Nodulação e fixação de nitrogênio em soja (Glycine max (L.) Merril) em solo ácido do Rio Grande do Sul : calagem, molibdênio, enxofre e zinco / Arnaldo Chaer Borges.

Por: Borges, Arnaldo ChaerColaborador(es):Freire, João Jardim [Orientador]Detalhes da publicação: Viçosa, [s.n.] 1973Notas: 80 fAssunto(s): Nitrogênio -- Fixação | SojaClassificação Decimal de Dewey: 633.34 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Universidade Federal de Viçosa, 1973 Sumário: A expressão que a soja vem alcançando na economia do estado do Rio Grande do Sul tem estimulado a expansão da área de plantio, a qual se dá, principalmente, em solos ácidos. Com o presente trabalho objetivou-se obter informações sobre o comportamento da soja diante da aplicação de calcáreo em solo ácido da unidade de mapeamento Cruz Alta, bem como o efeito de molibdênio, enxofre, zinco e interações com calagem sobre a nodulação e fixação de nitrogênio. O ensaio foi realizado em casa de vegetação usando-se vaso de plástico com capacidade de 1,5 kg de solo seco. O delineamento experimental usado foi o completamente casualizado, com arranjo fatorial dos três elementos em três níveis, com dois níveis de calagem e duas repetições. As sementes do cultivar "Bragg" foram inoculadas com uma mistura de três estirpes testadas de Rhizobium e plantadas diretamente nos vasos. Deixaram-se duas plantas por vaso e, na fase de florescimento colheu-se a parte aérea das plantas as quais foram secas, moídas e analisadas para nitrogênio, ensofre e zinco. As raízes foram separadas do solo, seus nódulos destacados, secos, pesados e contados. A calagem aumentou a produção de massa seca da soja em 34,34% a massa seca de nódulos em 35,03% e em 55,17% o número de nódulos e beneficiou a fixação do nitrogênio, aumentando a quantidade de nitrogênio nos tecidos da soja em 42,22% e o seu teor em 5,33%. O molibdênio não foi fator limitante para o crescimento da soja e para a nodulação, mas a quantidade de nitrogênio nos tecidos da soja aumentou pela adição de molibdênio ao solo. A aplicação de 0,039 e 0,031 ppm de molibdênio correspondeu ao ponto de máxima quantidade de nitrogênio na planta em valor absoluto e em percentagens, respectivamente. O enxofre aumentou a produção de massa seca da soja em 10,08%, a massa seca de nódulos em 43,33% e em 20,36% o número de nódulos. Os pontos de máxima produção corresponderam, respectivamente, às aplicações de 28, 5, 18,9 e 12,9 ppm de enxofre ao solo. O enxofre beneficiou ainda a fixação do nitrogênio, com um aumento na quantidade deste elemento no tecido da soja da ordem de 25,14% e no seu teor em 13,56%. Os dados experimentais mostram que os máximos de produção de massa seca da planta, de massa seca de nódulos e de nitrogênio no tecido foram obtidos com a aplicação de dosagens próximas a 0,04 ppm de molibdênio e 20 ppm de enxofre, na presença de calagem. O zinco foi fator limitante para o crescimento da soja quando se usou a prática da calagem, e o ponto de máxima produção correspondeu à aplicação de 2,19 ppm de zinco no solo. Não houve benefício para o processo de fixação do nitrogênio com a aplicação do zinco.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 633.34 B732n (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 01-0363

Dissertação (mestre) - Universidade Federal de Viçosa, 1973

A expressão que a soja vem alcançando na economia do estado do Rio Grande do Sul tem estimulado a expansão da área de plantio, a qual se dá, principalmente, em solos ácidos. Com o presente trabalho objetivou-se obter informações sobre o comportamento da soja diante da aplicação de calcáreo em solo ácido da unidade de mapeamento Cruz Alta, bem como o efeito de molibdênio, enxofre, zinco e interações com calagem sobre a nodulação e fixação de nitrogênio. O ensaio foi realizado em casa de vegetação usando-se vaso de plástico com capacidade de 1,5 kg de solo seco. O delineamento experimental usado foi o completamente casualizado, com arranjo fatorial dos três elementos em três níveis, com dois níveis de calagem e duas repetições. As sementes do cultivar "Bragg" foram inoculadas com uma mistura de três estirpes testadas de Rhizobium e plantadas diretamente nos vasos. Deixaram-se duas plantas por vaso e, na fase de florescimento colheu-se a parte aérea das plantas as quais foram secas, moídas e analisadas para nitrogênio, ensofre e zinco. As raízes foram separadas do solo, seus nódulos destacados, secos, pesados e contados. A calagem aumentou a produção de massa seca da soja em 34,34% a massa seca de nódulos em 35,03% e em 55,17% o número de nódulos e beneficiou a fixação do nitrogênio, aumentando a quantidade de nitrogênio nos tecidos da soja em 42,22% e o seu teor em 5,33%. O molibdênio não foi fator limitante para o crescimento da soja e para a nodulação, mas a quantidade de nitrogênio nos tecidos da soja aumentou pela adição de molibdênio ao solo. A aplicação de 0,039 e 0,031 ppm de molibdênio correspondeu ao ponto de máxima quantidade de nitrogênio na planta em valor absoluto e em percentagens, respectivamente. O enxofre aumentou a produção de massa seca da soja em 10,08%, a massa seca de nódulos em 43,33% e em 20,36% o número de nódulos. Os pontos de máxima produção corresponderam, respectivamente, às aplicações de 28, 5, 18,9 e 12,9 ppm de enxofre ao solo. O enxofre beneficiou ainda a fixação do nitrogênio, com um aumento na quantidade deste elemento no tecido da soja da ordem de 25,14% e no seu teor em 13,56%. Os dados experimentais mostram que os máximos de produção de massa seca da planta, de massa seca de nódulos e de nitrogênio no tecido foram obtidos com a aplicação de dosagens próximas a 0,04 ppm de molibdênio e 20 ppm de enxofre, na presença de calagem. O zinco foi fator limitante para o crescimento da soja quando se usou a prática da calagem, e o ponto de máxima produção correspondeu à aplicação de 2,19 ppm de zinco no solo. Não houve benefício para o processo de fixação do nitrogênio com a aplicação do zinco.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha