Seleção em solos ácidos de Bradyrhizobium para leguminosas arbóreas e efeito do composto usado no substrato para produção de mudas noduladas / Luiz Augusto Gomes de Souza.

Por: Souza, Luiz Augusto Gomes deDetalhes da publicação: 1992Notas: 110 fClassificação Decimal de Dewey: 631.46 Nota de dissertação: Dissertação (mestrado)--Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 1992. Sumário: Com o objetivo de obter estirpes de Bradyrhizobium spp. eficientes na fixação de N2 em solos ácidos, foram testadas 21 estirpes em 5 experimentos com plântulas transplantadas das leguminosas arbóreas: acácia negra (Acacia mearnsii), bordão de velho (Samanea saman), conacaste (Enterolobium cyclocarpum) e timbaúva (Enterolobium contortisiliquum). Os ensaios foram conduzidos em casa de vegetação, com dois solos: Latossolo Amarelo, pH 3,4 e Podzólico Vermelho Escuro, pH 4,8. Também foi estudado o efeito da adição de composto de lixo urbano, no substrato de preparo dasmudas de bordão de velho, paleteira (Clitoria fairchildiana) e timbaúva, sobre a nodulação e desenvolvimento das mudas. As estirpes mais eficientes foram: INPA 541 para conacaste; INPA 640, INPA 646, SEMIA 6186, e SEMIA 6189 para acácia negra; INPA 652, SEMIA 6169 e SEMIA 66408 poara timbaúva; e SEMIA 6403 para bordão de velho. O uso de composto elevou o pH e a disponibilidade de nutrientes no substrato, aumentando a absorção de N e o rendimento das plantas. Entretanto, o aumento das doses de composto retardou o crescimento inicial e reduziu a nodulação. Dentre os substratos estudados, a mistura de solo, areia e composto na proporção de 3:2:0,5 contendo 9,1% de composto, foi adequada para a nodulação efetiva em timbaúva, quando inoculada com SEMIA 6408, mas reduziu a nodulação de bordão de velho e palheteira.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 631.46 S729 (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-1165

Dissertação (mestrado)--Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 1992.

Com o objetivo de obter estirpes de Bradyrhizobium spp. eficientes na fixação de N2 em solos ácidos, foram testadas 21 estirpes em 5 experimentos com plântulas transplantadas das leguminosas arbóreas: acácia negra (Acacia mearnsii), bordão de velho (Samanea saman), conacaste (Enterolobium cyclocarpum) e timbaúva (Enterolobium contortisiliquum). Os ensaios foram conduzidos em casa de vegetação, com dois solos: Latossolo Amarelo, pH 3,4 e Podzólico Vermelho Escuro, pH 4,8. Também foi estudado o efeito da adição de composto de lixo urbano, no substrato de preparo dasmudas de bordão de velho, paleteira (Clitoria fairchildiana) e timbaúva, sobre a nodulação e desenvolvimento das mudas. As estirpes mais eficientes foram: INPA 541 para conacaste; INPA 640, INPA 646, SEMIA 6186, e SEMIA 6189 para acácia negra; INPA 652, SEMIA 6169 e SEMIA 66408 poara timbaúva; e SEMIA 6403 para bordão de velho. O uso de composto elevou o pH e a disponibilidade de nutrientes no substrato, aumentando a absorção de N e o rendimento das plantas. Entretanto, o aumento das doses de composto retardou o crescimento inicial e reduziu a nodulação. Dentre os substratos estudados, a mistura de solo, areia e composto na proporção de 3:2:0,5 contendo 9,1% de composto, foi adequada para a nodulação efetiva em timbaúva, quando inoculada com SEMIA 6408, mas reduziu a nodulação de bordão de velho e palheteira.

Orientador: Scholles, Dércio.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha