Crescimento e produção da pupunha (Bactris gasipaes Kunth) consorciada com mandioca (Manihot sculenta Crantz), urucu (Bixa orellana L.), banana pacovão (Musa x paradisiaca) e abacaxi (Ananas comosus L. )Merr. / João Batista Moreira Gomes.

Por: Gomes, João Batista MoreiraColaborador(es):Oliveira, Luiz Antonio de [Orientador]Detalhes da publicação: Manaus : [s.n.], 1993Notas: 91 f. : ilAssunto(s): Cultivos consorciados | Pupunha -- Crescimento | Pupunha -- CultivoClassificação Decimal de Dewey: 631.58 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1993 Sumário: O presente experimento estuda a influência dos cultivos da mandioca, urucu, banana pacovão e abacaxi no crescimento da planta e no rendimento produtivo da pupunheira, em Sistema Taungya. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos completos casualizados com cinco tratamentos, quatro repetições e 20 parcelas com áreas de 600 m, com oito plantas úteis para pupunha, quinze plantas úteis para urucu e banana, com espaçamento de 5 x 5m nas três espécies. A mandioca foi plantada no espaçamento 1 x 1m, observando um raio de 1,5m livre ao redor da pupunha. O abacaxi foi plantado num espaçamento de 1,5 x 1,0m, observando a mesma área livre para a pupunha. Os resultados obtidos foram que o desenvolvimento vegetativo da pupunheira foi indiferente às presenças das espécies utilizadas nas consorciações. A produção da pupunha não foi prejudicada pelas consorciações estudadas. As produções das espécies consorciadas com pupunha estão próximas aos níveis das produções obtidas em monocultivo. O consórcio mais produtivo foi pupunha com mandioca, seguido de pupunha com abacaxi e pupunha com banana pacovão. Os consórcios que apresentaram maiores rendas brutas foram pupunha com banana pacovão e pupunha com abacaxi. O uso de espécies de importância econômica em consorciação com a pupunheira possibilitaram maiores produtividades por área cultivada, com suas produções sendo adicionadas à da pupunheira.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 631.58 M838c (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-0875

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 1993

O presente experimento estuda a influência dos cultivos da mandioca, urucu, banana pacovão e abacaxi no crescimento da planta e no rendimento produtivo da pupunheira, em Sistema Taungya. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos completos casualizados com cinco tratamentos, quatro repetições e 20 parcelas com áreas de 600 m, com oito plantas úteis para pupunha, quinze plantas úteis para urucu e banana, com espaçamento de 5 x 5m nas três espécies. A mandioca foi plantada no espaçamento 1 x 1m, observando um raio de 1,5m livre ao redor da pupunha. O abacaxi foi plantado num espaçamento de 1,5 x 1,0m, observando a mesma área livre para a pupunha. Os resultados obtidos foram que o desenvolvimento vegetativo da pupunheira foi indiferente às presenças das espécies utilizadas nas consorciações. A produção da pupunha não foi prejudicada pelas consorciações estudadas. As produções das espécies consorciadas com pupunha estão próximas aos níveis das produções obtidas em monocultivo. O consórcio mais produtivo foi pupunha com mandioca, seguido de pupunha com abacaxi e pupunha com banana pacovão. Os consórcios que apresentaram maiores rendas brutas foram pupunha com banana pacovão e pupunha com abacaxi. O uso de espécies de importância econômica em consorciação com a pupunheira possibilitaram maiores produtividades por área cultivada, com suas produções sendo adicionadas à da pupunheira.

Área de concentração: Manejo Florestal.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha