Perfil nutricional de crianças de 2 a 6 anos de idade residentes na zona urbana do município de Nova Olinda do Norte (AM), 1988 / Derlange Belizário Diniz.

Por: Diniz, Derlange BelizárioColaborador(es):Alencar, Fernando Hélio [Orientador]Detalhes da publicação: 1991Notas: 112 fAssunto(s): Crianças -- Nova Olinda do Norte (AM) -- NutriçaoClassificação Decimal de Dewey: 613.2 Nota de dissertação: Dissertação (mestrado)-- INPA/UFAM, Manaus, 1991. Sumário: Foram investigadas 84 crianças de ambos os sexos, com idade entre 2 e 6 anos incompletos, residentes no perímetro urbano o município de Nova Olinda do Norte (AM), matriculadas em pré-escolas mantidas pela prefeitura. Os aspectos nutricionais considerados foram levantados mediante parâmetros antropométricos, bioquímicos, parasitológicos e alimentares. Conforme verificamos através da utilizaçao da classificaçao de Gomez, observamos que 61,9% dessas crianças estavem desnutridas, e a maioria das 84 crianças (44%) se enquadravem em desnutriçao leve (D I). Pela análise através do método tríplice, verificamos que predominou o déficit isolado de estatura em 73,9 %. Na avaliaçao bioquímica, foram identificados 37,5% de crianças anêmicas, sendo possível tratar-se de anemia ferropriva, visto que 32,8% dessas crianças apresentavem CHGM inferior a 31%. Todas as crianças se encontravam parasitadas, verificando-se parasitose múltipla em 92,1% dos casos, predominando associaçoes de 4 ou mais espécies (36,5%). entre os helmintos o T. trichiura e o A. lumbricóides, com 82,5% e 71,4% respectivamente, foram os mais freqüentes e para os protozoários, a G. lamblia ocorreu em um número maior de crianças (55,6%). A análise da alimentaçao oferecida por essas instituiçoes, demonstrou que houve inadequaçao dietética para todos os nutrientes, à excessao da proteína que apresentou-se nos limites preconizados, indicando que o padrao dietético encontrado nao atendia as necessidades nutricionais ideais para promover um desenvolvimento normal dessas crianças. O fator alimentar mais deficiente na dieta foi o cálcio. O cruzamento das variáveis utilizadas, sugeriu que o quadro nutricional encontrado reflete um processo carencial crônico, advindo de um déficit alimentar anterior ao ingresso na escola, agravado pelo elevado grau de parasitoses intestinais endêmica.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 613.2 D585p (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 00-1172
Livro Livro
Dissertação T 613.2 D585p (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 07-0107
Livro Livro
Dissertação T 613.2 D585p (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 07-0108

Dissertação (mestrado)-- INPA/UFAM, Manaus, 1991.

Foram investigadas 84 crianças de ambos os sexos, com idade entre 2 e 6 anos incompletos, residentes no perímetro urbano o município de Nova Olinda do Norte (AM), matriculadas em pré-escolas mantidas pela prefeitura. Os aspectos nutricionais considerados foram levantados mediante parâmetros antropométricos, bioquímicos, parasitológicos e alimentares. Conforme verificamos através da utilizaçao da classificaçao de Gomez, observamos que 61,9% dessas crianças estavem desnutridas, e a maioria das 84 crianças (44%) se enquadravem em desnutriçao leve (D I). Pela análise através do método tríplice, verificamos que predominou o déficit isolado de estatura em 73,9 %. Na avaliaçao bioquímica, foram identificados 37,5% de crianças anêmicas, sendo possível tratar-se de anemia ferropriva, visto que 32,8% dessas crianças apresentavem CHGM inferior a 31%. Todas as crianças se encontravam parasitadas, verificando-se parasitose múltipla em 92,1% dos casos, predominando associaçoes de 4 ou mais espécies (36,5%). entre os helmintos o T. trichiura e o A. lumbricóides, com 82,5% e 71,4% respectivamente, foram os mais freqüentes e para os protozoários, a G. lamblia ocorreu em um número maior de crianças (55,6%). A análise da alimentaçao oferecida por essas instituiçoes, demonstrou que houve inadequaçao dietética para todos os nutrientes, à excessao da proteína que apresentou-se nos limites preconizados, indicando que o padrao dietético encontrado nao atendia as necessidades nutricionais ideais para promover um desenvolvimento normal dessas crianças. O fator alimentar mais deficiente na dieta foi o cálcio. O cruzamento das variáveis utilizadas, sugeriu que o quadro nutricional encontrado reflete um processo carencial crônico, advindo de um déficit alimentar anterior ao ingresso na escola, agravado pelo elevado grau de parasitoses intestinais endêmica.

Area de concentraçao: Nutriçao.

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha