Influência da contaminação industrial e antropogênica por elementos pesados na região metropolitana de Salvador - BA / Almerélio Gonçalves Neves.

Por: Neves, Almerélio GonçalvesColaborador(es):Patchineelan, Sambasiva Rao [Orientadora]Detalhes da publicação: Bahia : [s.n.], 1980Notas: 116 fAssunto(s): Metais pesados | Água -- Salvador (BA) -- Poluição por metais | Sedimentos -- Salvador (BA) -- Poluição por metaisClassificação Decimal de Dewey: 628.1683 Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - Universidade Federal da Bahia, 1980 Sumário: Cinqüenta e cinco amostras de água e de sedimentos foram por nós coletadas da Região Metropolitana de Salvador para observarmos a marcha da poluição por elementos pesados. Dividimos a área em cinco regiões e estudamos cada região separadamente analisando nas águas Cl-, SO4-, Condutividade Elétrica e pH e determinamos nas amotras de água e de sedimento a concentração de Cu, Co, Ni, Cr, Pb, Zn, Cd, Mn e Fe. Nas águas ainda foram determinados os elementos Li, Na, K, Mg e Ca tudo pelo método de Espectrofotometria de Absorção Atômica. Nas amostras de sedimentos fizemos separação granulométrica para as frações argila, silte fino e silte grosso para eliminar o efeito do tamanho das partículas. Em algumas amostras, fizemos a extração seletiva da fase não residual (óxidos e hidróxidos de Fe/Mn e Matéria Orgânica) com HCl 0,3N. Fizemos comparação das nossas amostras de água com Organismos Internacionais de Água e constatamos que a maioria das nossas amostras estão bem abaixo dos limites estabelecidos por esses Organismos, já as amostras de sedimentos (argila), comparamos estes com os dados de Turekian e Wedapohl/1961 e observamos que a concentração da maioria dos elementos nas cinco área estudadas estão acima do background geoquímico.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 628.1683 N513i (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 01-0134

Dissertação (mestre) - Universidade Federal da Bahia, 1980

Cinqüenta e cinco amostras de água e de sedimentos foram por nós coletadas da Região Metropolitana de Salvador para observarmos a marcha da poluição por elementos pesados. Dividimos a área em cinco regiões e estudamos cada região separadamente analisando nas águas Cl-, SO4-, Condutividade Elétrica e pH e determinamos nas amotras de água e de sedimento a concentração de Cu, Co, Ni, Cr, Pb, Zn, Cd, Mn e Fe. Nas águas ainda foram determinados os elementos Li, Na, K, Mg e Ca tudo pelo método de Espectrofotometria de Absorção Atômica. Nas amostras de sedimentos fizemos separação granulométrica para as frações argila, silte fino e silte grosso para eliminar o efeito do tamanho das partículas. Em algumas amostras, fizemos a extração seletiva da fase não residual (óxidos e hidróxidos de Fe/Mn e Matéria Orgânica) com HCl 0,3N. Fizemos comparação das nossas amostras de água com Organismos Internacionais de Água e constatamos que a maioria das nossas amostras estão bem abaixo dos limites estabelecidos por esses Organismos, já as amostras de sedimentos (argila), comparamos estes com os dados de Turekian e Wedapohl/1961 e observamos que a concentração da maioria dos elementos nas cinco área estudadas estão acima do background geoquímico.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha