Análise filogenética de bactérias rizosféricas de duas espécies frutíferas da Amazônia Central pela construção de biblioteca genômica 16S rRNA / Fabíola da Silva Rodrigues.

Por: Rodrigues, Fabíola da SilvaColaborador(es):Oliveira, Luiz Antonio de | Leomil, LucianaDetalhes da publicação: Manaus [s.n.] 2008Notas: 210 f. : ilAssunto(s): Solos -- Amazônia | Diversidade Bacteriana | Solos rizosféricos | CupuaçuClassificação Decimal de Dewey: 631.41 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2008 Sumário: Os microrganismos apresentam grande diversidade fenotípicas e genéticas, desempenhando funções únicas e cruciais na manutenção dos mais variados ecossistemas. Devido a essa complexibilidade, métodos convencionais que usam meios de cultura seletivos são limitados, pois apenas uma pequena fração dos microrganismos pode ser cultivada. Técnicas moleculares vêm sendo aplicadas, com sucesso, para maximizar a caracterização de comunidades microbianas. Considerando a escassez de estudos relacionados à diversidade bacteriana dos solos da Amazônia Central, o presente trabalho teve como objetivo estimar e comparar a comunidade bacteriana do solo rizosférico de duas espécies frutíferas de grande importância regional, o cupuaçu (CUP) e o camu-camu (CAM), cultivadas em dois diferentes tipos de solos. Foram realizadas análises físico-químicas dos solos rizosféricos para determinar se há influência na composição das comunidades bacterianas encontradas no solo. O DNA genômico total das quatro amostras de solo rizosférico extraído foi purificado para remoção de ácidos húmicos e outros contaminantes para ser usado como molde em uma reação em cadeia de polimerase (PCR) utilizando "primers" específicos do gene 16S rRNA para o domínio bactéria. Os "amplicons" foram clonados em vetor TOPO TA e 1.536 clones foram selecionados. As seqüências foram comparadas em banco de dados públicos, como "GenBank" e RDP II. Quando analisadas em nível de espécie, a maior parte das seqüências encontram-se na condição de não conhecidas e ou não cultivadas. Ao comparar as seqüências por classes, dezesseis classes foram encontradas, sendo que, a predominância em todas as bibliotecas foi da classe Acidobacteria, correspondendo 41, 40 e 50% da constituição de CAM2, CUP1 e CUP2 respectivamente. O que sugere que o pH dos solos da Amazônia exerce função seletiva nas comunidades bacterianas neles encontradas.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 631.41 R696a (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 09-0425

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2008

Os microrganismos apresentam grande diversidade fenotípicas e genéticas, desempenhando funções únicas e cruciais na manutenção dos mais variados ecossistemas. Devido a essa complexibilidade, métodos convencionais que usam meios de cultura seletivos são limitados, pois apenas uma pequena fração dos microrganismos pode ser cultivada. Técnicas moleculares vêm sendo aplicadas, com sucesso, para maximizar a caracterização de comunidades microbianas. Considerando a escassez de estudos relacionados à diversidade bacteriana dos solos da Amazônia Central, o presente trabalho teve como objetivo estimar e comparar a comunidade bacteriana do solo rizosférico de duas espécies frutíferas de grande importância regional, o cupuaçu (CUP) e o camu-camu (CAM), cultivadas em dois diferentes tipos de solos. Foram realizadas análises físico-químicas dos solos rizosféricos para determinar se há influência na composição das comunidades bacterianas encontradas no solo. O DNA genômico total das quatro amostras de solo rizosférico extraído foi purificado para remoção de ácidos húmicos e outros contaminantes para ser usado como molde em uma reação em cadeia de polimerase (PCR) utilizando "primers" específicos do gene 16S rRNA para o domínio bactéria. Os "amplicons" foram clonados em vetor TOPO TA e 1.536 clones foram selecionados. As seqüências foram comparadas em banco de dados públicos, como "GenBank" e RDP II. Quando analisadas em nível de espécie, a maior parte das seqüências encontram-se na condição de não conhecidas e ou não cultivadas. Ao comparar as seqüências por classes, dezesseis classes foram encontradas, sendo que, a predominância em todas as bibliotecas foi da classe Acidobacteria, correspondendo 41, 40 e 50% da constituição de CAM2, CUP1 e CUP2 respectivamente. O que sugere que o pH dos solos da Amazônia exerce função seletiva nas comunidades bacterianas neles encontradas.

Área de concentração: Agricultura no Trópico Úmido.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha