados por meio de estatística descritiva, análise de correlação, e ANOVA em blocos inteiramente ao acaso. As análises químicas foram realizadas em triplicata pela técnica de espectrometria de absorção atômica para os minerais e comparadas as médias entre os períodos de menor e maior precipitação. Os resultados mostram a altura como o caractere vegetativo que mais contribuiu para a verificação da produtividade do palmito, pela facilidade de mensuração em campo. E com base na altura, o ponto ótimo de colheita do palmito ficou estabelecido entre 1,60 - 1,79 metros de altura da planta. Em relação aos períodos de maior e menor precipitação pluviométrica: 1) 47,2 mm; 2) 67,8 mm; 3) 289,8 mm; 4) 208,9 mm, a terceira coleta foi a que obteve o maior rendimento de palmito. Porém, de acordo com os resultados das análises químicas, também houve diferenças significativas entre os períodos de coleta/pluviosidade, e a que obteve melhores resultados foi no período de menor precipitação, ou seja, nas coletas 1 e 2. Com o destaque para o potássio na segunda coleta (344,92 mg). Observou-se proporção inversa do Ca e do Mg no palmito, da proporção que normalmente é encontrada no solo e nas folhas de pupunheira (3:1). Entretanto, o cálcio foi o primeiro elemento entre os macrominerais a apresentar maior concentração no período chuvoso.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 634.6 F866d (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 12-0282
Livro Livro
Dissertação T 634.6 F866d (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 12-0283

Dissertação (mestre) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2011

A espécie Bactris gasipaes Kunth, conhecida como pupunheira no Brasil, faz parte da grande biodiversidade encontrada na Amazônia e em outros países da América Latina. Esta espécie se destaca dentre as demais palmeiras para produção de palmito, por apresentar certas características, tais como: rusticidade, precocidade, perfilhamento, alta produtividade por hectare, ausência de espinhos (bainha e estipe), adaptabilidade e não escurecimento do palmito. O agronegócio com palmito dessa palmeira vem se expandindo rapidamente em várias regiões do Brasil, que é um dos maiores produtores e consumidores de palmito do mundo. Porém, poucas pessoas destacam a importância para o corte seletivo, produção e abastecimento contínuo de palmito para todos os períodos do ano. Os objetivos deste trabalho foram: determinar o melhor ponto de corte da pupunheira com base em caracteres vegetativos da planta; saber a influência da precipitação na produtividade de palmito; e verificar a qualidade nutricional e mineral do palmito em diferentes épocas de chuva na região. Os dados coletados no período de agosto de 2009 a maio de 2010 foram avaliados por meio de estatística descritiva, análise de correlação, e ANOVA em blocos inteiramente ao acaso. As análises químicas foram realizadas em triplicata pela técnica de espectrometria de absorção atômica para os minerais e comparadas as médias entre os períodos de menor e maior precipitação. Os resultados mostram a altura como o caractere vegetativo que mais contribuiu para a verificação da produtividade do palmito, pela facilidade de mensuração em campo. E com base na altura, o ponto ótimo de colheita do palmito ficou estabelecido entre 1,60 - 1,79 metros de altura da planta. Em relação aos períodos de maior e menor precipitação pluviométrica: 1) 47,2 mm; 2) 67,8 mm; 3) 289,8 mm; 4) 208,9 mm, a terceira coleta foi a que obteve o maior rendimento de palmito. Porém, de acordo com os resultados das análises químicas, também houve diferenças significativas entre os períodos de coleta/pluviosidade, e a que obteve melhores resultados foi no período de menor precipitação, ou seja, nas coletas 1 e 2. Com o destaque para o potássio na segunda coleta (344,92 mg). Observou-se proporção inversa do Ca e do Mg no palmito, da proporção que normalmente é encontrada no solo e nas folhas de pupunheira (3:1). Entretanto, o cálcio foi o primeiro elemento entre os macrominerais a apresentar maior concentração no período chuvoso.

Área de concentração: Agricultura no Trópico Úmido

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha