Uso e diversidade de espécies vegetais cultivadas na reserva de desenvolvimento sustentável do Tupé, Manaus, Amazonas / Jerfferson Lobato dos Santos.

Por: Santos, Jerfferson Lobato dosColaborador(es): Silva, Marlene Freitas da | Pereira, Henrique dos SantosDetalhes da publicação: Manaus : [s.n.], 2006Notas: viii, 82 f. : il. colorAssunto(s): Diversidade agrícola | Mandioca -- Cultivo | Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé -- AmazonasClassificação Decimal de Dewey: 631.5 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2006 Sumário: O estudo das técnicas de uso e manejo tradicional da diversidade agrícola emcomunidades rurais Amazônicas adquirem um caráter de extrema importância para a sustentabilidade, que se manifestam como alternativas para um novo modelo de desenvolvimento adequado para o trópico úmido. Assim, esta pesquisa foi realizada junto aos moradores da comunidade Colônia Central da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Tupé, na área rural do município de Manaus, no estado do Amazonas. O objetivo foi caracterizar o Sistema de Produção Agroflorestal Tradicional (SPAT) e suas plantas cultivadas, bem como seus usos e manejos, para fins de conservação in situ dos recursos fitogenéticos e do conhecimento tradicional. O presente trabalho inicia-se com uma contextualização sobre subsistemas de produção, fluxo de material genético e conservação in situ da diversidade dos recursos cultivados, para entender como os comunitários estão inseridos no processo de conservação da agrobiodiversidade e do conhecimento local. O procedimento metodológico buscou suprir as necessidades da participação dos moradores no processo de construção do entendimento sobre as práticas agrícolas realizadas na área de estudo, assim como as problemáticas dos mecanismos que norteiam o modo de vida em relação a comunidade e a cidade de Manaus. A busca de alternativas de análise dos saberes tradicionais e da diversidade, que não subestimem a qualidade das informaçSes foi um desafio. A pesquisa evidencia um domínio cultural sobre os seus subsistemas de cultivo e das propriedades das plantas cultivadas entre suas diferentes formas de uso. A agrobiodiversidade é mantida, apesar da proximidade com um grande centro urbano como Manaus, devido principalmente as relaçSes sociais de troca entre os membros da comunidade e entre familiares, mesmo fora da comunidade. Esta análise contribui para compreender o cotidiano dos moradores da Colônia Central, caracterizando suas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, base para a construção do desenvolvimento local e integrado com os diferentes atores sociais.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 631.5 S273u (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 08-0636

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2006

O estudo das técnicas de uso e manejo tradicional da diversidade agrícola emcomunidades rurais Amazônicas adquirem um caráter de extrema importância para a sustentabilidade, que se manifestam como alternativas para um novo modelo de desenvolvimento adequado para o trópico úmido. Assim, esta pesquisa foi realizada junto aos moradores da comunidade Colônia Central da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Tupé, na área rural do município de Manaus, no estado do Amazonas. O objetivo foi caracterizar o Sistema de Produção Agroflorestal Tradicional (SPAT) e suas plantas cultivadas, bem como seus usos e manejos, para fins de conservação in situ dos recursos fitogenéticos e do conhecimento tradicional. O presente trabalho inicia-se com uma contextualização sobre subsistemas de produção, fluxo de material genético e conservação in situ da diversidade dos recursos cultivados, para entender como os comunitários estão inseridos no processo de conservação da agrobiodiversidade e do conhecimento local. O procedimento metodológico buscou suprir as necessidades da participação dos moradores no processo de construção do entendimento sobre as práticas agrícolas realizadas na área de estudo, assim como as problemáticas dos mecanismos que norteiam o modo de vida em relação a comunidade e a cidade de Manaus. A busca de alternativas de análise dos saberes tradicionais e da diversidade, que não subestimem a qualidade das informaçSes foi um desafio. A pesquisa evidencia um domínio cultural sobre os seus subsistemas de cultivo e das propriedades das plantas cultivadas entre suas diferentes formas de uso. A agrobiodiversidade é mantida, apesar da proximidade com um grande centro urbano como Manaus, devido principalmente as relaçSes sociais de troca entre os membros da comunidade e entre familiares, mesmo fora da comunidade. Esta análise contribui para compreender o cotidiano dos moradores da Colônia Central, caracterizando suas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, base para a construção do desenvolvimento local e integrado com os diferentes atores sociais.

ãrea de concentração : Agricultura no Trópico Tmido

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha