Efeito da estrutura do hábitat sobre a riqueza e composição de comunidades de primatas da RDS Piagaçu-Purus, Amazônia Central, Brasil / Thaís Pacheco Kasecker.

Por: Kasecker, Thaís PachecoColaborador(es): Venticinque, Eduardo Martins [Orientador] | Spironello, Wilson Roberto [Coorientador]Detalhes da publicação: Manaus : [s.n.], 2006Notas: xv, 94 f. : il. colorAssunto(s): Primatas -- Amazônia | Modelagem preditiva | Comunidade de primatas -- AmazôniaClassificação Decimal de Dewey: 599.809811 Recursos online: Clique aqui para acessar online Nota de dissertação: Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2006 Sumário: Nas florestas tropicais, pode-se encontrar um gradiente de fatores bióticos e abióticos particularmente pronunciados. Uma grande heterogeneidade espacial é gerada e as diferenças naturais entre áreas tornam-se mais pronunciadas, criando nichos com características específicas. Assim, pode-se ter um uso virtualmente diferenciado do habitat, com alto potencial para alterar os padroes de distribuiçao e densidade de espécies. O presente trabalho analisou o efeito da estrutura da floresta sobre comunidades de primatas em duas diferentes escalas: local e regional. O trabalho foi realizado em 21 transectos, totalizando 112 km em terra firme, 112 km em várzea e 112 km em igapós (336 km de censo cumulativo). Foram detectadas 11 espécies de primatas, organizadas em diferentes comunidades. Sob uma perspectiva local, verificou-se que a estrutura da floresta exerce influência na abundância de algumas espécies e também na composiçao e riqueza de comunidades. Além disso, as fitofisionomias mostraram que podem ser fortes indicadoras de densidade e biomassa das espécies. Sob uma perspectiva regional, os primatas modelados apresentaram uma segregaçao de ocupaçao de habitats entre as espécies: guaribas, pregos e cheiros, têm sua maior probabilidade de ocorrência na várzea; e parauacus, sauins e cairaras, em terras firme e igapós. Tendo como base os mapas de riqueza e seguindo os princípios de complementaridade de espécies, foram indicadas três importantes áreas na área focal da RDS Piagaçu-Purus para a conservaçao de primatas.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Tipo de material Biblioteca atual Setor Classificação Situação Previsão de devolução Código de barras
Livro Livro
Dissertação T 599.809811 K19e (Percorrer estante(Abre abaixo)) Disponível 08-0438

Dissertação (mestre) - INPA/UFAM, 2006

Nas florestas tropicais, pode-se encontrar um gradiente de fatores bióticos e abióticos particularmente pronunciados. Uma grande heterogeneidade espacial é gerada e as diferenças naturais entre áreas tornam-se mais pronunciadas, criando nichos com características específicas. Assim, pode-se ter um uso virtualmente diferenciado do habitat, com alto potencial para alterar os padroes de distribuiçao e densidade de espécies. O presente trabalho analisou o efeito da estrutura da floresta sobre comunidades de primatas em duas diferentes escalas: local e regional. O trabalho foi realizado em 21 transectos, totalizando 112 km em terra firme, 112 km em várzea e 112 km em igapós (336 km de censo cumulativo). Foram detectadas 11 espécies de primatas, organizadas em diferentes comunidades. Sob uma perspectiva local, verificou-se que a estrutura da floresta exerce influência na abundância de algumas espécies e também na composiçao e riqueza de comunidades. Além disso, as fitofisionomias mostraram que podem ser fortes indicadoras de densidade e biomassa das espécies. Sob uma perspectiva regional, os primatas modelados apresentaram uma segregaçao de ocupaçao de habitats entre as espécies: guaribas, pregos e cheiros, têm sua maior probabilidade de ocorrência na várzea; e parauacus, sauins e cairaras, em terras firme e igapós. Tendo como base os mapas de riqueza e seguindo os princípios de complementaridade de espécies, foram indicadas três importantes áreas na área focal da RDS Piagaçu-Purus para a conservaçao de primatas.

Area de concentraçao : Ecologia

Não há comentários sobre este título.

para postar um comentário.

Clique em uma imagem para visualizá-la no visualizador de imagem

Powered by Koha