Uso de manipueira de mandioca (Manihot esculenta Crantz) e extrato de erva-de-rato (Palicourea marcgravii St. Hill) sobre o pulgão preto dos citrus (Toxoptera citricida Kirkaldy) em condições experimentais / Adriana Dantas Gonzaga.

Por: Gonzaga, Adriana DantasColaborador(es): Ribeiro, Joana D'Arc (in memoriam) | Py-Daniel, Victor | Sousa, Silas Garcia Aquino deDetalhes da publicação: 2007Notas: xiv, 96 f. : il. colorAssunto(s): Toxicologia | Pragas -- Controle biológico | Plantas tóxicasClassificação Decimal de Dewey: 632.9 Nota de dissertação: Dissertação (mestrado) --- INPA/UFAM, Manaus, 2007. Sumário: Estudos têm registrado a utilização de extratos de plantas tóxicas como alternativa para o controle de pragas, entre elas, destacam-se a erva-de-rato (Palicourea marcgravii) e o subproduto (manipueira) da produção de farinha de mandioca (Manihot esculenta), plantas comuns na região amazônica, que possuem como princípios ativos os ácidos monofluoracético e cianídrico, respectivamente. Ambos interferem no ciclo de krebs prejudicando a respiração celular. Esse trabalho objetivou investigar o potencial inseticida de manipueira e de extrato de erva-de-rato sobre Toxoptera citricida (pulgão preto do citros), em condições experimentais. Esse pulgão ataca os citros, provocando encarquilhamento das folhas jovens e morte dos brotos, além de transmitir o vírus da tristeza dos citros. Em laboratório, foram obtidos os extratos liofilizados de manipueira e de erva-de-rato diluídos em cinco concentrações (10mg/ml, 20mg/ml, 30mg/ml, 40mg/ml e 50mg/ml). Para cada extrato foi realizado bioensaio simulando os modos de ação via contato e via translaminar. O delineamento foi inteiramente casualizado, sendo 11 tratamentos (incluindo a testemunha) e 5 repetições. Todas as concentrações analisadas (10 a 50 mg/ml) causaram mortalidade acima de 50%, em T. citricida. A concentração de 50 mg/ml causou a mortalidade de todos os insetos (n = 100%) em ambos os ensaios nos dois processos de aplicação - contato e translaminar. O potencial destes extratos demonstrado no experimento coloca os mesmos como uma alternativa de inseticidas no controle do pulgão preto dos citros.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 632.9 G643u (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 08-0619
Livro Livro
Dissertação T 632.9 G643u (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 2016-0530

Dissertação (mestrado) --- INPA/UFAM, Manaus, 2007.

Estudos têm registrado a utilização de extratos de plantas tóxicas como alternativa para o controle de pragas, entre elas, destacam-se a erva-de-rato (Palicourea marcgravii) e o subproduto (manipueira) da produção de farinha de mandioca (Manihot esculenta), plantas comuns na região amazônica, que possuem como princípios ativos os ácidos monofluoracético e cianídrico, respectivamente. Ambos interferem no ciclo de krebs prejudicando a respiração celular. Esse trabalho objetivou investigar o potencial inseticida de manipueira e de extrato de erva-de-rato sobre Toxoptera citricida (pulgão preto do citros), em condições experimentais. Esse pulgão ataca os citros, provocando encarquilhamento das folhas jovens e morte dos brotos, além de transmitir o vírus da tristeza dos citros. Em laboratório, foram obtidos os extratos liofilizados de manipueira e de erva-de-rato diluídos em cinco concentrações (10mg/ml, 20mg/ml, 30mg/ml, 40mg/ml e 50mg/ml). Para cada extrato foi realizado bioensaio simulando os modos de ação via contato e via translaminar. O delineamento foi inteiramente casualizado, sendo 11 tratamentos (incluindo a testemunha) e 5 repetições. Todas as concentrações analisadas (10 a 50 mg/ml) causaram mortalidade acima de 50%, em T. citricida. A concentração de 50 mg/ml causou a mortalidade de todos os insetos (n = 100%) em ambos os ensaios nos dois processos de aplicação - contato e translaminar. O potencial destes extratos demonstrado no experimento coloca os mesmos como uma alternativa de inseticidas no controle do pulgão preto dos citros.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha