Nutrientes e carbono no solo em áreas com diferentes sistemas de uso da terra na regiao do Alto Solimoes (Benjamin Constant - AM) Antonio Edson de Souza Soares

Por: Soares, Antonio Edson de SouzaColaborador(es): Alfaia, Sônia Sena [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus : [s.n.], 2007Notas: xi, 48, [9] f. : ilAssunto(s): Solos -- Uso -- Alto Solimoes (regiao, AM) | Fertilidade do solo | ManejoClassificação Decimal de Dewey: 631.41 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2007 Sumário: O trabalho foi conduzido em duas comunidades rurais tradicionais da regiao do Alto Solimoes, no estado do Amazonas, com o objetivo avaliar características químicas do solo (C orgânico, N total, P, K, disponíveis, Ca, Mg e Al trocáveis) de roças estabelecidas após a derruba e queima de florestas primárias e capoeiras com diferentes idades (3, 5, 10 e 20 anos de pousio) e como o tempo de pousio influencia na fertilidade do solo de capoeiras com diferentes idades e florestas. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado em parcelas subdivididas, com três repetiçoes. Os sistemas estudados nas parcelas foram relacionados com a vegetaçao: com e sem queima e, nas sub-parcelas, o tempo de pousio (3, 5, 10 e 20 anos) e a floresta, como controle. Foram avaliados quatro capoeiras, uma floresta e cinco roças, somando dez sistemas, que repetidas em ambas as comunidades, totalizaram 20 sistemas. Nas condiçoes edafoclimáticas locais, a derruba e queima da vegetaçao primária e secundária para implantaçao de roças, promoveram incremento nos teores de fósforo e potássio, cálcio e magnésio trocáveis. No entanto, nao houve efeito significativo da queima, nem do tempo do pousio sobre os teores de carbono orgânico e nitrogênio total do solo. O tempo de pousio das capoeiras contribuiu para um aumento significativo no índice pH e nos teores de cálcio e magnésio trocáveis no solo, assim como para a reduçao do alumínio trocável. Por outro lado, nao houve aumento dos teores de fósforo e potássio disponíveis. A mudança nos teores de cálcio e magnésio trocáveis sugere que curtos períodos de pousio podem nao ser suficiente para reposiçao dos teores desses nutrientes no solo, podendo comprometer a produtividade das roças e das capoeiras. Nestes Cambissolos, os resultados indicam que cinco anos de pousio é o tempo mínimo para se obter valores de cálcio, magnésio e alumínio trocáveis equivalentes aos encontrados em um pousio de vinte anos.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 631.41 S676n (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 08-0348

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2007

O trabalho foi conduzido em duas comunidades rurais tradicionais da regiao do Alto Solimoes, no estado do Amazonas, com o objetivo avaliar características químicas do solo (C orgânico, N total, P, K, disponíveis, Ca, Mg e Al trocáveis) de roças estabelecidas após a derruba e queima de florestas primárias e capoeiras com diferentes idades (3, 5, 10 e 20 anos de pousio) e como o tempo de pousio influencia na fertilidade do solo de capoeiras com diferentes idades e florestas. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado em parcelas subdivididas, com três repetiçoes. Os sistemas estudados nas parcelas foram relacionados com a vegetaçao: com e sem queima e, nas sub-parcelas, o tempo de pousio (3, 5, 10 e 20 anos) e a floresta, como controle. Foram avaliados quatro capoeiras, uma floresta e cinco roças, somando dez sistemas, que repetidas em ambas as comunidades, totalizaram 20 sistemas. Nas condiçoes edafoclimáticas locais, a derruba e queima da vegetaçao primária e secundária para implantaçao de roças, promoveram incremento nos teores de fósforo e potássio, cálcio e magnésio trocáveis. No entanto, nao houve efeito significativo da queima, nem do tempo do pousio sobre os teores de carbono orgânico e nitrogênio total do solo. O tempo de pousio das capoeiras contribuiu para um aumento significativo no índice pH e nos teores de cálcio e magnésio trocáveis no solo, assim como para a reduçao do alumínio trocável. Por outro lado, nao houve aumento dos teores de fósforo e potássio disponíveis. A mudança nos teores de cálcio e magnésio trocáveis sugere que curtos períodos de pousio podem nao ser suficiente para reposiçao dos teores desses nutrientes no solo, podendo comprometer a produtividade das roças e das capoeiras. Nestes Cambissolos, os resultados indicam que cinco anos de pousio é o tempo mínimo para se obter valores de cálcio, magnésio e alumínio trocáveis equivalentes aos encontrados em um pousio de vinte anos.

Área de concentração : Agricultura no Trópico úmido

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha